Alunos de Publicidade da PUC-Campinas disputam prêmio de melhor propaganda outdoor
Cerimônia ocorre nesta quarta-feira, dia 18, no auditório do Renaissance Hotel, em São Paulo
Dezesseis alunos da Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas irão concorrer ao 23º Prêmio Central de Outdoor, que será entregue nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, às 19h, no auditório do Renaissance São Paulo Hotel, na capital paulista. Os estudantes, divididos em cinco equipes, estarão acompanhados de quatro de seus professores e todos participarão de um coquetel promovido pela Central de Outdoor, promotora da celebração.
Aberto às agências de publicidade, designers independentes e estudantes de Comunicação Social e Publicidade e Propaganda de todo o país, o prêmio, que é o único exclusivamente voltado para as mídias out of home (OOH), também conhecidas como publicidade ou mídia exterior, é dividido em duas categorias: Estudantil e Profissional.
A categoria Profissional é dividida ainda em Clássico (outdoor tradicional), Outside (frontlight; empenas; busdoor; painéis em aeroportos e metrôs; mobiliário urbano e painel rodoviário), Digital OOH (painéis digitais), Design Independente (qualquer tipo de mídia OOH que tenha sido desenvolvida por designers não empregados em agências) e a estreante ESG (todo tipo de mídia OOH que prove ter abordado práticas previstas nos pilares propostos pelo ESG – Social, Ambiental e Governança, tanto em seu conteúdo quanto em sua execução). Em todos os casos (exceto na categoria Estudantil, cujos trabalhos tiveram de ser produzidos para concorrer ao prêmio, sem nenhum tipo de prazo), as peças precisaram ser veiculadas em empresas afiliadas à Central de Outdoor entre 1º de maio de 2023 e 30 de abril de 2024.
Neste ano, a premiação conta com o slogan “Criatividade que Conecta” e o tema da categoria Estudantil é “Conexões Humanas, Conexões Urbanas” e busca explorar a intersecção entre a vida nas cidades e as relações humanas. Será premiada a ideia mais inovadora e que explore melhor a complexidade dessas conexões e consiga mostrar como a publicidade pode contribuir para construir laços mais fortes entre as pessoas e as cidades em que vivem.
Após uma pausa de dez anos, no ano passado, a solenidade voltou a ser realizada e a Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas venceu na categoria Estudantil. Neste ano, dos seis trabalhos indicados para concorrer ao prêmio, cinco são da PUC-Campinas e um da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ao final, o trabalho vencedor será veiculado em placas dos patrocinadores do evento que estão espalhadas por todo o Brasil.
Os trabalhos serão premiados com ouro, prata e bronze em cada uma das categorias e os estudantes que conquistarem o primeiro lugar receberão ainda um certificado e um troféu.
Avaliação de mercado
De acordo com o diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas, Prof. Me. Hugo Gimenes de Lima, o que mais importa na participação de um evento desta ordem, para o curso e a Universidade, é disponibilizar os trabalhos dos estudantes para serem avaliados, não apenas pedagogicamente, mas também pelo mercado de trabalho.
“Quando nós vemos que os nossos alunos e alunas estão sendo, em larga escala, indicados para prêmios dessa magnitude é que nós conseguimos perceber que estamos no caminho certo, uma vez que a PUC-Campinas, através de seu corpo docente e ótima infraestrutura, têm fornecido uma base consistente e considerável para que os estudantes possam ser muito bem avaliados pelo mercado de trabalho”, explica o diretor.
Ele continua dizendo que “é muito importante (o grande número de indicações para a premiação) porque valoriza o nosso aluno, o nosso curso e toda a equipe docente. Dá sentido, dá significado para o trabalho que os estudantes estão fazendo e também para o trabalho que os professores estão desenvolvendo com esses estudantes”.
Processo de escolha
Para concorrerem ao prêmio, os alunos e alunas da PUC-Campinas, do segundo e terceiro anos da Faculdade de Publicidade e Propaganda, passaram por um processo avaliativo dentro da sala de aula, e também no mercado de trabalho, e alguns professores foram designados para capitanearem esse procedimento de escolha dos trabalhos que seriam indicados ao prêmio.
Após a leitura de todo o regulamento e entendimento da temática proposta, os estudantes puderam se inscrever, com as devidas orientações dos professores responsáveis. No último dia 5 de setembro, terminado o prazo de inscrição, foi publicada a lista da premiação com os seis melhores trabalhos, que, agora, concorrem ao grande prêmio.
Agências
Os estudantes concorrem ao prêmio vinculados a “agências”, que nada mais são do que os grupos dos quais eles participam na Faculdade de Publicidade e Propaganda e que são assim chamados com o intuito de se seguir na categoria Estudantil o padrão estabelecido para as categorias profissionais.
“Os alunos se reúnem em ‘agências’ para desenvolver todos os trabalhos que acontecem ao longo do semestre. Normalmente, são seis equipes na Faculdade toda, mas como a categoria Estudantil permite a inscrição de, no máximo, cinco alunos por grupo, cada agência foi dividida em duas e, após essa separação, cada uma delas apresentou o seu próprio trabalho”, explica Hugo.
Os graduandos da PUC-Campinas que concorrerão ao Prêmio Central de Outdoor deste ano são: Arthur Diegues Martins, João Victor Regolin e Lucas Souza Vieira, pela Orange Comunicação, com o trabalho “Onde Histórias se Cruzam”; Pedro Henrique Amaral Nakata e Gabriel del Roio Salema Palma, pela Agência Conex, com o trabalho “Linhas que Conectam Corações”; Gabriela Selime, Isabella Godoy e Samara Avon, pela Soul Publicidade, com o trabalho “As Ruas se Encontram”; Giulia Boiatti, Guilherme Tesoni Marchiori, Isadora Placco, Marcela Silverio e Pietra Santos, pela Agência Moth, com o trabalho “Toda Ligação Importa”; e Amanda Ellen Martins Lima, Rauany Odesio da Silva e Thaine Beatriz Pereira, pela Fôuki Publicidade, com o trabalho “Conectando Ideias”.
Corpo de jurados
As peças profissionais e estudantis foram julgadas e eleitas por profissionais de reconhecida competência publicitária, que atuam em agências de propaganda ou diretamente com anunciantes; por representantes das entidades do setor; e por membros de editorias, tanto da imprensa especializada quanto de propaganda e marketing da grande imprensa.
Os jurados ligados a agências de propaganda ou a anunciantes não puderam votar em trabalhos com os quais tenham tido qualquer tipo de ligação em sua criação ou aprovação.
As notas dadas foram de 1 a 5 para cada peça inscrita, considerando casas decimais. Quanto a decisão final da Comissão Organizadora, esta é soberana, não cabendo qualquer tipo de recurso ou reclamação.