Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Apresentação de livro de microbiologia é prestigiada por cerca de 150 pessoas no Campus II

Durante o evento foram sorteados três exemplares da obra para os alunos e alunas presentes

A 3ª edição do livro “Microbiologia Prática – Aplicações de Aprendizagem de Microbiologia Básica: Bactérias, Fungos e Vírus”, da Profa. Dra. Maria Magali Stelato, da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC-Campinas, foi apresentada à comunidade acadêmica, no último dia 4 de setembro, na Praça de Alimentação do Campus II. O evento, que contou com uma sessão de autógrafos, foi prestigiado por cerca de 150 pessoas, dentre estudantes, funcionários e membros do corpo docente da Universidade.

Durante o evento foram sorteados três exemplares da obra para os alunos e alunas presentes e a Editora Atheneu, responsável pela publicação, realizou a doação de dez unidades para a Biblioteca do Campus II.

Além de funcionários dos laboratórios, secretárias e estudantes das diferentes Faculdades da Escola de Ciências da Vida (ECV), estiveram presentes ainda, o decano da Escola de Ciências da Vida, Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo; a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Christiane Aparecida Badin Tarsitano; a diretora da Faculdade de Odontologia, Profa. Dra. Solimar Maria Ganzarolli Splendore; a diretora da Faculdade de Nutrição, Profa. Dra. Mara Ligia Biazotto Bachelli; o diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Dr. Joaquim Simões Neto; o coordenador do Curso de Biomedicina, Prof. Dr. Edmilson Gonçalves; a Profa. Dra. Ana Beatriz Rossetti Santos, da Faculdade de Biomedicina; a Profa. Dra. Lediana Iagalo Miguel Teles, da Faculdade de Farmácia; a Profa. Dra. Aparecida Gamper, da Faculdade de Enfermagem; e a Profa. Ma. Diana Costa Nascimento, da Faculdade de Veterinária.

Sobre o livro
Escrito em parceria com a docente Mariângela Cagnoni Ribeiro, com a colaboração da doutoranda Andréia Rodrigues Bucci, o livro apresenta conteúdos complexos de maneira clara e detalhada para tornar a compreensão mais fácil e, desse modo, ser utilizado na prática laboratorial para análises microbiológicas e identificação precisa de um determinado micro-organismo.

“Nesta edição, há 32 QR codes que levam a vídeos que ensinam a manipulação correta de cada metodologia utilizada e dezenas de fotos microscópicas dos micro-organismos analisados, bem como esquemas e gráficos explicando a atuação desses”, comenta Maria Magali.

A obra possui 18 capítulos, 324 páginas e teve a sua primeira edição publicada em 1998 com o objetivo de tornar mais acessível aos alunos o tema da microbiologia e despertar neles o desejo de se engajarem na área.

Reunindo conteúdo teórico e experimentos laboratoriais, a obra faz sucesso como um manual diário de laboratoristas de microbiologia que trabalham com identificação de bactérias e fungos na área de análises clínicas, indústrias farmacêuticas e de alimentos e diversos outros tipos de empresas privadas, institutos públicos e afins.

Sobre a terceira edição, a professora diz que esta chega a partir de colaborações realizadas por vários profissionais do ramo. “É uma experiência complexa e emerge das contribuições dos docentes de microbiologia, de microbiologistas de indústrias e de institutos de pesquisa”, afirma.

Ela explica ainda que a obra traz a última atualização sobre o antibiograma (exame laboratorial que identifica a sensibilidade de um micro-organismo a antibióticos) para bactérias e fungos, de acordo com o Comitê Brasileiro de Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos (BrCAST), órgão indicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os laboratórios de análises clínicas; revisa amplamente a ação dos agentes físicos e químicos que atuam como antimicrobianos; e ilustra técnicas clássicas e atuais sobre como preservar em laboratório cepas de bactérias e fungos, fundamentais para a pesquisa desses agentes.

Ao final de cada capítulo, a obra oferece revisão completa do assunto com questões a serem exploradas e testes de revisão.

Área em crescimento
A microbiologia tem ganhado luz nos últimos anos e se tornado mais popular, em especial, por conta da pandemia de Covid-19. Maria Magali lembra de que algo semelhante ocorreu com o surgimento da AIDS, no início dos anos 1980.

“Quando houve o aparecimento da AIDS, a mídia internacional e nacional deu destaque à virose e, especificamente, à disfunção do sistema imune dos pacientes. Até aquela data, a imunologia era desconhecida e, hoje, indústrias farmacêuticas multinacionais disputam o mercado com drogas antivirais e imunossupressoras. Com a Covid-19, por exemplo, a pesquisa de antivirais específicos e vacinas teve aumento extraordinário”, reforça.

A professora afirma ainda que houve crescimento na procura por profissionais bem qualificados para atuarem no setor, não só no Brasil, mas no mundo todo. “Principalmente em nossa região (de Campinas), existem grandes indústrias farmacêuticas e vários institutos de pesquisa que trabalham neste segmento da microbiologia, imunologia e engenharia genética”, ressalta.

Ela destaca ainda o lado benéfico da atuação das bactérias e dos fungos, “pois existe grande busca de profissionais competentes e qualificados para atuar na aplicação desses micro-organismos na agricultura, na biorremediação de ambientes contaminados, na produção de alimentos e de medicamentos probióticos, entre outras atividades mais”.

Maria Magali completa ressaltando a importância de olharmos de forma mais profunda para os micro-organismos e o seu potencial no mundo em que vivemos. “Desejamos que esta edição mostre a importância de realizarmos um relacionamento harmonioso com todos os seres que habitam o nosso planeta e que este seja o nosso legado para acadêmicos, docentes, pesquisadores, técnicos e laboratoristas que veem a microbiologia como nós: um mundo repleto de seres microscópicos que cada vez mais surpreendem a humanidade, seja com ações maléficas ou benéficas”, completa.

Lançamento
Esta nova versão da obra já havia sido lançada no último dia 8 de agosto na Livraria Leitura do Galleria Shopping. Estiveram presentes, à época, o decano da Escola de Ciências da Vida, Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo; a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Christiane Aparecida Badin Tarsitano; a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Profa. Dra. Juliana Signori Baracat Zeferino; a diretora da Faculdade de Nutrição, Profa. Dra. Mara Ligia Biazotto Bachelli; o coordenador do Curso de Biomedicina, Prof. Dr. Edmilson Gonçalves; a coordenadora do Núcleo de Carreira Docente, Profa. Dra. Miralva Aparecida de Jesus Silva; e a gerente educacional da Pró-Reitoria de Graduação, Profa. Dra. Luciane Kern Junqueira.

Além de representantes da PUC-Campinas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também contou com professores presentes, dentre eles, a Profa. Dra. Angélica Schreiber Zaninelli, da Faculdade de Ciências Médicas e responsável pelo Laboratório de Microbiologia da Divisão de Patologia Clínica do Hospital de Clínicas e pelo Laboratório de Investigação em Fungos; o Prof. Dr. Roberto Schreiber, pesquisador do Laboratório de Biologia Cardiovascular da Faculdade de Ciências Médicas; e a Profa. Dra. Clarice Weis Arns, docente do Instituto de Biologia.

Muitos outros professores da PUC-Campinas e da Unicamp; profissionais da área de ciências farmacêuticas e análises clínicas de Campinas; ex-alunos e alunas de Biologia, Biomedicina e Farmácia; e funcionários, familiares e amigos também estiveram no local, ultrapassando o total de 130 pessoas.



Daniel Bertagnoli
19 de setembro de 2024