Balança Comercial de maio tem alta de 39,06% no déficit comercial da RMC

Resultado é provocado pela diminuição em 19,89% nas exportações e aumento de 13,17% nas importações da região

A balança comercial da RMC (Região Metropolitana de Campinas) apresentou uma alta no déficit comercial de 39,06% em maio de 2024. Isso levando em conta o resultado de diminuição em 19,89% nas exportações e aumento de 13,17% nas importações. O levantamento, realizado pelo Observatório PUC-Campinas, é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira com assistência técnica de João Lucas Alves da Silva.

O mês também mostrou que as importações e exportações do estado de São Paulo corresponderam, respectivamente, a 22,42% – quinta maior – e 6,24% – segunda maior de todo país para o período.

Clique aqui e veja o informativo completo

Já em relação ao acumulado dos últimos 12 meses, o levantamento trouxe uma redução de 10,68% nas exportações e também diminuição, na ordem de 14,94%, nas importações da RMC, o que representa queda de 16,99% no déficit comercial regional.

Entre os destaques, está a queda no valor das exportações de pneus e partes de motores. Por outro lado, houve queda no valor importado de compostos heterocíclicos de nitrogênio e de agroquímicos e o aumento das importações de óleos de petróleo ou de minerais betuminosos.

Previsão

As análises mais recentes do Observatório PUC-Campinas apontam para um ano de aumento nas importações, na ordem de 9,35%, e de expressiva queda das exportações, cerca de -10,81%. Em relação às últimas previsões, nota-se que os dados de exportação do mês de abril indicaram uma certa estabilização tanto na taxa de variação das exportações quanto das importações, que apresentaram uma pequena piora. A redução das importações previstas pode estar relacionada à queda no valor importado tanto de bens acabados como bens intermediários. Reduções expressivas na importação de bens intermediários indicam, em geral, queda do ritmo da produção industrial.

Carlos Giacomeli
18 de junho de 2024