Bibliotecas da PUC-Campinas retomam atendimento presencial via agendamento on-line

Além do catálogo LVMEN, a plataforma Teams auxilia no processo, concedendo também esclarecimentos aos estudantes

O Sistema de Bibliotecas e Informação da PUC-Campinas restabeleceu o atendimento para retirada e devoluções de materiais físicos, por meio de agendamento e consulta on-line. O serviço, paralisado desde a suspensão das atividades presenciais na Universidade, por conta da pandemia, utiliza o catálogo LVMEN para consulta e reserva das obras, além do chat do Teams para solução de eventuais dúvidas. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para usufruir do serviço, o estudante deve acessar o catálogo LVMEN, pesquisando o título e conferindo a disponibilidade dos exemplares. Em seguida, deve clicar em solicitação de empréstimo. A plataforma pede alguns dados do usuário, tais como RA, unidade de ensino, e-mail e número de contato. Os horários de retirada podem variar de acordo com a demanda de cada biblioteca. Um tutorial com o passo a passo pode ser encontrado no QR code presente no banner, ou por meio do link http://bit.ly/se-sbi.

Segundo a coordenadora do SBI, Mirian Bezerra de Sousa, a plataforma Teams vem para reforçar o contato entre as bibliotecas e a Universidade. Será possível solicitar serviços como orientação à pesquisa, normas para trabalhos acadêmicos (ABNT, APA e Vancouver) e acesso às fontes de informação. “O chat do Teams é uma alternativa dinâmica ao tradicional e-mail, garantindo uma resposta imediata e a solução de qualquer dúvida”, explica a coordenadora.

O Teams também pode ser usado para esclarecimentos sobre empréstimos e renovação, bem como dúvidas sobre o novo agendamento. Esse atendimento é feito pela equipe de bibliotecárias de cada biblioteca, de segunda a sexta, em horário comercial.

As bibliotecas da PUC-Campinas continuaram ativas ao longo do ano de 2020, atendendo alunos e professores. No entanto, esse é um passo a mais nos serviços prestados pelas unidades.

Em caso de dúvidas, entre em contato com as bibliotecas por e-mail ou pelo Teams: Biblioteca Dom Airton José dos Santos – Unidade 1: sbi.referencia1@puc-campinas.edu.br; Biblioteca CCHSA – Unidade 2: sbi.referencia1unid2@puc-campinas.edu.br; Biblioteca do Campus II: sbi.referencia2@puc-campinas.edu.br

Marcelo Andriotti
6 de novembro de 2020