Caminhão com mais de 4 toneladas de doações da PUC-Campinas chega ao RS

Esse é o primeiro lote de produtos arrecadados na Universidade e no Colégio Pio XII

Um caminhão levando mais de quatro toneladas de doações arrecadadas na PUC-Campinas chegou ao Rio Grande do Sul, onde fez a entrega para o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), cuja razão social é Instituto Cultural São Francisco de Assis, entidade de Porto Alegre. A campanha teve início no começo de maio, na Universidade, com 11 pontos de arrecadação nos campi e no Colégio Pio XII, e já arrecadou mais de sete toneladas. Em breve, outras viagens serão feitas para levar mais material arrecadado. As doações vieram de toda a comunidade acadêmica, envolvendo a ação direta das ligas das atléticas e dos diretórios universitários.

A partida foi no domingo (19), com a chegada na manhã de terça-feira (21). Houve problemas no trajeto, devido a interrupções na rodovia, que atrasaram a chegada.

“Envolvemos estudantes, membros das atléticas e redes sociais para mobilizar o maior número de pessoas. É uma sensação boa poder ajudar e pensar que estamos colaborando para melhorar a situação dessas pessoas atingidas pela tragédia. É gratificante ver gente disposta a contribuir e que não estamos sozinhos nessa batalha para ajudar o Rio Grande do Sul”, disse o estudante Gabriel Magnabosco Camargo, da Faculdade de Engenharia da Computação e participante da Liga das Engenharias.

A iniciativa da campanha veio por parte da Reitoria, que criou um comitê para a realização dos trabalhos. “A Reitoria criou um comitê gestor para montar estratégias para a campanha. Como o Reitor esteve em Porto Alegre conhecendo algumas instituições da cidade, ele sugeriu que a nossa campanha não fosse genérica, mas que fosse para um grupo específico. Aí vimos com essa entidade que atua na periferia de Porto Alegre para saber quais as necessidades que eles tinham, o que mais precisavam. Assim, montamos a nossa campanha e agora ficamos muito felizes vendo esse caminhão partindo, resultado da mobilização de toda a comunidade acadêmica e externa. Estão indo, junto com os produtos, a energia e o afeto dos doadores”, disse o Professor José Donizete de Souza, da Coordenadoria de Atenção à Comunidade Interna (CACI).

“Desde que ficamos sabendo da tragédia, começamos a nos mobilizar, falando com todas as atléticas, para conseguir as doações. Poder ajudar e contribuir é muito bom, ver o resultado deixa o coração ‘quentinho’. E vamos continuar ajudando enquanto o estado estiver se reconstruindo”, disse Maria Fernanda Carvalho de Melo, aluna da Faculdade de Publicidade e Propaganda e participante da Atlética de Comunicação e Artes.

Além dos estudantes, os professores e funcionários dos campi e do colégio foram mobilizados para a campanha e para organizar todo o material para o transporte até Porto Alegre. “Participar dessa campanha foi muito cansativo, mas saber que todo o esforço foi empregado em uma causa tão nobre, de solidariedade e amor ao próximo, foi extremamente gratificante”, disse Christiane Mariano, supervisora operacional da Gerência do Campus I.

A entidade escolhida para receber as doações foi o CPCA (Centro de Promoção da Criança e do Adolescente) São Francisco de Assis, entidade de Porto Alegre. O Frei Luciano Bruxel, diretor Geral do CPCA, enviou uma mensagem agradecendo a iniciativa.

“Comunidade da PUC-Campinas, nós estamos vivendo aqui um momento difícil e de muita destruição e dor, mas também de muita solidariedade. Criamos esse espaço para receber as doações e ajudar as inúmeras famílias com alimentação, vestuário, produtos de higiene e limpeza. Queremos agradecer muito a vocês pela ajuda que estão nos dando para atendermos a essas famílias. Gratidão e um afetuoso abraço a todos de Campinas, em especial da PUC-Campinas”, disse o Frei.

A campanha continua

A campanha na Universidade e no Colégio Pio XII continua com os pontos de coleta mantidos e também com uma nova forma de doação, por Pix e através de compra on-line, de produtos de limpeza. As informações e as formas de contribuição estão disponíveis na página da campanha

A campanha continua

A campanha na Universidade e no Colégio Pio XII continua, com os pontos de coleta mantidos e também com uma nova forma de doação, por Pix e com compra on-line de produtos de limpeza. As informações e as formas de contribuição estão disponíveis na página da campanha.

Clique aqui para acessar a página

Marcelo Andriotti
20 de maio de 2024