Cesta básica tem alta e interrompe sequência de queda em Campinas

Valor registrou alta de 1,25%, segundo estudos do Observatório PUC-Campinas, na contramão dos dois meses anteriores, quando houve queda no preço

O preço da cesta básica em Campinas teve alta de 1,25% no mês de maio, segundo levantamento periódico realizado pelo Observatório PUC-Campinas. O estudo é coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa, com assistência de Alex Antônio Villalta Nunes.

Com a alta, a cesta ficou no valor de R$ 745,51 com um aumento de R$ 9,22 comparado ao mês de abril. Esse recuo acompanha o ocorrido em 7 capitais do país. Deste modo, considerando-se o custo da cesta e a preconização de que o salário-mínimo seja suficiente para a aquisição de três cestas, o valor do salário-mínimo necessário para o brasileiro deveria ser de R$ 2.236,52.  Segundo os valores identificados no mês de maio, o preço compromete compromete 52,8% do valor do salário-mínimo vigente.

Clique aqui para acessar o estudo completo

Esse preço, vigente no mês de maio, foi responsável por quebrar a sequência de queda, que já durava dois meses. Agora, no acumulado do ano (ou seja, quando comparado a dez/2023) a cesta básica apresenta alta de 4,42%. A maior alta de preços foi identificada na batata, com alta de 47,26%. Em contrapartida, a maior queda registrada foi da banana, com redução de 7,5% no preço.

Os números deixam Campinas na sexta colocação entre as 17 capitais  em que o preço da cesta básica é calculado pelo DIEESE, e foi a cidade que apresentou maior variação em relação à demais.

Carlos Giacomeli
11 de junho de 2024