Comissão Própria de Avaliação da PUC-Campinas aprimora projetos e contribui para resultados da Universidade
Grupo representado por discentes, docentes, corpo técnico-administrativo e sociedade civil acompanha com independência o desempenho de diversas áreas da instituição
A CPA (Comissão Própria de Avaliação) da PUC-Campinas encerra o ano de 2024 celebrando um ano positivo no processo de avaliação externa in loco, para reconhecimento de novos cursos e renovação do reconhecimento de outros já existentes na Universidade. A CPA discutiu de forma articulada e participativa os principais projetos em pauta em cada uma das unidades gestoras, sendo possível apoiar no processo de pensar a avaliação e estruturar ações para o planejamento do futuro de cada uma delas.
As ações realizadas pela Comissão contribuem para o amadurecimento da comunidade universitária quanto à importância da avaliação institucional e a participação de todos para que os processos sejam efetivos. Neste ano de 2024, os resultados excelentes alcançados pela Universidade são reflexo da excelência do corpo docente e técnico-administrativo, da seriedade da organização didático-pedagógica, do cuidado da Universidade com a infraestrutura e o compromisso com a educação de excelência.
Neste ano, a PUC-Campinas celebrou a nota máxima em diversos cursos: Gastronomia, Ciências Sociais, Letras, Sistemas de Informação, Pedagogia, Artes Visuais, Filosofia, Jogos Digitais, Engenharia de Controle e Automação, Biomedicina, entre muitas outras notas 4, também confirmando a excelência da Universidade.
Para a Profa. Dra. Marina Pontes, Coordenadora da CPA, todas as ações realizadas pela CPA contribuem para alcançar o ótimo desempenho nas avaliações do MEC. “Ações que levem a pensar a Universidade e refletir sobre suas ações, de forma planejada, organizada e coordenada são fundamentais para que a PUC-Campinas tenha um processo consistente de avaliação institucional, e isso aparece de maneira nítida nos resultados obtidos nos processos administrativos e pedagógicos de cada um dos nossos cursos”, explica.
Proavi
A Universidade também conta com o PROAVI (Programa de Autoavaliação Institucional da PUC-Campinas), coordenado pela CPA. Trata-se de um conjunto de projetos e ações que tem como objetivo avaliar todas as atividades desenvolvidas na Universidade, sejam elas atividades-fim de Ensino Pesquisa e Extensão em todos os níveis, sejam, também, as atividades de caráter administrativo.
Participação da Comunidade
Dada a característica qualitativa e analítica dos projetos avaliados pela CPA, a participação de docentes, técnico-administrativos e discentes nos processos avaliativos ocorre nas ações dos projetos desenvolvidos pelas diferentes instâncias institucionais.
A CPA é uma comissão composta por discentes, docentes, corpo técnico-administrativo e sociedade civil, o que amplia a representatividade e a análise com propriedade. Toda a comunidade pode participar, conhecendo os relatórios da CPA. Para conferir o trabalho, basta acessar o link clicando aqui.
Ano importante
O ano de 2024 foi especial para todos que se envolvem, direta e indiretamente, nos processos de avaliação institucional no Brasil todo, dada a celebração dos 20 anos do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), implementado pelo MEC (Ministério da Educação) como ferramenta para acompanhar a qualidade da educação superior nas diversas instituições de ensino superior no Brasil todo.
Os membros da CPA participaram, ao longo do ano, de diversos eventos organizados pelo MEC e por outras organizações para celebrar o momento e discutir o futuro.