O curso de Pós-graduação em Neuroaprendizagem pode auxiliar os docentes a otimizar as aulas com base no conhecimento sobre como o cérebro aprende. Embora não seja um conceito novo, suas implicações no aprendizado são recentes.
Assim, para os profissionais da área educacional conseguirem se adaptar, é preciso conhecer e organizar estratégias de ensino e aprendizado que atinjam o cérebro em totalidade. Dessa forma, é possível maximizar, de maneira integrada e harmoniosa, todas as suas potencialidades.
A seguir, entenda melhor o conceito de Neuroaprendizagem, sua importância para o processo ensino-aprendizagem, os objetivos e os diferenciais que o curso de Pós-graduação em Neuroaprendizagem da PUC-Campinas oferece. Ao final, saiba como os conhecimentos adquiridos nesse curso podem contribuir para a carreira educacional. Boa leitura!
O que é a Neuroaprendizagem?
O processo de aprendizagem é muito complexo, envolvendo a sincronia de conexões neurais e o acionamento de alguns elementos cognitivos, permitindo que novas informações sejam assimiladas e armazenadas. Toda essa atividade depende da plasticidade cerebral, que se refere à capacidade do cérebro em modificar tudo o que já foi aprendido.
Nesse sentido, a Neuroaprendizagem se refere ao processo de aprendizagem, com base no funcionamento do cérebro. O foco dessa área é estudar as funções cognitivas envolvidas, como:
- Atenção;
- Capacidade de raciocínio;
- Concentração;
- Coordenação de comportamentos;
- Linguagem;
- Memória;
- Planejamento;
- Tomada de decisão, entre outras funções.
A aprendizagem abrange etapas de funcionamento cerebral, bem como a reorganização estrutural e a adaptação das informações e respostas para o resgate de experiências já vivenciadas.
Área do cérebro envolvidas na aprendizagem
Além desses aspectos, a Neuroaprendizagem estuda os diversos tipos de aprendizagem, que ocorrem em diferentes áreas do cérebro, conforme comentamos a seguir:
- Córtex frontal — responsável por funções como percepção, atenção, pensamento crítico e raciocínio;
- Hipocampo — responsável, principalmente, pela memória;
- Mesencéfalo — onde são executados os principais sentidos, como a visão, a audição e a coordenação motora;
- Sistema límbico — relacionado à emoção e a memória.
Qual a importância desse conceito para o processo de ensino-aprendizagem?
No processo ensino e aprendizado é preciso considerar as diversas funções cerebrais envolvidas. Dessa forma, os profissionais da área educacional devem adaptar as estratégias de ensino a fim de estimular as potencialidades dos alunos, de maneira integrada.
O ato de aprender depende, essencialmente, da organização, categorização e integração de todas as informações recebidas. Assim, as funções cerebrais, bem como os comportamentos e os estímulos ambientais, proporcionam a base do aprendizado. Portanto, as técnicas utilizadas pelos professores influenciam, de maneira significativa, o desenvolvimento dos alunos.
Ambiente de aprendizagem
A aprendizagem necessita de um ambiente dinâmico e motivador. Isso porque o incentivo a situações desafiantes e inovadoras é fundamental para explorar as diversas funções cognitivas relacionadas ao aprendizado.
É importante observar que o cérebro é social, desenvolvendo-se melhor em contato com outros cérebros e se modificando estruturalmente como resultado de experiências. Assim, é essencial promover um ambiente com boas experiências e complexidade suficientes para gerar mudanças cognitivas na estrutura do cérebro.
Além disso, o ambiente deve ser familiar, para conseguir extrair o melhor das habilidades dos estudantes, pois o cérebro também precisa da familiaridade e estabilidade para um pensamento mais ágil. Isso porque a emoção é um elemento cognitivo que pode desencadear inúmeras conexões neurais e gerar expressivas alterações no cérebro.
Quais os diferenciais a Pós-graduação em Neuroaprendizagem oferece?
Os principais diferenciais do curso de Pós-graduação em Neuroaprendizagem oferecido pela PUC-Campinas, incluem:
- Conteúdo e atividades complementares que utilizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
- Foco na prática da sala de aula;
- Utilização prática de metodologias ativas e tecnologias.
A fundamentação na Neurociência é um importante aspecto desse curso, já que proporciona uma base teórica interessante e objetiva. Isso ajuda o professor a ter mais autonomia na sala de aula para decisões, com base no conhecimento dos processos de aprendizagem dos alunos.
Além disso, o corpo docente da PUC-Campinas conta com mestres e doutores para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, que compartilham o sólido conhecimento e a experiência na área.
Duração do curso
O curso é presencial, com duração de 12 meses, contendo atividades práticas e teóricas, além do Sistema AVA.
Quais os objetivos da Especialização em Neuroaprendizagem?
O curso de Pós-graduação em Neuroaprendizagem, oferecido pela PUC-Campinas, tem por objetivo:
- Discutir os fundamentos do processo de aprendizagem, focando nos estudos sobre Neurociência da aprendizagem;
- Ensinar as diversas formas de promover a aprendizagem significativa por meio de metodologias;
- Discutir como utilizar a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem, com base nos fundamentos e metodologias apresentadas.
- Capacitar o profissional, ampliando os seus conhecimentos em relação ao processo de desenvolvimento biológico e cognitivo do ser humano.
O curso de Especialização em Neuroaprendizagem é indicado para graduados em qualquer área de formação que tenham interesse em educação. Isso é válido especialmente no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior.
Como os conhecimentos sobre Neuroaprendizagem contribuem para a carreira educacional?
Com base nos conhecimentos de Neuroaprendizagem, o educador ficará apto para avaliar, compreender e diagnosticar os diferentes fatores intelectuais que podem interferir no processo de ensino, como inibições mentais e bloqueios.
Os fundamentos da Psicologia, Neurociência e Neurodidática proporcionam ao profissional da Educação, as habilidades e competências necessárias para tratar diferentes questões envolvidas na construção da mente humana.
Além disso, o pós-graduando aprofunda os seus conhecimentos sobre desenvolvimento do sistema nervoso e as demais funções do organismo. Dessa forma, consegue compreender de que maneira a fisiologia pode influenciar a emoção e a cognição.
Os conhecimentos sobre Neuroaprendizagem, são a vanguarda dos estudos e pesquisas para o professor conseguir realizar um bom trabalho. Dessa forma, os docentes que fizerem o curso pensando no futuro da carreira, sairão na frente dos que ainda têm uma visão tradicional sobre o processo aprendizagem.
Como você pôde ver, a Neurociência está intimamente ligada ao processo de aprender. Dessa forma, fazer uma Pós-graduação em Neuroaprendizagem ampliará consideravelmente o seu conhecimento teórico, proporcionando habilidades e competências para reelaborar estratégias voltadas à melhoria do processo educacional.
Gostou de entender um pouco mais sobre a Neuroaprendizagem e a sua importância para o processo de ensino-aprendizagem? Para obter mais informações sobre a pós-graduação nessa área,acesse o nosso site!