Coordenador de Políticas e Desenvolvimento de Territórios da CAPES visita a PUC-Campinas

Mário Vasconcellos Sobrinho esteve com docentes e estudantes do PPG em Sustentabilidade

O Prof. Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho, coordenador dos Programas Acadêmicos da Câmara Temática I “Políticas e Desenvolvimento de Territórios” da Área Interdisciplinar da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) visitou, nos dias 6 e 7 de junho, o Programa de Pós-Graduação (PPG) em Sustentabilidade da PUC-Campinas e conversou com docentes e estudantes.

No primeiro dia de visita, Vasconcellos foi recepcionado pelo decano da Escola de Economia e Negócios, Prof. Me. Eduardo Frare, e pela Profa. Dra. Bruna Angela Branchi, coordenadora do PPG em Sustentabilidade, que o encaminharam para uma conversa com todos os professores do Programa, que é o único da PUC-Campinas vinculado à Câmara Temática I.

Durante o bate-papo, o coordenador da CAPES explicou o processo avaliativo realizado pelo órgão no qual trabalha e orientou a todos e todas sobre a análise dos diferentes itens da ficha de avaliação, oferecendo explicações e dicas importantes no relato dos impactos do PPG na sociedade. O pano de fundo da conversa com os docentes foi a promoção (e os desafios) da interdisciplinaridade na formação de alunos e alunas e na pesquisa.

Ainda no dia 6 de junho, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecê-lo em uma conferência que contou com a presença de docentes e que tratou da Área Interdisciplinar da CAPES. Nesse momento, Vasconcellos ressaltou o compromisso que cada um dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas deve ter para com o próprio PPG, tanto durante o curso, quanto depois, como egressos, uma vez que aquilo pelo qual a CAPES mais se interessa é avaliar o Programa no seu processo de formação dos alunos.

Reunião frutífera

No dia 7 de junho, ocorreu uma longa e profícua reunião com a Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, e com a Profa. Dra. Carla Cristina Enes Gomes, gerente de Pesquisa e Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

Da esquerda para a direita: a Profa. Dra. Bruna Angela Branchi; a Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira; o Prof. Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho; e a Profa. Dra. Carla Cristina Enes Gomes.

De acordo com a professora Bruna Angela Branchi, a reunião permitiu apresentar o PPG em Sustentabilidade ao coordenador da CAPES, bem como, a infraestrutura que a PUC-Campinas possui e outros aspectos relevantes da organização da pesquisa e pós-graduação na Universidade.

Além disso, ela diz que foram discutidos os objetivos e estratégias prioritários para a CAPES, visando aprimorar o alinhamento das atividades do mestrado com tais diretrizes e a obtenção de orientações sobre como reportar projetos em andamento na Plataforma Sucupira (um sistema de coleta de informações, análises e avaliações a serem utilizadas como base padronizadora do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) brasileiro), o que, segundo a professora, “é essencial para a avaliação dos impactos econômicos e sociais das iniciativas do PPG”.

Ela finaliza dizendo que “é importante garantir que todas as informações sejam relatadas de maneira clara e objetiva na Plataforma para que a CAPES possa realizar uma avaliação precisa dos resultados alcançados pelo Programa (de Pós-Graduação em Sustentabilidade)”.

Sobre a CAPES e as Câmaras Temáticas

A CAPES é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Ela atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados brasileiros.

A sua característica distintiva, em relação às outras agências federais semelhantes, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), está na avaliação quadrienal que ela efetua de todos os cursos de pós-graduação existentes no país. É a única entidade que pode determinar o descredenciamento (na prática, o fechamento) dos cursos que apresentam nota baixa ou deficiente.

A Área Interdisciplinar, por sua vez, criada em 1999, é, atualmente, a maior área de avaliação da CAPES, com mais de quatrocentos programas de pós-graduação espalhados por todo o Brasil e conta com quatro Câmaras Temáticas (definidas em um seminário ocorrido em novembro de 2023): Políticas e Desenvolvimento de Territórios; Sociais, Culturas e Humanidades; Engenharia, Tecnologia e Gestão; e Saúde e Biológicas.

Daniel Bertagnoli
19 de junho de 2024