Curso de Biomedicina recebe nota 5, avaliação máxima do MEC
Estrutura com corpo docente qualificado, aulas práticas com cenários de aprendizagem reais e laboratórios específicos de excelência são destaque da Universidade
O curso de Biomedicina da PUC-Campinas foi avaliado com a nota 5 pelo MEC (Ministério da Educação). Essa é a nota máxima que um curso pode receber na investigação minuciosa realizada pelo MEC. O resultado reforça a qualidade do curso oferecido pela Universidade, que já alcançou o topo em sua primeira avaliação.
“Esse resultado é um reflexo da qualidade e do envolvimento que nós temos, de vários personagens: um corpo docente engajado e motivado; alunos envolvidos e participativos que criaram aqui, junto com os professores, grupos de estudo, por exemplo; o trabalho intenso que nós tivemos para ampliar e qualificar os estágios obrigatórios, entre outros”, comenta o Prof. Dr. Edmílson Ricardo Gonçalves, coordenador do curso.
O diretor ressalta, ainda, dois diferenciais: aulas 100% presenciais e uma estrutura completa com diversos laboratórios específicos. “Um ponto muito importante, que atrai muita gente, é que o curso oferece muitas aulas práticas de laboratório. Então, são aulas mão na massa mesmo”.
O MEC considera em sua avaliação diversas questões. Na dimensão Organização Didático-Pedagógica, são avaliados aspectos como estrutura curricular, perfil profissional do egresso, conteúdos curriculares, apoio ao discente, metodologia e tecnologias de informação e comunicação, entre outros.
Na dimensão de Corpo Docente e Tutorial, são analisados indicadores como regime de trabalho, experiência profissional dos docentes, titulação e produção científica. Já na Infraestrutura, são considerados itens como salas de aula, espaços de trabalho, laboratórios e bibliografia.
No caso específico de Biomedicina, as avaliações foram realizadas entre os dias 22 e 24 de maio, por biomédicos da Universidade Federal da Paraíba e de uma universidade do Rio Grande do Sul.
Sobre o curso
O curso de Biomedicina da PUC-Campinas prepara o futuro Biomédico para análises clínicas, exames e pesquisa de doenças, oferecendo uma formação voltada à prática profissional. Além disso, qualifica o aluno para o desenvolvimento de diagnósticos e para o enfrentamento das diversas situações apresentadas no cotidiano da saúde. O curso de Biomedicina da PUC-Campinas é inovador e pauta-se na interdisciplinaridade e na integração com os demais cursos da área da saúde para possibilitar uma formação humana e integral, com vistas ao desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais necessárias para a atuação profissional de um biomédico de excelência.
O biomédico possui formação generalista, inovadora, empreendedora e crítica, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. O Bacharel em Biomedicina estará capacitado ao exercício das atividades profissionais atribuídas ao Biomédico em especial nas áreas de Análises Clínicas, Biologia Molecular e Biomedicina Estética. A atuação estará pautada em princípios éticos e na realidade do seu meio, atuando para a transformação desta realidade em benefício da Sociedade.
“A PUC-Campinas é a única Universidade da região a oferecer três possíveis habilitações na formação do Bacharel em Biomedicina. Em geral, a maioria das faculdades oferece uma só. Nós temos três possibilidades: o estudante pode sair daqui com habilitação em Análises Clínicas, Biologia Molecular ou em Estética”, enfatiza o coordenador do curso.
Quer saber mais sobre? Clique aqui.
As inscrições para o Vestibular de Inverso estão abertas. Saiba mais aqui.