Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Curso de Filosofia recebe nota máxima em avaliação do MEC

Todos os quesitos analisados por avaliadores do Ministério receberam nota 5

O Curso de Bacharelado em Filosofia da PUC-Campinas recebeu nota 5, o grau máximo no Conceito de Curso do Ministério da Educação (MEC). Além disso, o curso recebeu avaliações máximas em todos os quesitos avaliados dentro de três grandes áreas: a Organização Didático-Pedagógica, o Corpo Docente e a Infraestrutura. Os próximos cursos da Universidade a serem avaliados serão os de Química (bacharelado), Artes (bacharelado), Letras (bacharelado) e Biomedicina.

“O resultado de notas máximas em todos os quesitos se deve a toda a energia voltada para a excelência e qualidade que direcionamos para o curso. Em 2021, aprovamos um novo currículo, implantado no ano seguinte, e já estamos colhendo os frutos”, disse o Diretor Prof. Dr. Renato Kirchner.

O novo currículo é baseado em dois grandes eixos: o da história da filosofia, que vai desde os pensadores clássicos ocidentais e orientais até os filósofos atuais; e o eixo da ética, que se divide em várias vertentes. Outra diferença é que ele foi montado em três ciclos, cada um deles com dois módulos.

Além das diretrizes do MEC, o Curso de Filosofia da PUC-Campinas também atende a orientações e critérios definidos pela Santa Sé e pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), atendendo às necessidades de formação filosófica de religiosos.

A avaliação do MEC foi feita por dois avaliadores, um professor da Universidade Federal de Santa Catarina e outro da Universidade Federal do Espírito Santo.

Na dimensão de Organização Didático-Pedagógica, foram avaliados 24 diferentes quesitos, como estrutura curricular, perfil profissional do egresso, conteúdos curriculares, apoio ao discente, metodologia, tecnologias de informação e comunicação, entre outros.

Na dimensão Corpo Docente e Tutorial foram mais 16 quesitos, como regime de trabalho, experiência profissional do docente, titulação e produção científica. Por fim, na Infraestrutura foram avaliados mais 17 quesitos, como salas de aula, espaços de trabalho, laboratórios e comitê de ética. Em todos os quesitos nos quais o curso foi avaliado as notas foram máximas.



Marcelo Andriotti
30 de abril de 2024