Curso de Jogos Digitais da PUC-Campinas recebe nota máxima em avaliação in loco do INEP

Após análise criteriosa, órgão vinculado ao MEC certifica a excelência da Instituição na área

O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-Campinas acaba de consolidar a sua excelência acadêmica ao receber a nota 5 na mais recente avaliação de renovação de reconhecimento realizada, in loco, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), cuja certificação, concluída neste mês de agosto, contou com a análise criteriosa de dois avaliadores com profundo conhecimento na área.

Com duração de dois anos e meio, o curso, iniciado em 2011, graduou a sua primeira turma em 2013 e, desde o início, teve como objetivo formar profissionais com competências humanísticas, tecnológicas, artísticas e científicas, com capacidade para atuarem de forma crítica e integrada no desenvolvimento e produção de jogos digitais, atendendo às demandas do mercado de games, de tecnologia da informação (TI) e de áreas correlatas.

A avaliação
A avaliação conduzida pelos representantes do INEP examinou três aspectos principais: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura do curso.

Em relação à organização didático-pedagógica, foram avaliadas a estrutura curricular, o perfil profissional do egresso, os conteúdos curriculares, o apoio aos discentes, as metodologias de ensino e o uso de tecnologias de informação e comunicação, entre outros fatores.

Quanto ao corpo docente, a análise considerou, entre outros critérios, o regime de trabalho, a experiência profissional dos professores e as suas titulações e produções acadêmicas.

Por fim, no quesito infraestrutura, foram avaliados itens como salas de aula, laboratórios, bibliografia e espaços de trabalho.

Sobre as notas
As notas atribuídas pelo INEP variam de 1 a 5. As notas 1 e 2 indicam desempenho abaixo da média; a nota 3 sinaliza que os requisitos mínimos estão sendo atendidos; a nota 4 sugere que o curso está acima da média; e a nota 5, a máxima, reflete o mais alto grau de excelência, tornando-o uma referência nacional.

Para o Prof. Dr. Carlos Mingoto, coordenador do curso, a nota 4 obtida na avaliação anterior já demonstrava que o padrão estava acima da média, mas ele ressalta que “alcançar a nota 5 sempre foi a meta, fruto de um processo rigoroso de aprimoramento contínuo”.

Ele completa explicando que “o processo de avaliação incluiu, ainda, etapas de preparação, envio de documentação e elaboração de textos solicitados pelo MEC, culminando na fase final, em que a nossa excelência foi reconhecida”.

Expectativas e inovação
A última visita do INEP às instalações do curso ocorreu em 2017. Desde então, a PUC-Campinas tem investido fortemente no aprimoramento do currículo, no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), nas práticas de projeto, no envolvimento dos alunos e na realização de eventos que refletem a dinâmica e a criatividade dos estudantes.

“Programas de extensão têm sido integrados ao currículo e os alunos de Jogos Digitais se destacam pela criatividade e pelo empenho em desenvolver projetos inovadores”, comenta o coordenador.

Ênfase no Empreendedorismo
Atualmente, o curso também tem dado grande ênfase ao empreendedorismo, proporcionando aos alunos, tanto graduandos quanto egressos, oportunidades de inserção no mercado de trabalho, seja como profissionais em empresas ou como empreendedores.

Ademais, a PUC-Campinas oferece uma infraestrutura robusta para fomentar o empreendedorismo, com programas como a Mostra de Inovação e Empreendedorismo (Motiv.se) e iniciativas promovidas pelo Programa Mescla, que conectam a Universidade com a comunidade externa, empresas e startups, estimulando o desenvolvimento de novos negócios e produtos.

Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Jogos Digitais

Daniel Bertagnoli