Se você quer fazer carreira no setor público ou nas empresas estatais, saiba que é preciso se preparar bem, porque a concorrência é grande!
A especialização em administração pública possibilita a oportunidade de aprender sobre a gestão de recursos públicos, sobre finanças, planejamento, sistemas de informação e análise de políticas públicas.
Como é o curso de Pós-Graduação em Administração Pública?
O curso de pós-graduação oferecido pela PUC-Campinas tem duração média de 12 meses, dividido em módulos e com disciplinas bem abrangentes. Separamos abaixo algumas das matérias que estão na grade. Confira!
Administração Pública Estratégica
- planejamento estratégico para municípios;
- indicadores para gestão pública;
- gestão de planos, programas e projetos em gestão pública.
Administração de Serviços Públicos
- gestão ambiental e resíduos sólidos;
- gestão de cidades;
- cidades inteligentes.
Orçamento, Regulação e Compliance
- gestão de finanças e orçamento público;
- direito para administração pública;
- governança corporativa e compliance para instituições públicas.
Pessoas e relacionamento público
- relações institucionais e cidadania;
- gestão de pessoas e instituições públicas;
- desenvolvimento local sustentável.
Além disso, a pós-graduação aborda o estudo do papel dos agentes públicos, fala sobre as principais diretrizes e das normas que regem a administração pública, incluindo a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Licitações.
São estudados, também, os princípios de governança eficiente, monitoramento, análise e gestão de projetos.
Quais são as principais áreas de atuação para quem tem essa pós-graduação?
Um profissional que fez uma especialização em administração pública pode atuar de várias maneiras no setor público. Ele pode, inclusive, ser de grande utilidade em ONGs e nas empresas privadas que têm algum vínculo com o Governo. Confira abaixo a lista que separamos sobre a atuação desses profissionais!
1. Relações governamentais e internacionais
Se você tiver concluído uma pós-graduação em administração pública, pode exercer cargos que estejam diretamente ligados a Atividades de Relações Institucionais e Governamentais (RIG).
Os profissionais dessa área têm a oportunidade de se tornar uma autoridade pública e de influenciar a tomada de decisão sobre as mais variadas situações a nível nacional e internacional.
2. Agências reguladoras
O papel das pessoas que trabalham nesse tipo de empresa é fazer a fiscalização da prestação dos serviços públicos.
3. Assistência social
Nesse trabalho, o profissional poderá promover uma política pública com o intuito de garantir a proteção social das famílias, crianças, adolescentes e idosos. Conseguirá oferecer amparo aos mais vulneráveis e promover a integração ao mercado de trabalho e/ou reabilitação.
4. Áreas da saúde
Outra área promissora de atuação para quem faz a pós-graduação em administração pública é a da saúde. Esses profissionais especializados podem ser responsáveis por gerenciar projetos e atividades em locais como:
- postos de saúde;
- hospitais;
- clínicas e outras instituições de saúde públicas.
O profissional terá como trabalho realizar o controle de gastos, participar da organização de processos e da gestão de pessoas, inclusive dos recursos e insumos dos departamentos públicos.
5. Consultoria
Como consultor, o profissional que estuda e se especializa em administração pública assume cargos voltados para a redução dos custos administrativos. Além disso, pode indicar aos gestores as ações capazes de potencializar as políticas públicas.
6. Empresas do Terceiro Setor
Nessa área, o profissional pode atuar com a implementação de projetos e a execução de atividades que incluem aquisições ou participar de licitações públicas, além de criar pontes de contato entre as empresas e o Estado.
7. Empresas Privadas
O pós-graduado pode ser prestador de serviços específicos para órgãos do
Governo, desenvolvendo projetos que sejam úteis para os setores públicos.
8. Gestão de Políticas Públicas
Com essa especialização, o profissional pode ajudar a implementar as diretrizes de programas de política pública que buscam solucionar os problemas sociais.
9. Serviço Público
O administrador público poderá atuar diretamente ligado à administração contábil e orçamentária em órgãos públicos.
Também poderá oferecer assistência completa a todas as pessoas do setor, elaborar licitações e contratos administrativos, trabalhando a ligação entre empresas públicas e privadas.
Gostou do nosso post sobre o curso de Administração Pública da PUC-Campinas?
Entre em contato conosco agora mesmo e faça a sua matrícula!