Curso de Química, da PUC-Campinas, alcança nota 4 na avaliação do MEC

Universidade obtém resultado que reforça qualidade de ensino na área

O curso de Química, da PUC-Campinas, recebeu nota 4 na mais recente avaliação do MEC (Ministério da Educação). Além disso, vários quesitos alcançaram a nota máxima de competência. Com o resultado, o curso consolida sua qualidade e a busca frequente por excelência.

Um dos pontos que ajudaram nessa avaliação, segundo o Prof. Me. Marcelo José Della Mura Jannini, coordenador do curso, foi o alinhamento do DNA do curso, em 2019. “A nossa opção de mudança de rótulo do curso em 2019, pelo Cine Brasil, foi importante, devido ao nosso DNA mais alinhado ao parque tecnológico, científico e industrial  de Campinas”, explica.

Outro ponto que valoriza o curso, segundo o professor, é o currículo, com os módulos temáticos. “Destaco a criação de módulos temáticos, divididos em ciclos, com Projetos Integradores, que vão amadurecendo nossos alunos a e motivando-os a trabalhar em grupo e atuar na tomada de decisões. Eles acabam se envolvendo em projetos externos com empresas da região, com o desafio de solucionar problemas aplicados. E, ao mesmo tempo, nos Projetos Integradores, as atividades de curricularização da extensão colocam nossos alunos diante da realidade de criação de conteúdos e atividades que se apliquem ao Ensino Médio, auxiliando o ensino da química nas escolas”, enumera o coordenador.

Dois avaliadores externos compuseram a comissão para recredenciamento do curso de Química. Além da média final ser a nota 4, muitos dos quesitos avaliados alcançaram a pontuação, máxima, de 5 pontos. Confira abaixo:

• Perfil profissional do egresso.
  • Procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem.
  • Número de vagas.
  • Núcleo Docente Estruturante – NDE.
  • Atuação do coordenador.
  • Espaço de trabalho para docentes em tempo integral.
  • Espaço de trabalho para o coordenador.
  • Sala coletiva de professores.
  • Acesso dos alunos a equipamentos de informática.
  • Bibliografia básica por Unidade Curricular
  • Bibliografia complementar por Unidade Curricular
  • Laboratórios didáticos de formação básica.
  • Laboratórios didáticos de formação específica.

Na dimensão de Organização Didático-Pedagógica, foram avaliados 24 diferentes quesitos, como estrutura curricular, perfil profissional do egresso, conteúdos curriculares, apoio ao discente, metodologia, tecnologias de informação e comunicação, entre outros.

Na dimensão Corpo Docente e Tutorial foram mais 16 quesitos, como regime de trabalho, experiência profissional do docente, titulação e produção científica. Por fim, na Infraestrutura foram avaliados mais 17 quesitos, como salas de aula, espaços de trabalho, laboratórios e comitê de ética.

O Vestibular de Inverno da PUC Campinas está com inscrições abertas. Para saber mais sobre o curso de Química, clique aqui.

Carlos Giacomeli
27 de maio de 2024