Cursos de Comunicação adotam Eixo Comum com vantagens para quem busca dois diplomas

Também foram anunciadas mudanças no Curso de Mídias Digitais

A Escola de Linguagem e Comunicação (ELC) da PUC-Campinas implantará, a partir do próximo semestre, o Eixo Comum de Comunicação. Com as alterações na grade curricular, os estudantes que entrarem nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Mídias Digitais poderão se formar em dois dos cursos em um tempo menor. A ELC também realizará mudanças no Curso de Mídias Digitais, que nas próximas turmas passará a ser ministrado no período matutino.

Após concluir sua graduação, os novos ingressantes terão a opção de ingressar em outro curso de comunicação e solicitar aproveitamento de estudos do Eixo Comum de Comunicação. Para quem fizer essa opção, será possível conseguir o segundo diploma com mais dois anos de estudos. Mas não é só essa a vantagem, pois as mudanças modernizam o currículo e ampliam o desenvolvimento de competências.

“Com o Eixo Comum de Comunicação os alunos poderão antecipar, já na faculdade, o diálogo e as interfaces que os diferentes profissionais de comunicação já exercitam no mercado de trabalho. Isso vai enriquecer a formação. E nas matérias do eixo comum serão trabalhados temas emergentes, sempre em diálogo com a comunicação, como Inteligência Artificial, Acessibilidade, Relações Internacionais e Novos Negócios, entre outras”, disse o Prof. Me. Lindolfo Alexandre de Souza, Decano da Escola de Linguagem e Comunicação.

Quem já se formou e deseja entrar em outro curso, também pode solicitar aproveitamento de estudos de disciplinas já cursadas, mas não da totalidade do Eixo Comum de Comunicação. Por isso, a formação para o segundo diploma não é possível em apenas dois anos.

Mídias Digitais

A mudança do Curso de Mídias Digitais para o período matutino foi motivada após a análise do perfil dos estudantes nos primeiros anos de curso, das perspectivas de estágios e empregos e do desenvolvimento de carreira. O número de vagas continua em 60 para as próximas turmas e a mudança de turno só valerá para quem começar no próximo semestre.

“É importante destacar que não é só uma mudança de turno do noturno para o matutino. Com o passar do tempo, o Curso de Mídias Digitais percebeu que, pelo perfil dos alunos, o período da manhã seria mais produtivo. E o seu segmento de mercado funciona bem em turnos que não são os tradicionais de oito horas, manhã e noite. Então, perfeitamente, dá para um aluno seguir estudando no período da manhã e desenvolver as atividades profissionais no período da tarde, da noite, e alguns até no período da madrugada”, diz o Prof. Dr. Victor Kraide Corte Real, professor de Inovação e Sustentabilidade em Mídias Digitais da PUC-Campinas.

Além da questão de produtividade, aproveitamento de cursos e alinhamento das características profissionais, o professor aponta outras vantagens. “Com a reestruturação, o curso passa a ter uma interface mais envolvida com a publicidade, o jornalismo e as relações públicas. Então, mídias digitais fazendo parte desse núcleo, é um ganho para o aluno, que vai ter uma oportunidade ainda maior de ter uma vivência, pelo menos básica, nas outras áreas clássicas da comunicação”, diz.

Isso fortalecerá a formação de um aluno com competência para produzir conteúdos nas diversas linguagens e com possibilidades de atuação no mundo contemporâneo das mídias digitais, com uma base da publicidade, do jornalismo e das relações públicas.

“Esse profissional é importante em todas as empresas, em grupos empresariais diversos, em organizações sociais. Atua em áreas estratégicas da comunicação, com fluxos de informações, direcionamento da mensagem ao público alvo, monitoramento de dados, produção e edição de vídeos, divulgação de produtos ou planejamento de comunicação de um social media. É a profissão do futuro, pensando em redes sociais e tecnologia”, comenta a Prof. Dra. Rose Bars, diretora da Faculdade de Jornalismo.

O estudante que entrar nas próximas turmas fará o curso em três anos e com mais dois anos poderá se formar em outra dessas outras habilitações. Ele poderá, em cinco anos, por exemplo, estar formado como um profissional de mídias digitais e publicitário, ou em mídias digitais e jornalista, ou em relações públicas.

Marcelo Andriotti
6 de setembro de 2023