Desfiles realizados por estudantes de Design de Moda da PUC-Campinas atraem representantes do setor têxtil da RMC

Evento ocorrido no Hub Gastronômico contou ainda com a parceria do Movimento Sou de Algodão

O Curso de Design de Moda da PUC-Campinas realizou, no último dia 13 de junho, no restaurante do Hub Gastronômico, localizado no Campus I da Universidade, dois desfiles que contaram com a participação de 55 estudantes, que atuaram como produtores de moda, e a presença de cerca de quarenta convidados, entre os quais, representantes do setor têxtil e de vestuário de toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de jornalistas e influenciadores da área da moda.

O evento, realizado com o apoio do Movimento Sou de Algodão, que cultiva a moda responsável no Brasil e valoriza a cadeia produtiva do algodão, contou com modelos desfilando peças produzidas por estilistas e empresas parceiras dessa ação e que, anteriormente, foram desfiladas na São Paulo Fashion Week, a maior semana de moda brasileira e a quinta maior do mundo.

A coordenadora do Curso de Design de Moda, Profa. Ma. Roseana Sathler, durante discurso ao público presente no desfile.

A abertura do encontro se deu com um café de boas-vindas aos presentes, seguido de uma apresentação sobre os cursos de Design de Moda e Gastronomia da PUC-Campinas. No intervalo entre os dois desfiles, os espectadores puderam acompanhar uma exposição com trabalhos realizados pelos estudantes de Design de Moda durante todo o seu percurso acadêmico, que incluiu bolsas e acessórios, reproduções de peças históricas em miniatura, fotografias para editoriais e looks conceituais.

De acordo com a coordenadora do Curso de Design de Moda, Profa. Ma. Roseana Sathler, a mostra complementou o evento e demonstrou a diversidade e a criatividade dos projetos desenvolvidos no curso.

Sobre o evento como um todo, ela diz que “tudo ocorreu dentro do esperado e que isso aconteceu, em grande parte, porque os alunos e alunas planejaram toda a sua organização, se utilizando de ferramentas e técnicas para a elaboração de todas as etapas de um desfile e que foram aprendidas durante a ministração da disciplina ‘Projeto Integrador: Produção de Moda’”.

Profa. Andréia Pimentel, coordenadora do Curso de Gastronomia, durante fala aos cerca de quarenta convidados do evento.

Roseana explica ainda que “a aplicação desses conhecimentos garantiu que o evento fosse realizado totalmente conforme o idealizado por eles (estudantes), e é preciso ressaltar que esse foi o primeiro desfile desenvolvido pelo Curso de Design de Moda da PUC-Campinas e a sua execução foi essencial para a formação integral dos graduandos, permitindo a aplicação prática de conhecimentos técnicos e socioafetivos”.

A coordenadora salienta também que “o evento promoveu a área de Design de Moda da Universidade e atraiu a atenção externa, já que recebemos representantes do mercado de Campinas e da RMC para prestigiar o trabalho dos estudantes, proporcionando uma oportunidade única para que eles pudessem interagir com importantes agentes do mercado”.

Realização no Hub Gastronômico
A proposta de realizar o desfile no Hub Gastronômico foi idealizada pela Coordenação do Curso de Design de Moda, com o aval da Profa. Andréia Pimentel, coordenadora do Curso de Gastronomia. A parceria com o Hub, segundo Roseana, “se mostrou estratégica no sentido de enriquecer a experiência dos convidados no ambiente da Universidade”.

Aqueles que prestigiaram o espetáculo puderam ainda acompanhar uma exposição com trabalhos realizados pelos estudantes do Curso de Design de Moda.

Sobre o Movimento Sou de Algodão
Parceiro do Curso de Design de Moda da PUC-Campinas, o Movimento Sou de Algodão é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) que fomenta a moda responsável e promove o uso do algodão, além de estimular a inovação na área do Design de Moda.

O Movimento também é parceiro na curricularização de extensão do Módulo 5 do Curso de Design de Moda, que está contida na disciplina “Projeto Integrador: Produção de Moda”. Nesse componente curricular, os estudantes compreendem todos os processos metodológicos que envolvem a produção de um desfile de moda.

A Abrapa, por sua vez, representa produtores de algodão em todo o Brasil. Estes perfazem, no total, 99% de toda a área plantada do produto, 99% de sua produção e 100% de tudo o que é exportado, fazendo de nosso país o maior fornecedor de algodão responsável do mundo.

Daniel Bertagnoli
1 de julho de 2024