Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Dia do Fonoaudiólogo: das clínicas à televisão, conheça a profissão que tem 14 áreas de especialização e está em alta

A PUC-Campinas conta com estrutura de hospital e clínica-escola, além de parcerias para a formação completa do profissional

Comunicação, saúde e qualidade de vida: a profissão de fonoaudiólogo é fundamental nessas esferas. A área se consolidou no Brasil a partir da década de 1930, mas foi regulamentada oficialmente apenas em 9 de dezembro de 1981, data em que, desde então, comemora-se o ofício. O curso de Fonoaudiologia da PUC-Campinas é o primeiro do interior do Estado de São Paulo, com 53 anos de tradição.

Mercado de trabalho

O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela avaliação, acompanhamento e reabilitação de funções relacionadas à comunicação humana, seja na fala, escuta ou escrita. Por isso, não atua em um único setor: sua inserção no mercado de trabalho é possível em clínicas, hospitais, escolas, empresas e até no campo da música e televisão, com o preparo das vozes de artistas e jornalistas.

Tradicionalmente, a área é composta por quatro especialidades: audição, linguagem, motricidade orofacial e voz. No entanto, O Conselho Regional e o Federal de Fonoaudiologia reconhecem, atualmente, outras dez: saúde coletiva, fluência, disfagia, educacional, gerontologia, neurofuncional, fonoaudiologia do trabalho, neuropsicologia, hospitalar e perícia judicial, o que totaliza quatorze campos de trabalho.

Empregabilidade

Para a Profa. Dra. Letícia Reis Borges Ifanger, Diretora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, a área está em ascensão e a busca profissionais qualificados, em alta: “recebo, por dia, pelo menos uma solicitação de indicação de alunos egressos para vagas de emprego ou de estudantes para estágios”, conta.

De acordo com ela, os dois ramos que mais demandam profissionais, no momento, são a fonoaudiologia hospitalar e especialidades clínicas em audiologia, linguagem e voz. “A gente tem visto, também, um aumento significativo com o nosso vestibular. A procura pela profissão aumentou muito e o número de candidatos [no vestibular 2025 da PUC-Campinas] quase que triplicou”, complementa.

De acordo com a Diretora, a alta da profissão está relacionada ao aumento de diagnósticos em que a presença de um fonoaudiólogo é fundamental, seja pela maior incidência de casos ou pela melhoria das tecnologias que dão acesso aos resultados, gerando maior reconhecimento das questões que precisam de intervenção.

Um exemplo disso é o aumento dos casos de TEA, o Transtorno do Espectro Autista (1 em cada 36 crianças, de acordo com o último relatório do Centers for Disease Control and Prevention, o CDC). Outro, é o aumento da expectativa de vida e a avaliação da perda auditiva em idosos. Nestes dois cenários, a intervenção fonoaudiológica é indispensável.

Fonoaudiologia na PUC-Campinas

A graduação, que existe desde 1971, é voltada para formar, em 4 anos, no modelo presencial, um profissional com compromisso social e capacidade de acolhimento, com experiência relevante em todas as áreas da fonoaudiologia. Isso é viabilizado pelo projeto pedagógico e estrutura da Universidade, que conta com o Hospital PUC-Campinas, clínica-escola própria, parceria com Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e convênios com escolas e empresas, que os alunos podem atuar através de projetos de extensão ou estágios.

Dentro desse ecossistema, o aluno, ao final da graduação, obtém experiência em todas as frentes e, mais do que isso, com uma orientação de qualidade: “quando o aluno faz estágio em uma clínica externa, não sabemos quem será o supervisor. Aqui [na PUC-Campinas], é o professor que observa o aluno atuar e pode fazer uma intervenção e corrigir aquele aluno (…) em salas com equipamentos de última geração (…) e isso faz toda a diferença!”, aponta a Diretora.

Comemorações

Para celebrar o Dia do Fonoaudiólogo, a Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas promove, no dia 9 de dezembro, palestras com profissionais da área e uma missa no dia 11 de dezembro, às 12h15, no Campus II, na Paróquia Universitária Santo Tomás de Aquino.

Quer saber mais sobre a Fonoaudiologia da PUC-Campinas? Clique aqui!



Carlos Giacomeli
9 de dezembro de 2024