Diretora da Faculdade de Educação Física vai à Itália participar de Festival de Ginástica

Professora Giovanna Saroa, criadora do Grupo Ginástico Ânima, participa de festival que reunirá 90 equipes de vários países

O Grupo Ginástico Ânima, criado em 2013 pela Profa. Dra. Giovanna Saroa, Diretora da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, participará, a partir de 30 de junho, do 17º Festival Del Sole, na cidade de Riccione, na Itália. A professora participa com uma das ginastas a se apresentarem na equipe, comemorando também os 46 anos dedicados ao esporte.

O festival contará com mais de 90 equipes de países como: Bélgica, Brasil, Dinamarca, Inglaterra, Estônia, Ilhas Faroe, Finlândia, França, Grécia, Itália, Portugal, República de São Marino, Escócia, Suíça e Suécia.

“É emocionante e prazeroso conseguir praticar o esporte que amo há tanto tempo. Além de poder levar e representar a nossa cultura neste país europeu, é muito gratificante viver tudo isso, porque o Brasil é muito querido lá fora no âmbito da ginástica. Eles nos consideram muito criativos e esperam com muita expectativa nossas coreografias”, comenta a professora.

A docente viaja com as outras ginastas da equipe no próximo dia 28 de junho rumo ao festival, que é considerado um dos maiores festivais de ginástica da Europa.

O Grupo

O Grupo Ginástico Ânima Unicamp foi criado em 2013 pela professora Giovanna Saroa, que, na ocasião, fazia o Doutorado na Universidade. A criação foi uma proposta dos seus estudos, visando à primeira formação apenas com mulheres. O grupo foi formado, na época, por 13 mulheres na faixa etária de 40 a 70 anos, todas ex-ginastas – a maioria ex-técnicas, professoras e pesquisadoras universitárias. À frente do grupo como coordenadora e ginasta, a professora Giovanna Saroa participou com o Grupo Ginástico Ânima Unicamp (GGU Ânima) de duas Gymnaestradas Mundiais – na Finlândia, em 2015, e na Áustria, em 2019 – e três Fóruns Internacionais de Ginástica Para Todos.

Em 2021, quando assumiu a Direção da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, deixou a coordenação do GGU Ânima e passou a integrar o grupo apenas como ginasta. Em 2024, a professora completa 46 anos como ginasta, esporte que pratica desde os 4 anos, nas modalidades artística e rítmica, nas quais conquistou títulos Paulistas e Brasileiros na sua carreira.

Carlos Giacomeli
18 de junho de 2024