Docente da PUC-Campinas é palestrante em III Seminário do Fórum Fundão das Águas

Seminário apresentará pesquisas e ações realizadas na região periférica sul de São Paulo

A Profa. Dra. Vera Santana Luz, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, será palestrante do “III Seminário Fórum Fundão das Águas: As águas e a comunidade – o que fazer?”, que acontece neste sábado, 15 de junho, no CEU Vila do Sol e na EMEI Chácara Sonho Azul, na capital paulista. A docente também é uma das organizadoras do evento.

Trata-se de um seminário, com duração de um dia, em dois períodos, no qual serão apresentadas pesquisas e ações no território conhecido como Fundão do Jardim Ângela, região periférica sul da cidade de São Paulo. Haverá a presença de representantes da rede de ensino público, pessoas da comunidade e lideranças locais, bem como representantes institucionais.

Na parte da manhã, será apresentada uma palestra sobre a série de atividades socioambientais no território, realizada pelos APA (Agentes de Proteção Ambiental), do CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”), articulados à UBS Vila do Sol, bem como palestra da professora Vera Santana Luz, que atua de modo voluntário no Fórum e, também, no Fórum de Pesquisadores do M’ Boi Mirim e Fórum em Defesa da Vida, todos articulados à Sociedade Santos Mártires.

A palestra da professora Vera abordará pesquisas e proposições socioterritoriais nessa importante região, que é legislada como Área de Proteção dos Mananciais Guarapiranga, e, no entanto, apresenta contradições entre o direito à moradia digna e o direito ao meio ambiente, por ser extremamente vulnerável. Serão tratadas técnicas de fitorremediação, como realizáveis nesse território, em particular a fitorremediação de esgotos por meio de alagados construídos de modo multiescalar e a drenagem ecológica por fitorremediação, a partir de dispositivos como Jardins de Chuva, Biovaletas e Bacias de Infiltração.

“A participação em comunidades que apresentam fragilidades socioambientais é fundamental para a troca de saberes, alimentando e dando sentido às atividades de pesquisa, no horizonte de sua efetividade e responsabilidade, no campo da arquitetura e urbanismo e âmbito das Ciências Sociais Aplicadas”, comentou a docente.

Será também oferecida, pela professora Vera, uma oficina para implantação de um Jardim de Chuva na EMEI Chácara Sonho Azul, como atividade pedagógica dessa escola de educação infantil, com repercussão comunitária.

Carlos Giacomeli
14 de junho de 2024