Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Editoras da PUC-Campinas e Unicamp lançam livro que retrata obras africanas do acervo de Rogério Cezar de Cerqueira Leite

É a segunda obra que aborda o acervo do presidente do conselho de administração do CNPEM e é lançada pela parceria; cerimônia contou com exposição de 20 peças

As editoras da PUC-Campinas e da Unicamp lançaram, na noite de quinta-feira (13), a obra “Legados: a Coleção de Arte Africana Cerqueira Leite”, composto por cerca de 370 imagens, principalmente de estatuetas e máscaras africanas, comentadas com a contextualização do período histórico no qual foram criadas.

A cerimônia de lançamento do livro ocorreu no Auditório do Campus I da PUC-Campinas e contou com a participação do reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; do reitor da Unicamp, Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles; e do diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Antonio José Roque da Silva.

O Prof. Dr. Rogério Cezar de Cerqueira Leite, presidente do Conselho de administração do CNPEM, a quem pertence a coleção, e sua esposa, Ruth Mattos de Cerqueira Leite, também participaram da cerimônia juntamente com os autores do livro, Lisy-Marta Heloísa Leuba Salum e Renato Araújo da Silva, dois dos maiores especialistas em arte africana no Brasil.

O Prof. Dr. Cerqueira Leite ressaltou a dedicação das duas universidades e das suas respectivas editoras pelo esforço que classificou como “incessante” para o lançamento da obra. Ele marcou o momento com um apelo contra a discriminação. “O preconceito que se tem hoje com as raças negras, indígenas etc. é muito grande e precisamos terminar com isso. Esse livro, eu espero que venha convencer muita gente de que eles são tão capazes de produzir arte tanto quanto nós, brancos. Nós devemos muito aos negros”, afirmou.

O reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, disse que o livro “Legados: a Coleção de Arte Africana Cerqueira Leite” é um estímulo valoroso à reflexão sobre as identidades e a cultura africana. “Nos questionamos também sobre nossas próprias origens, considerando que mais da metade da população brasileira reconhece sua ascendência africana. É uma honra, para a Universidade, contribuir para que a sociedade tenha acesso à parte desse rico e valoroso acervo”, afirmou.

O professor Germano saudou a trajetória do Prof. Rogério Cezar de Cerqueira Leite. “Trata-se de um trabalho missionário a favor das artes e da arqueologia. Uma vida dedicada à ciência, e suas contribuições às esferas do conhecimento são inestimáveis”.

O reitor também celebrou a parceria entre as editoras. “É com entusiasmo que colhemos hoje mais um fruto da cooperação entre PUC-Campinas e Unicamp por meio das nossas editoras”, frisou. O professor Germano agradeceu o reitor da Unicamp pelo empenho no projeto. “Isso tem ajudado a ambas as universidades na construção de projetos importantes, seja no campo da ciência, seja no campo da intervenção social, sobretudo para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade”, completou.

O reitor da Unicamp, Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, ressaltou a relevância do professor Cerqueira Leite. “É uma pessoa que tem uma história extremamente importante na nossa universidade, uma história extremamente importante na ciência e tecnologia nacional e na inovação”, disse.

Para o reitor da Universidade Estadual, o lançamento do livro renova o trabalho de colaboração com a PUC-Campinas. “Nos traz muita felicidade saber que as duas principais universidades de Campinas estão construindo trajetórias conjuntas. Agradeço por essa possibilidade”, acrescentou.

O diretor-geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva, lembrou que acompanha o trabalho do professor Cerqueira Leite de forma regular e conhece a coleção de obras há 15 anos. “Esperamos muito mais livros pela frente. E torço muito para que, além do livro, um sonho do professor consiga se realizar: colocar todas essas obras em um museu. Acredito que esse será um enorme legado”, concluiu.

 

Organizadores

Renato Araújo da Silva, um dos organizadores do livro, agradeceu o casal Cerqueira Leite por receber os autores em sua residência e apoiar o trabalho de pesquisa realizado. “Esse livro procura organizar um pouco a grande diversidade africana. Ele traz significados mais profundos e acreditamos que é importante para o desenvolvimento cultural e educacional. Isso é importante para o Brasil”, disse.

Lisy-Marta Heloísa Leuba Salum, também organizadora, agradeceu a oportunidade de assumir o trabalho que o professor Cerqueira Leite delegou aos autores. Para ela, a obra ajuda a reduzir desigualdades e valoriza as diferenças. “A arte africana é uma cultura material importantíssima. Buscamos trazer ao público uma literatura em forma de catálogo e um catálogo com literatura, para despertar o interesse de mais público sobre esse assunto”, concluiu.

 

O livro

O livro “Legados: a Coleção de Arte Africana Cerqueira Leite” traz imagens e comentários de cerca de 370 peças africanas que, no século XIX, chegaram a ser expostas como um argumento de um suposto atraso cultural e intelectual dos povos africanos, numa possível tentativa de justificar o sanguinário uso de força durante as invasões dos territórios daqueles povos pelos europeus.

Dessa forma, a proposta da publicação é provocar a reflexão moderna sobre a influência da arte africana e contribuir para a compreensão do papel dessa expressão artística no mundo e, em especial, no Brasil.

Organizado em cinco capítulos principais (I. África setentrional e oriental; II. África central; III. África ocidental; IV. Arte africana e signos de riqueza e poder; e V. Arte africana e sua modernização), o catálogo promove reflexões sobre as inúmeras formas de expressões estéticas da cultura material africana em suportes variados. Algumas das obras foram expostas na cerimônia de lançamento.

A publicação também reforça o caráter multifacetado de Cerqueira Leite, um dos grandes nomes da ciência nacional, que atuou como um dos fundadores do Departamento de Física da Unicamp. Além de seu caminho notável nas ciências, ele esteve presente nas discussões relevantes para o país, e isso se reflete nessa obra.

 

Vendas

O catálogo tem 392 páginas e é bilíngue. O exemplar é vendido por R$ 280,00 e pode ser adquirido na loja física da PUC-Campinas, por meio do site da Editora Splendet, da PUC-Campinas, puc-campinas.edu.br/splendet, e através da Editora da Unicamp: editoraunicamp.com.br.

Ao longo dos anos, o professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite vem colecionando obras de arte de culturas específicas que despertaram o interesse acadêmico pela sua importância histórica e cultural. Em 2022, a Editora Splendet e a Editora da Unicamp publicaram juntas o livro “Arte e Arqueologia da América Indígena”, com foco na coleção pré-colombiana, pertencente ao cientista. Essa edição está disponível no site da Editora Splendet.

Confira mais fotos do evento:



Carlos Giacomeli
14 de junho de 2024