Já faz um bom tempo que o empreendedorismo se tornou uma forma mais comum e acessível de construir uma carreira. Em vez de correr atrás de um emprego formal, você pode começar o próprio negócio e ter boas chances de sucesso.

O crescimento acelerado do empreendedorismo ao redor do mundo não ocorreu por acaso. Esse fenômeno é resultado de uma série de fatores que levaram a esse resultado. Veja aqui os principais deles.

Acesso à informação

Com o crescimento da tecnologia, especialmente da internet, ficou mais fácil acessar informações sobre como criar e administrar um pequeno negócio. Com o surgimento dos cursos de pós-graduação EAD, também é possível adquirir habilidades em várias áreas e aprofundar os conhecimentos.

Novas tendências econômicas

A transformação digital permite novas formas de trabalhar e novas profissões. Com as redes sociais, criação de conteúdo e o e-commerce, vários profissionais tiveram a oportunidade de alcançar um público cada vez maior com menos investimento, o que possibilitou o crescimento de novos empreendedores.

Mudança no público consumidor

O padrão de consumo também mudou e as expectativas do público se transformaram nos últimos anos.  À medida que os consumidores ficaram mais confortáveis com as compras online, também aumentou o incentivo para vender por meio da internet.

Incentivos do governo

Não podemos esquecer que, ao longo dos anos, os governos ao redor do mundo também definiram vários incentivos fiscais para pequenos empreendedores, como é o caso do Simples Nacional, no Brasil. Ao passo que reduziu a alíquota dos micro e pequenos empreendedores, propiciou novos negócios, mesmo com um orçamento baixo, sem comprometer as chances de sucesso.

Quais são as principais questões do empreendedorismo do futuro?

Por mais que o mundo do empreendedorismo já tenha mudado bastante nos últimos anos, é bem evidente que há outras tendências para o futuro próximo.

Confira as grandes questões que permeiam o empreendedorismo do futuro.

Decisões baseadas em dados

O acesso à informação muda drasticamente a forma como os empreendedores tomam decisões. Se antes era necessário fazer escolhas com base em inferências, hoje é possível analisar tendências de longo prazo, identificar padrões e usá-los para se orientar.

Decisões baseadas em estatísticas e dados tendem a ser mais assertivas, melhorando o resultado esperado.

Tecnologia

Mesmo que não seja o seu core business, a tecnologia faz parte do cotidiano de toda empresa. Seja no uso de sistemas de gestão e atendimento para otimizar processos ou nas várias ferramentas de comunicação com o público. Uma das tendências do empreendedorismo do futuro será o uso amplo da tecnologia e suas variáveis.

Responsabilidade social

Já é bem evidente como as empresas podem impactar a sociedade ao seu redor, direta ou indiretamente. Pequenos negócios podem produzir empregos locais e movimentar a economia, mas também podem gerar resíduos e consumir recursos públicos. Tudo isso depende da forma como um empreendimento é administrado.

É esperado, hoje, que as empresas, independentemente de seu porte, estejam cientes de sua responsabilidade socioambiental. A gestão do futuro deve propor soluções que possam favorecer o negócio, mas que também tragam algum benefício claro para a população ao redor.

Igualdade

As questões ligadas à igualdade no trabalho e à sociedade continuam permeando todas as relações. Os novos empreendedores estão atentos à igualdade de gênero, raça e crenças.  Aparecem melhor no mercado as empresas que mudaram seus quadros com os setores de D&I – Diversidade e Inclusão.

Qualidade em primeiro lugar

Outro efeito colateral do acesso ampliado a serviços e bens por meio da internet é que, mais do que nunca, há uma forte concorrência entre as empresas. Se um cliente está insatisfeito com o que recebe, sua próxima opção está a apenas alguns cliques de distância.

Sendo assim, também há maior ênfase na qualidade do trabalho para manter o seu negócio mais competitivo. Isso vai desde a qualidade do atendimento inicial até a solução que você proporciona.

Sustentabilidade

O empreendedorismo do futuro pensa não só na lucratividade de um negócio hoje, mas também em sua longevidade. Uma empresa que é amigável à natureza consome menos recursos e consegue manter uma margem de rentabilidade consistente e tende a continuar de portas abertas por muito mais tempo.

Inovação

Claro, não podemos nos esquecer do papel que a inovação tem no mundo do empreendedorismo hoje. Não se trata apenas da “melhor” solução, mas sim de atender a uma demanda ainda pendente. Entregar algo que o público ainda não tem vale mais do que reinventar a roda.

Acompanhar as tendências do empreendedorismo do futuro é praticamente obrigatório para o sucesso do seu negócio. Independentemente do seu porte, as demandas do mercado vão mudar e você precisa se adaptar para continuar competitivo.

O primeiro passo é o conhecimento, adquirindo novas habilidades e competências.

Venha nos conhecer e saiba mais em nosso site!

13 de maio de 2024