Especialista em autoavaliação de ensino fala para coordenadores e estudantes de pós-graduação
O Prof. Roberto Verhine, um dos maiores especialistas no tema, participou do XIV Simpósio de Pesquisa em Educação
O Prof. Dr. Robert Verhine, professor da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), participou no dia 28 de agosto da abertura do XIV Simpósio de Pesquisa em Educação da PUC-Campinas. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação da Universidade. Sua primeira atividade foi na parte da manhã com os coordenadores dos programas de pós-graduação para um debate sobre o tema a “Autoavaliação CAPES”.
No período da tarde, ele teve outro encontro com professores e estudantes dos PPGs para a palestra “Uma apreciação crítica da avaliação da pós-graduação e suas tendências futuras”. Verhine já esteve na PUC-Campinas em 2019, também para palestras e debates sobre autoavaliação. Ele tem participado de diversas atividades sobre o tema em instituições de ensino superior.
“O Brasil é um país excepcional nas iniciativas de avaliações nacionais de educação, desde o ensino básico até a pós-graduação. Essa ideia de avaliações nacionais e acompanhamento do ensino por meio de agências centrais é excepcional. Fico feliz de ter participado tanto no Inep quanto na Capes, ajudando a desenvolver o que, internacionalmente, é algo de orgulho”, disse o professor.
Mas ele destaca que há uma série de problemas e desafios nessa área, principalmente na cultura de avaliação. “Ser avaliado exige um espírito de aceitação, que é uma construção lenta. Muitas iniciativas não deram certo, inicialmente, por falta dessa aceitação”, diz.
Ele trabalha desde 2018 com a ideia de autoavaliação nas instituições de ensino. “A autoavaliação traz os melhores resultados, mas também é mais difícil, pois exige uma cultura local. Quando se tem a avaliação nacional, você cria uma comissão única que implanta o processo em todo o país. Quando é local, é preciso ter essa cultura em todas as unidades que vão implementar, o que é mais complicado. Mas a situação está mudando, o que era rejeitado antes, agora não é. Vi essa mudança nas minhas experiências como Pró-Reitor em duas ocasiões diferentes”, diz.
Pelo sistema, os PPGs fazem uma autoavaliação gerando dados que podem auxiliar no planejamento para a melhora da sua qualidade e, ao mesmo tempo, ajudam a alcançar as metas exigidas por avaliações externas. A ideia é que se desenvolva e se aplique esse tipo de sistema para aprimorar o ensino em todo o Brasil.
Verhine é um dos maiores especialistas em avaliação de ensino no Brasil, com pesquisas e estudos realizados desde os anos 70, além de participação em diversos órgãos educacionais. Nascido na Califórnia (EUA), ele é formado em Economia pela University of California, com mestrado em Estudos Latinoamericanos pela University of California e doutorado em Educação pela Universität Hamburg.
Trabalha na Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1977, onde já foi Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação. Também atuou como Presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES), Vice-Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), membro do Conselho Diretor da Comissão Fulbright do Brasil e membro da Comissão Editorial do CNPq.
Foi Diretor-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), representante da área de Educação com a CAPES, membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do INEP, membro do Comitê Multidisciplinar de Articulação do CNPq e Presidente do Comitê Assessor para a Área de Educação do CNPq.
A PUC-Campinas promove seu Simpósio de Educação com o XIII Encontro de Ex-Alunos 2023. Os eventos, de natureza acadêmica e científica, têm objetivo de divulgar e dar subsídios para os projetos de pesquisas em desenvolvimento a partir de questionamentos e debates que sucedem as apresentações. Também têm o objetivo de contribuir para a formação dos mestrandos e doutorando