Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
  • Coordenador
    VANIA BITENCOUR SERRASQUEIRO
  • Modalidade Presencial
  • Carga Horária 360 horas-relógio, contendo Atividades mediadas em AVA horas-aula
  • Duração 12 meses
  • Dias de Aula
    6as. Feiras das 19h20 às 22h35 e sábados das 8h00 às 11h35 e das 13h15 às 16h50
  • Local Campus I
Investimento
em até 24x de R$ 651,00
mais opções de pagamento

Objetivos

Habilitar profissionais de diversas áreas do conhecimento sobre as fases, processos, legislações, mercado e outros aspectos importantes envolvidos no ciclo de vida de uma embalagem (da concepção ao descarte) possibilitando melhorias estratégicas, financeiras, e/ou técnicas dos seus produtos amparados por posturas éticas e sustentáveis.

Público-Alvo

Profissionais graduados interessados em compreender o ciclo de vida da embalagem de um produto.

Processo Seletivo

- Entrevista individual (se houver necessidade).

 

A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.

 

Documentos Necessários

- Upload do Diploma de Graduação (frente e verso, reconhecido pelo MEC): Licenciatura/Bacharelado/Tecnologia, com data de colação de grau anterior à data de início das aulas do curso.
- Upload do RG e CPF.

 

* Dúvidas em relação a documentação exigida serão esclarecidas pela Secretaria da Escola de Arquitetura, Artes e Design, localizada no Campus I à Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1.516 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida, CEP: 13087-571, Campinas-SP, até o último dia da inscrição.


CONSULTE OS PRAZOS NA SECRETARIA – eaad.pos.sec@puc-campinas.edu.br

JONATHAS MAGALHAES PEREIRA DA SILVA - Doutor

VANIA BITENCOUR SERRASQUEIRO - Mestre

Programa do curso

Trimestre 1
Mercado e demanda de embalagem
Disciplinas Carga horária total  (hora relógio)
Relação entre produto e embalagem 30
Aspectos regulatórios e mercadológicos sobre
embalagem
30
Pesquisa e demanda de embalagens 30
TOTAL Trimestre 1 90
Trimestre 2
Criação e produção de embalagem
Disciplinas Carga horária total  (hora relógio)
Design da embalagem 30
Produção e transformação de embalagem 30
Engenharia de produção de embalagem 30
TOTAL Trimestre 2 90
Trimestre 3
Embalagem na venda e distribuição de produtos
Disciplinas Carga horária total  (hora relógio)
Embalagem e a venda de produtos 30
Embalagem na distribuição de produtos 30
Impacto da embalagem no processo logístico 30
TOTAL Trimestre 3 90
Trimestre 4
Embalagem: consumo e descarte
Disciplinas Carga horária total  (hora relógio)
Ciclo de vida de embalagens 30
Descarte e reciclagem de embalagens 30
Embalagem e sustentabilidade 30
TOTAL Trimestre 4 90

Nesta grade curricular também há atividades autônomas: 40 horas-relógio distribuídas em algumas disciplinas.

Corpo docente

Gabriela Negrão de Figueiredo

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação e Unita Faculdade nas matérias de Marketing e Pesquisa de Mercado focada no composto de marketing. 20 anos de atuação profissional dedicados à Pesquisa de Mercado, atualmente sócia fundadora da Ciga Pesquisa de Mercado onde atuo como gestora de Pesquisa e Planejamento.

Vania Bitencour Serrasqueiro

Graduação e Mestrado em Design pela UNESP Bauru, Pós-graduação MBA em Marketing. Gerente de Marketing na indústria de HPPC por 15 anos. Designer Sênior de Embalagem, responsável pelo lançamento de 280 produtos no mercado. Vencedora prêmio ABRE embalagem 2011. Estrategista de Branding e Posicionamento. Docente há 18 anos em cursos de graduação e pós-graduação na Escola Superior de Administração e Marketing e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Senac Campinas. Coordenadora de Pós-graduação.

Sandra Jacqueline Fantin

Mestre em Multimeios (UNICAMP), Especialista em Neurociência e Comportamento (PUC-RS), MBA em Administração de Marketing e Propaganda (UEL), Especialização e em Educação a Distância (UEM), Certificação Profissional em Gestão, Liderança e Tecnologia (PUC-RS), Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Docente há 20 anos em cursos de graduação e pós graduação nas áreas de marketing, experiência do consumidor, publicidade e propaganda, tecnologia e inovação. Experiência profissional, consultoria, workshops e palestras em planejamento de comunicação e marketing, experiência do consumidor, consultoria em Marketing, comunicação, gestão de conflito, qualidade de vida e inteligência emocional, conteúdo educacional digital.

Rodrigo de Moraes Chiavegatto

Empresário, graduado em Marketing pela Universidade Paulista e pós-graduado em Gestão Empreendedora de negócios pela Escola Superior de Marketing e Comunicação, possui mais de 20 anos atuando como gestor na indústria de bens de consumo não duráveis, no segmento de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos e produtos para saúde. Mais de 500 produtos lançados no mercado. Ampla experiência em Desenvolvimento de Embalagem. Na academia são13 anos atuando como professor de graduação e pós-graduação.

Coordenador

VANIA BITENCOUR SERRASQUEIRO

Perguntas Frequentes

Nessa modalidade, as aulas acontecem em data e horário pré-definidos, em ambiente físico da Universidade ou por ela indicado, permitindo contato direto com professores e colegas. Os dias e horários variam de curso para curso, e ficam disponíveis na página de cada um deles. Para esses cursos, é necessário que o estudante alcance, no mínimo, 75% de frequência em cada uma das disciplinas.

Os cursos remotos acontecem online, AO VIVO, transmitidos através de plataformas virtuais, com dias e horários predefinidos, que variam de curso para curso, e ficam disponíveis na página de cada um deles.

Os cursos EAD acontecem de forma virtual, com conteúdo e atividades disponíveis em plataformas digitais, oferecendo flexibilidade de tempo e local de estudo aos participantes. Como diferencial, a PUC-Campinas realiza em todas as disciplinas encontros síncronos remotos, oportunidade para interação entre os participantes e docentes altamente especializados.

Antes da matrícula e assinatura do contrato, é possível solicitar a alteração enviando seu nome completo e curso de interesse para os e-mails dcr@puc-campinas.edu.br e ec.pos@puc-campinas.edu.br.

Após a efetivação da matrícula e assinatura de contrato, não é possível realizar a alteração da forma de pagamento. No caso de parcelamento em boletos, o vencimento das parcelas acontece no 5º dia útil de cada mês.

Não encontrou o que procurava? Fale conosco através dos nossos canais de atendimento.

Algumas condições podem ser alteradas sem aviso prévio. Mantenha-se em contato com seu consultor e fique atento à disponibilidade de novos grupos.

BLOG

Confira dicas e mais conteúdos exclusivos no Blog da Educação Continuada

Compartilhe:


Central de Relacionamento

(19) 97136-1803 – Whatsapp

3343-7446
3343-7247
3343-7076

  • SECRETARIA DO CENTRO

 

Não perca tempo. As vagas são preenchidas rapidamente!

Consulte todas as opções de parcelamento disponíveis. Saiba mais.


Investimento

    *

TENHO INTERESSE


ATENDIMENTO
WHATSAPP