Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
  • Coordenador
    JULIANA MARINELLI UCHIDA
  • Modalidade Remoto
  • Carga Horária 360 horas-relógio, contendo Atividades mediadas em AVA horas-aula
  • Duração 12 meses
  • Dias de Aula
    Aulas remotas síncronas: Segundas-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras: das 19h20 às 22h35
  • Local Campus I
Investimento
em até 24x de R$ 688,00
mais opções de pagamento

Objetivos

Capacitar profissionais com técnicas analíticas e práticas de pesquisa, coleta e interpretação de informações advindas de fontes internas e externas. Desenvolver conhecimentos avançados sobre inteligência de mercado para, a partir de análise ética e crítica, apoiar, formular ou executar estratégicas de marketing com foco na mensuração de retorno sobre o investimento de um negócio.

 

Diferenciais:


• múltipla certificação - aplicabilidade da inteligência de mercado em momentos e contextos empresariais diversos.


• desenvolvimento de portfólio - proporciona ao aluno uma maior tangibilidade das competências adquiridas ao longo do curso através de projetos entregues ao final de cada módulo.


• vivência prática – exercício em casos focados nas demandas profissionais cotidianas.


• adequabilidade – uso de conceitos, metodologias e ferramentas adequadas ao cenário e caso em que se encontra.


• projetivo – orientações e ações preventivas para as demandas vistas em ambientes simulados.

 

• o curso oferece uma vivência prática presencial de 4 horas, com a simulação de um "War Room", onde os alunos aplicam ferramentas de inteligência de mercado e fortalecem sua rede de contatos. Data prevista, sujeita à confirmação: 12/04/2025, sábado, às 8h.

Público-Alvo

Profissionais graduados, especialmente nas áreas de Marketing, Comunicação, Vendas e/ou Gestão de Negócios, que atuem e desejam alcançar alto desempenho e eficiência profissional em inteligência de mercado.

Processo Seletivo

- Entrevista individual (se houver necessidade).

 

A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.

 

Inscrição: até 03/04/2025

Matrícula: 04 à 07 de Abril de 2025 (período inicial a ser considerado pelo estudante para fins de matrícula financeira e registro de ausência na aula)

Matrícula fora do prazo: entrar em contato WhatsApp: https://wa.me/5519971361803

Início das aulas: a partir de 25 de Abril de 2025

Documentos Necessários

- Upload do Diploma de Graduação (frente e verso, reconhecido pelo MEC): Licenciatura/Bacharelado/Tecnologia, com data de colação de grau anterior à data de início das aulas do curso.
- Upload do RG e CPF.

 

* Dúvidas em relação a documentação exigida serão esclarecidas pela Secretaria do Centro de Economia e Administração, localizada no Campus I à Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1.516 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida, CEP: 13087-571, Campinas-SP, até o último dia da inscrição.

CONSULTE OS PRAZOS NA SECRETARIA – econ.pos@puc-campinas.edu.br.

 

IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante upload, impreterivelmente, no ato da inscrição, da "Carteira de Trabalho e/ou Declaração emitida em papel timbrado que comprove esse vínculo: anexar num mesmo arquivo a página da foto, da qualificação civil, do contrato de trabalho e a página seguinte", a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.

JULIANA MARINELLI UCHIDA - MESTRE

Parceria STILINGUE: proporciona uma experiência prática e dinâmica, permitindo que os alunos acessem a principal plataforma brasileira de inteligência artificial para análise de dados em tempo real. Com um ambiente estruturado e intuitivo, poderão explorar funcionalidades avançadas sem necessidade de configurações técnicas complexas, aplicando insights estratégicos dentro de um território previamente definido.

Experiência prática com ferramentas do mercado: Além da STILINGUE, os alunos terão contato com diversas plataformas amplamente utilizadas em inteligência de mercado, ampliando sua visão analítica e seu repertório profissional.

Aprendizado orientado à aplicação: O curso vai além da abordagem técnica, desenvolvendo habilidades analíticas nos profissionais para interpretar informações de forma estratégica e gerar impacto real nos negócios.

Programa do curso

Bloco – Construção da Inteligência
Disciplinas Carga horária total  (hora relógio)
Sistema de Inteligência de Marketing 30
Trend Hunting e Microsegmentação 30
Inteligência de Mercado Digital 30
TOTAL 90
Bloco – Planejamento para Geração de Conhecimento
Disciplinas Carga horária total  (hora relógio)
Métodos de Pesquisa Qualitativa 30
Métodos de Pesquisa Quantitativa 30
Neurociência do Consumo e IA 30
TOTAL 90
Bloco – Contextos estratégicos e comportamento de consumo
Disciplinas Carga horária total  (hora relógio)
Contexto Estratégico 30
Cognitive Skills e Avaliação de Maturidade em Inteligência de Mercado 30
Comportamento do Consumidor 30
TOTAL 90
Bloco – Mensuração e Avaliação
Disciplinas Carga horária total  (hora relógio)
KPIs e Métricas de Performance 30
Dashboards e visualização de dados 30
Data Storytelling: da análise à comunicação 30
TOTAL 90

Nesta grade curricular também há atividades autônomas: 40 horas-relógio distribuídas em algumas disciplinas.

Corpo docente

Cárel Gandara

Mais de 10 anos de experiência em utilização de dados para analytics e construção de KPI’s e análise de dados. Atualmente na Estratégia de Dados a frente dos times de Governança de Dados e Data Steward, focando na estruturação perante as necessidades de analytics da Claro Brasil, interagindo e suportando as equipes de Data Science e Data Engineer na melhor utilização dos dados, apoiando os times de negócio no consumo e transformação data driven. Experiência com atendimento das diretorias de marketing, comercial, digital e inovação, apoiando e incentivando as ações de Self Analytics e Self BI.

Marcela Gonzalez

Profissional com mais de 10 anos de experiência em marketing e comportamento do consumidor, com passagens por empresas como Atento, Telefonica, Kroton e Adecco. Hoje, atua em Experiência e Voz do Cliente no Banco ABC Brasil. Atua como professora, orientadora e palestrante em instituições como Saint Paul Escola de Negócios, USP/Esalq, UNIP e Centro Universitário Senac. Possui graduação em Administração de Empresas com foco em Marketing pelo Centro Universitário Senac, Mestrado em Administração com foco em Marketing pela PUC/SP e é atualmente doutoranda em Administração com foco em comportamento do consumidor pela USP.

Aline Muniz

Mestre em Administração pelo IBMEC-RJ, com MBA em Gestão de Negócios pela UFF e Graduação em Administração de Empresas pela UFRJ. Possui 25 anos de atuação em Inteligência, Insights e Pesquisa de Marketing. Sua experiência profissional inclui empresas como Coca-Cola, Mondelez, L'Oréal Brasil, Natura e atualmente AB-InBev, onde atua como Gerente Global de Inteligência para as Marcas Core de Cerveja. Presidiu o Comitê de Insights da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) para o biênio de 2022-2024. Foi ainda professora da PUC-RJ entre 2014 e 2016, na Graduação em Administração e no MBA de Marketing, voltando em 2021 ao MBA de Marketing (IAG) com a disciplina de Comportamento do Consumidor.

Eduardo Mesquita

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Administração (Consumo e transformação digital) da Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Bacharel em Administração, pós-graduado em Gestão de Pessoas e graduado em Marketing. Possui pesquisas publicadas em periódicos de relevância nacional e internacional, como. Suas pesquisas são focadas no entendimento do comportamento do consumo e possui mais de 20 anos de experiência na área de Marketing, Insights e inteligência de mercado.

Giulia Andrade Marinho Oliveira

Neuroeducadora. Bióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Mestre pela Unicamp, especialista em psicanálise, neurociência do comportamento e neurocomunicação. Autora do Livro NeuroComunicação e de uma série de livros didáticos para o ensino fundamental. Professora em cursos de pós-graduação e doutoranda em Ciências da Educação

Henrique Mascarenhas

Prof. Henrique R Mascarenhas, engenheiro mecânico pela Unicamp, Mestre em economia pela FGV e especialização em Marketing pelo INSEAD. Hoje atua como Diretor Comercial para a NielsenIQ Tech&Durables para América Latina.

Menedjan Morgado (Convidado)

Com MBA executivo em Gestão com ênfase em Marketing e Mídias Digitais, Menedjan (Menê) Morgado é atualmente o Gerente de Insights na Stilingue by Blip. Especialista em business intelligence e monitoramento de mídias sociais, Menê possui vasta experiência em análise de performance de grandes marcas em canais conversacionais. Com mais de nove anos atuando com Social Listening e Customer Experience Management (CXM), possui passagens por agências de comunicação onde atendeu clientes nacionais e internacionais.

Lyu Tsukada (Convidado)

Profissional com mais de 15 anos de experiência formado em Administração de Empresas, possui pós-graduação em Políticas Públicas, Estudo Brasileiros e MBA em Empreendedorismo e Inovação. Com experiência executiva na Natura, Itaú e Google, atuou em projetos de análise de dados e tendências, pesquisa de mercado, comportamento de consumo, sustentabilidade, indicadores de impacto social e inovação. Combina visão data-driven com comportamentos emergentes da sociedade em busca de criar oportunidades de negócios.

Mônica Sayuri Fukumoto (Convidado)

Possui graduação em Publicidade e Propaganda e pós-graduação em Gestão em Consultoria Empresarial. Tem participação ativa no mercado de marketing e publicidade, atuando como professora nos cursos de Mensuração e Otimização de Campanhas e Retail Media, além de ter sido presidente do Comitê de Retail Media do IAB em 2023, contribuindo para evoluir o movimento de monetização de dados por varejistas e empresas com dados transacionais de clientes. Também já foi professora em cursos de especialização e atualização. Atua há mais de 12 anos como consultora, transformando dados em insights e acionáveis para impulsionar resultados de marketing e de negócio, escalando projetos que envolvem dados, consumidor, mídia e tecnologia junto a empresas líderes dos segmentos financeiro, tecnologia, varejo, automobilístico, educação.

Coordenador

JULIANA MARINELLI UCHIDA

Vídeos

Notícias Relacionadas

Perguntas Frequentes

Nessa modalidade, as aulas acontecem em data e horário pré-definidos, em ambiente físico da Universidade ou por ela indicado, permitindo contato direto com professores e colegas. Os dias e horários variam de curso para curso, e ficam disponíveis na página de cada um deles. Para esses cursos, é necessário que o estudante alcance, no mínimo, 75% de frequência em cada uma das disciplinas.

Os cursos remotos acontecem online, AO VIVO, transmitidos através de plataformas virtuais, com dias e horários predefinidos, que variam de curso para curso, e ficam disponíveis na página de cada um deles.

Os cursos EAD acontecem de forma virtual, com conteúdo e atividades disponíveis em plataformas digitais, oferecendo flexibilidade de tempo e local de estudo aos participantes. Como diferencial, a PUC-Campinas realiza em todas as disciplinas encontros síncronos remotos, oportunidade para interação entre os participantes e docentes altamente especializados.

Antes da matrícula e assinatura do contrato, é possível solicitar a alteração enviando seu nome completo e curso de interesse para os e-mails dcr@puc-campinas.edu.br e ec.pos@puc-campinas.edu.br.

Após a efetivação da matrícula e assinatura de contrato, não é possível realizar a alteração da forma de pagamento. No caso de parcelamento em boletos, o vencimento das parcelas acontece no 5º dia útil de cada mês.

Não encontrou o que procurava? Fale conosco através dos nossos canais de atendimento.

Algumas condições podem ser alteradas sem aviso prévio. Mantenha-se em contato com seu consultor e fique atento à disponibilidade de novos grupos.

BLOG

Confira dicas e mais conteúdos exclusivos no Blog da Educação Continuada

Compartilhe:


Central de Relacionamento

(19) 97136-1803 – Whatsapp

relacionamento@puc-campinas.edu.br

  • SECRETARIA DO CENTRO

 

Não perca tempo. As vagas são preenchidas rapidamente!

Consulte todas as opções de parcelamento disponíveis. Saiba mais.


Investimento

     

    24x R$ 688,00

     

    12x R$ 1.221,00

     

    R$ 13.187,00

    (à vista, com desconto)

     

    Valores válidos para 2025

    AVISO:  A escolha do plano de pagamento é realizada no ato da matrícula e assinatura do contrato. Atentamos que o plano de pagamento não pode ser alterado depois da assinatura do contrato.

     

    - Desconto de 5% a 10% (cinco a dez por cento) na mensalidade para funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas (MEDIANTE ACORDO FIRMADO), a ser concedido, impreterivelmente, no ato da matrícula. Os requisitos para o desconto/empresa devem ser consultados diretamente no Escritório de Relações Corporativas (rc@puc-campinas.edu.br).

    - Desconto de 15% (quinze por cento) na mensalidade para Ex-Aluno da PUC-Campinas, que nela tenha concluído curso de Graduação ou Pós-Graduação, sem pendências financeiras com a Instituição.

     

    INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

    1) No caso do desconto assegurado aos funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas e, também, ser o beneficiário Ex-Aluno da Instituição, os descontos não serão cumulativos, por consequente, vigorará o maior benefício. Destaca-se que a verificação será feita, via sistema, com base no número de CPF do beneficiário;

    2) O desconto de 15% (quinze por cento) para Ex-Aluno da PUC-Campinas, será concedido, somente, nos casos em que não houver pendências financeiras com a Instituição.

TENHO INTERESSE


ATENDIMENTO
WHATSAPP