Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
  • Coordenador
    JULIANA MARINELLI UCHIDA
  • Modalidade Presencial
  • Carga Horária 387,7 horas-relógio, contendo Atividades mediadas
    em AVA horas-aula
  • Duração 12 meses
  • Dias de Aula
    6as. Feiras das 19h20 às 22h35 e sábados das 8h00 às 11h35 e das 13h15 às 16h50
  • Local Campus I
Investimento
em até 24x de R$ 662,00
mais opções de pagamento

Objetivos

O curso tem como objetivo preparar os profissionais que atuam ou desejam atuar nas áreas de marketing estratégico, analisando as dinâmicas dos mercados e fazendo uso das mais atualizadas técnicas de análises.

 

Diferenciais:


-  Parte de um componente curricular será realizada imersão corporativa no espaço de empreendedorismo MESCLA (//www.puc-campinas.edu.br/mescla/);
- Conteúdo e Atividades complementares assíncronas que utilizam o Sistema do Ambiente Virtual de Aprendizagem;
- Metodologias Ativas de Ensino;
- Parceria com a STILINGUE, plataforma de listening multicanal, durante a disciplina CONSUMER WEB ANALYTICS.

 

Público-Alvo

Profissionais Graduados em qualquer área de formação com interesse ou atuação em gestão (B2B e B2C), que desejam ter uma base crítica e técnicas para planejar e gerar insights com base no futuro do consumo. Em especial que atuem em Administração, Marketing, Vendas, Varejo, Comunicação e Empreendedores. 

Processo Seletivo

- Entrevista individual (se houver necessidade).

 

A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.

 

Documentos Necessários

- Upload do Diploma de Graduação (frente e verso, reconhecido pelo MEC): Licenciatura/Bacharelado/Tecnologia, com data de colação de grau anterior à data de início das aulas do curso.
- Upload do RG e CPF.

 

* Dúvidas em relação a documentação exigida serão esclarecidas pela Secretaria do Centro de Economia e Administração, localizada no Campus I à Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1.516 - Parque Rural Fazenda Santa Cândida, CEP: 13087-571, Campinas-SP, até o último dia da inscrição.

CONSULTE OS PRAZOS NA SECRETARIA – econ.pos@puc-campinas.edu.br.

 

IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante upload, impreterivelmente, no ato da inscrição, da "Carteira de Trabalho e/ou Declaração emitida em papel timbrado que comprove esse vínculo: anexar num mesmo arquivo a página da foto, da qualificação civil, do contrato de trabalho e a página seguinte", a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.

ALEXANDRE CESAR SANTOS DE REZENDE - DOUTOR

CAIO ROSA (Convidado – A confirmar) - ESPECIALISTA

CÁREL ALOÍSIO GUIMARÃES GANDARA - ESPECIALISTA

ELEONORA DINIZ (Convidado – A confirmar) - ESPECIALISTA

JULIANA MARINELLI UCHIDA - MESTRE

Programa do curso

Trimestre 1
NOVAS PERSPECTIVAS DE NEGÓCIOS
Disciplinas Carga horária total  (hora relógio)
GESTÃO DO CAPITAL HUMANO   E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 30
MARKETING INTELLIGENCE: ANTECIPANDO A COMPETIÇÃO GLOBAL 30
GESTÃO EM  MICROSEGMENTAÇÃO DE MERCADO 27
TOTAL Trimestre 1 87
Trimestre 2
CONTEXTOS ESTRATÉGICOS DE MARKETING
Disciplinas Carga horária total  (hora relógio)
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL 30
CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS ARTICULADOS AO CONSUMO 30
GESTÃO DE CANAIS E EXPERIÊNCIA 27
TOTAL Trimestre 2 87
Trimestre 3
CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS E INSIGHTS DE CONSUMO
Disciplinas Carga horária total  (hora relógio)
CONJUNTURA ECONÔMICA 30
TÉCNICAS DE LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE  DADOS EM CONSUMO 30
NEUROMARKETING E NEUROCIÊNCIA DO CONSUMIDOR 27
TOTAL Trimestre 3 87
Trimestre 4
MARKETING CONTEMPORÂNEO APLICADO
Disciplinas Carga horária total  (hora relógio)
ESG NAS ORGANIZAÇÕES 30
IMERSÃO EXECUTIVA EM MARKETING 29,7
CONSUMER WEB ANALYTICS 27
TOTAL Trimestre 4 86,7

Nesta grade curricular também há atividades autônomas: 40 horas-relógio distribuídas em algumas disciplinas.

Corpo docente

Juliana Marinelli

Mestre em Educação (UNICAMP), pós graduada em Gestão Comercial (MBA/FGV). Doutoranda em Administração/Marketing (ESPM). Orientadora na ESPM Social e USP/Esalq. Coordenadora Nacional “Gestão de Carreiras para o Educador” (IBFE). Docente em cursos de graduação e pós graduação (ESPM). Participante do programa de Doutorado FEA-USP (Comportamento do Consumidor e Técnicas de Levantamento de Dados em Marketing). Participante de eventos internacionais sobre consumo (Yale Customer Insights Conference). Com mais de 20 anos de experiência em gestão de negócios em organizações como Claro S/A, Givaudan e Microsoft. Pesquisadora nos temas: Comportamento do Consumidor e Bem-Estar na transformação digital. Coordenadora do MBA em Inteligência de Mercado e Novo Comportamento de Consumo da PUC-Campinas.

Cárel Gandara

Mais de 10 anos de experiência em utilização de dados para analytics e construção de KPI’s e análise de dados. Atualmente na Estratégia de Dados a frente dos times de Governança de Dados e Data Steward, focando na estruturação perante as necessidades de analytics da Claro Brasil, interagindo e suportando as equipes de Data Science e Data Engineer na melhor utilização dos dados, apoiando os times de negócio no consumo e transformação data driven. Experiência com atendimento das diretorias de marketing, comercial, digital e inovação, apoiando e incentivando as ações de Self Analytics e Self BI.

Marcela Gonzalez

Profissional com mais de 10 anos de experiência em marketing e comportamento do consumidor, com passagens por empresas como Atento, Telefonica, Kroton e Adecco. Hoje, atua em Experiência e Voz do Cliente no Banco ABC Brasil. Atua como professora, orientadora e palestrante em instituições como Saint Paul Escola de Negócios, USP/Esalq, UNIP e Centro Universitário Senac. Possui graduação em Administração de Empresas com foco em Marketing pelo Centro Universitário Senac, Mestrado em Administração com foco em Marketing pela PUC/SP e é atualmente doutoranda em Administração com foco em comportamento do consumidor pela USP.

Aline Muniz

Mestre em Administração pelo IBMEC-RJ, com MBA em Gestão de Negócios pela UFF e Graduação em Administração de Empresas pela UFRJ. Possui 25 anos de atuação em Inteligência, Insights e Pesquisa de Marketing. Sua experiência profissional inclui empresas como Coca-Cola, Mondelez, L'Oréal Brasil, Natura e atualmente AB-InBev, onde atua como Gerente Global de Inteligência para as Marcas Core de Cerveja. Presidiu o Comitê de Insights da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) para o biênio de 2022-2024. Foi ainda professora da PUC-RJ entre 2014 e 2016, na Graduação em Administração e no MBA de Marketing, voltando em 2021 ao MBA de Marketing (IAG) com a disciplina de Comportamento do Consumidor.

Leila Pellegrino

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professora em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão e sócia da LAP Comportamento Econômico.

Gilmar Marques

Possui ampla e diversificada experiência em empresas de Serviços, Saúde, Varejo e Consumo, atuando na direção de áreas de marketing, atendimento e comercial. Conduziu a reestruturação estratégica e o reposicionamento de marcas em diversas Empresas, tais como Fleury, Medial Saúde, Carrefour, Pão de Açúcar, Ultragaz, Quaker e Danone. Foi responsável por campanhas, lançamentos, abertura e encerramento de negócios, obtendo resultados expressivos em termos de vendas, rentabilidade e formação de equipes competitivas. Professor universitário de marketing estratégico, canais de marketing, produtos e marcas na ESPM há 23 anos, na FIA e agora na PUC Campinas, é Mestre em Administração/Marketing pela PUC/SP, onde também se graduou em Administração de Empresas, e em Psicologia na Universidade São Marcos. Atualmente é Diretor de Marketing e Comercial na Analiza – Brasil, e também Consultor, Coach de Performance e Psicólogo Clínico.

Eleonora Diniz

Consultora, professora e palestrante com 33 anos de carreira, sendo 23 na internet. Formada em TI, Design e MBA em Negócios. Seus clientes são Smart Fit, Santander, Itaú, Cinemark e Resultados Digitais. É CEO do Dr. Métricas, plataforma de analytics. Leciona na ESPM, USP/ESALQ, FIAP, FGV e UVV. Palestrou para Ifood, Bayer, Porto Seguro, Nestlé, Rede Globo e está no RDSummit desde 2019. Já atingiu a marca de 40.000 ouvintes sobre analytics.

Eduardo Mesquita

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Administração (Consumo e transformação digital) da Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Bacharel em Administração, pós-graduado em Gestão de Pessoas e graduado em Marketing. Possui pesquisas publicadas em periódicos de relevância nacional e internacional, como. Suas pesquisas são focadas no entendimento do comportamento do consumo e possui mais de 20 anos de experiência na área de Marketing, Insights e inteligência de mercado.

Alexandre César Santos de Rezende

Biólogo graduado pela PUCCAMP, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela UNICAMP. Docente em Neurociência aplicada a Educação pela PUCCAMP e pelo IBFE e Neuromarketing pela INOVA. Desenvolve Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. Professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância (UNICAMP). É professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento e Neurociência e Qualidade de Vida junto a Universidade da Terceira Idade curso em Neurobiologia da Aprendizagem.

Adilson C. Bassan

Profissional multidisciplinar com vasta experiência em atuação executiva na área de Finanças, Mercado de Capitais e Controladoria. Especialista em Gestão de Custos e Formação de Preço. Atualmente, é Consultor na área de Finanças e Gestão de Custos e Preços. Professor nos Cursos de Graduação, Especialização e Palestrante. Diretor executivo na ABassan Treinamentos e Diretor na AARC – Associação dos Administradores da Região de Campinas. Mestre em Sustentabilidade pela PUC Campinas, MBA em Gestão de Negócios pelo INPG, Especialização em Contabilidade, Auditoria e Controladoria pela PUC-Campinas e Graduação em Administração pela PUC-Campinas.

Giulia Andrade Marinho Oliveira

Neuroeducadora. Bióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Mestre pela Unicamp, especialista em psicanálise, neurociência do comportamento e neurocomunicação. Autora do Livro NeuroComunicação e de uma série de livros didáticos para o ensino fundamental. Professora em cursos de pós-graduação e doutoranda em Ciências da Educação

Coordenador

JULIANA MARINELLI UCHIDA

Vídeos

Notícias Relacionadas

Perguntas Frequentes

Nessa modalidade, as aulas acontecem em data e horário pré-definidos, em ambiente físico da Universidade ou por ela indicado, permitindo contato direto com professores e colegas. Os dias e horários variam de curso para curso, e ficam disponíveis na página de cada um deles. Para esses cursos, é necessário que o estudante alcance, no mínimo, 75% de frequência em cada uma das disciplinas.

Os cursos remotos acontecem online, AO VIVO, transmitidos através de plataformas virtuais, com dias e horários predefinidos, que variam de curso para curso, e ficam disponíveis na página de cada um deles.

Os cursos EAD acontecem de forma virtual, com conteúdo e atividades disponíveis em plataformas digitais, oferecendo flexibilidade de tempo e local de estudo aos participantes. Como diferencial, a PUC-Campinas realiza em todas as disciplinas encontros síncronos remotos, oportunidade para interação entre os participantes e docentes altamente especializados.

Antes da matrícula e assinatura do contrato, é possível solicitar a alteração enviando seu nome completo e curso de interesse para os e-mails dcr@puc-campinas.edu.br e ec.pos@puc-campinas.edu.br.

Após a efetivação da matrícula e assinatura de contrato, não é possível realizar a alteração da forma de pagamento. No caso de parcelamento em boletos, o vencimento das parcelas acontece no 5º dia útil de cada mês.

Não encontrou o que procurava? Fale conosco através dos nossos canais de atendimento.

Algumas condições podem ser alteradas sem aviso prévio. Mantenha-se em contato com seu consultor e fique atento à disponibilidade de novos grupos.

BLOG

Confira dicas e mais conteúdos exclusivos no Blog da Educação Continuada

Compartilhe:


Central de Relacionamento

(19) 97136-1803 – Whatsapp

3343-7446
3343-7247
3343-7076

  • SECRETARIA DO CENTRO

 

Não perca tempo. As vagas são preenchidas rapidamente!

Consulte todas as opções de parcelamento disponíveis. Saiba mais.


Investimento

     

    24x R$ 708,00

     

    12x R$ 1.257,00

     

    R$ 13.576,00

    (à vista, com desconto)

     

    Valores válidos para 2025

    AVISO:  A escolha do plano de pagamento é realizada no ato da matrícula e assinatura do contrato. Atentamos que o plano de pagamento não pode ser alterado depois da assinatura do contrato.

     

    - Desconto de 5% a 10% (cinco a dez por cento) na mensalidade para funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas (MEDIANTE ACORDO FIRMADO), a ser concedido, impreterivelmente, no ato da matrícula. Os requisitos para o desconto/empresa devem ser consultados diretamente no Escritório de Relações Corporativas (rc@puc-campinas.edu.br).

    - Desconto de 15% (quinze por cento) na mensalidade para Ex-Aluno da PUC-Campinas, que nela tenha concluído curso de Graduação ou Pós-Graduação, sem pendências financeiras com a Instituição.

     

    INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

    1) No caso do desconto assegurado aos funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas e, também, ser o beneficiário Ex-Aluno da Instituição, os descontos não serão cumulativos, por consequente, vigorará o maior benefício. Destaca-se que a verificação será feita, via sistema, com base no número de CPF do beneficiário;

    2) O desconto de 15% (quinze por cento) para Ex-Aluno da PUC-Campinas, será concedido, somente, nos casos em que não houver pendências financeiras com a Instituição.

TENHO INTERESSE


ATENDIMENTO
WHATSAPP