Estudante de Educação Física da PUC-Campinas disputará o Pan-Americano de Badminton, no México

Aluna do 1º ano de Educação Física, Aléxia Pereira Monteiro Rampazo Vasconcellos, parte para o terceiro Pan-Americano

A estudante do 1º semestre da Faculdade de Educação Física (FAEFI) da PUC-Campinas, Aléxia Pereira Monteiro Rampazo Vasconcellos, viaja no próximo dia 9 de julho para disputar o seu 3º Pan-Americano da modalidade de Badminton, que acontece na cidade de Aguascalientes, no México, de 11 a 19 de julho.

A atleta irá competir em duas categorias: individual e por equipes. Este será o terceiro Pan-Americano de Aléxia, que já ficou, junto à equipe brasileira, na 3ª e 4ª colocações, respectivamente.

“Eu sempre fui atleta, desde pequena. Comecei na Ginástica Artística no Clube Regatas, que meu deu uma base corporal muito boa, com uma musculatura bem desenvolvida, porém sempre tive muitas lesões, que resultaram na minha ‘aposentadoria’ da ginástica. Depois de um tempo procurando um novo esporte, não encontrei nada que eu gostasse, então continuei na ginástica artística no Clube Fonte São Paulo, onde minha mãe é técnica. Tive a oportunidade de experimentar o Badminton e me apaixonei por esse esporte. Desde então, pratico no alto rendimento”, explica Aléxia, que hoje atua pela Sociedade Hípica de Campinas. A classificação para o Pan-Americano veio através da classificação da atleta pelo ranking nacional.

Ela treina de segunda a sábado, incluindo atividades em quadra e musculação. Para Aléxia, estudar Educação Física contribui nos treinamentos. “No meu caso, o nível de treinamento é superior e bem específico, mas a Faculdade me ajuda a realizar treinos mais efetivos em relação à musculação, ao fortalecimento, e na fisiologia do exercício em si”, explica.

A diretora da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, Profa. Dra. Giovanna Saroa, parabenizou a aluna por fazer parte da seleção. “Parabéns por mais esta conquista em estar na seleção que irá ao Pan-Americano. Você é incrível e muito dedicada. Nós da FAEFI estamos juntos com você e torcendo muito! Arrasa!”, comentou a docente.

Desafio no México

Para Aléxia, apesar de ser o 3º Pan-Americano, a oportunidade é mais um sonho realizado. “É o sonho de todo atleta representar o Brasil no seu devido esporte, e, claro, ter experiências internacionais, como conhecer novos países e novas culturas”, explica.

Nas Américas, os principais adversários, segundo a atleta, são Peru, EUA e Canadá. Mas ela vai para a competição com otimismo. “As expectativas são altas em relação à equipe que está indo neste ano. Apenas estamos aguardando os vistos para saber se todos os atletas conseguirão ir para estarmos com a equipe completa”, concluir Aléxia.

Carlos Giacomeli
24 de junho de 2024