Mostra de pôsteres de Iniciação Científica

Estudantes apresentam pôsteres e divulgam trabalhos de Iniciação Científica

Foram apresentadas em mostra 224 pesquisas iniciadas pelos estudantes

Foram apresentados no XXVI Encontro de Iniciação Científica e no XII Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 224 novos Planos de Trabalho de Iniciação Cientifica (ciclo 2022/2023) de estudantes da graduação da PUC-Campinas. Os eventos integram a Semana Acadêmica da PUC-Campinas, realizada de 24 a 28 de outubro.

Também foram apresentados 12 Planos de Trabalho de Iniciação Científica no Ensino Médio com os alunos do Colégio de Aplicação Pio XII. O Comitê Externo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) esteve presente para avaliar os trabalhos.

Os pôsteres dos novos Planos de Trabalhos foram expostos nas quadras do CCHSA (Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), no Campus I, e as apresentações orais dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica concluídos (ciclo 2021/2022) foram realizadas.

Um dos trabalhos apresentados foi da estudante Pietra Moraes, do 4º ano do Jornalismo. Ela pesquisou como adolescentes da comunidade LGBTQIA+ são retratados em reportagens portais de comunicação. O objetivo é catalogar e analisar as abordagens feitas nesses meios.

“A experiência foi muito legal, com várias apresentações muito bem feitas e diversificadas. O estudo e a pesquisa acabam sendo incentivados desde o Ensino Médio até a graduação. Espero que minha pesquisa chegue a outros estudantes e possa ajudar futuramente em seus estudos”, disse Pietra.

O Prof. Dr. Tarcísio Torres, de Publicidade e Propaganda e do Mestrado do PPG Limiar (Linguagens, Mídia e Arte), falou sobre a importância da volta das atividades presenciais. “Estou muito feliz, estávamos com muita saudade do evento presencial, desse contato direto. Nesse encontro de hoje, já conseguimos perceber conexões entre os trabalhos, o que é muito importante para o desenvolvimento da pesquisa. Constatamos um crescimento muito grande no trabalho científico desses estudantes. ”, disse.

A Iniciação Científica e a Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico são os primeiros passos da formação de um pesquisador. São instrumentos de formação que consolidam a missão da Universidade, qualificam a graduação e proporcionam ao estudante seu engajamento na pesquisa científica.

Marcelo Andriotti
26 de outubro de 2022