Estudantes da EcoN e Politécnica visitam o evento “Ciência Aberta” do CNPEM

Mais de 50 estudantes participaram de feira de tecnologia em Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

Estudantes da EcoN (Escola de Economia e Negócios) e da Politécnica da PUC-Campinas tiveram a oportunidade de visitar o “Ciência Aberta 2024”, evento realizado pelo CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas. O evento, que existe desde 2016, tem como objetivo estimular o interesse pela ciência e popularizar o conhecimento científico, aproximando a sociedade dos cientistas que atuam em pesquisas de ponta.

Ao todo, 54 estudantes participaram da visita aberta ao Centro, para conhecer novas tecnologias e questões de mercado.  Estiveram presentes também o Decano da EcoN, Prof. Me. Eduardo Frare, a Profa. Fernanda Zuin Secco, Profa. Fabíola Cristina Ribeiro de Oliveira, Profa. Thais Borges Damacena, Profa. Andreia Cristina Dulianel, o Prof. Hamilton da Gama Schroder Filho e a funcionária Adriana Cristina Bernardes.

“A ideia de fazer em conjunto com a Politécnica ocorreu por envolver questões de tecnologia e também os aspectos de gestão, tanto do ponto de vista do modo de operação de laboratórios nacionais como também dos aspectos que envolvem investimentos e possibilidades de pesquisa que avançam nessa área. Além disso, entender sobre questões econômicas que orbitam em torno do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Assim, é importante proporcionar ao estudante esse tipo de experiência”, comentou o Decano da EcoN, Prof. Me. Eduardo Frare.

“Foi um tour mais rápido, mas há a ideia também de nós voltarmos com grupos mais específicos para temas que os próprios alunos colocaram durante a visita, por exemplo, a participação dos nossos estudantes no Programa Unificado de Estágio do CNPEM. Então, fazer essa aproximação e permitir outros espaços de aproximação”, completa o professor.

O evento

A programação do Ciência Aberta é elaborada para facilitar o entendimento sobre experimentos científicos e mostrar como as ações do CNPEM impactam diretamente a vida das pessoas. Os visitantes conhecem de perto a infraestrutura do Centro, como ela é utilizada para avançar no conhecimento científico, desenvolver novas tecnologias e buscar soluções para desafios em áreas como saúde, energia, meio ambiente e novos materiais.

A ideia é tornar a ciência acessível a todos, independentemente da formação ou conhecimento prévio. “O Ciência Aberta é mais do que uma apresentação das atividades do CNPEM ao público. O evento é uma oportunidade de reconhecermos o potencial do Brasil em fazer ciência e em promover desenvolvimento e inovação mundialmente competitivos. Mais de mil colaboradores do Centro estarão dedicados ao Ciência Aberta, mostrando como temos capacidade de criar soluções criativas e disruptivas para os desafios da atualidade. Esperamos atrair cada vez mais público neste inspirador festival da cultura científica”, afirma Antonio José Roque da Silva, diretor-geral do CNPEM.

Sobre o CNPEM

O CNPEM compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Organização social supervisionada pelo MCTI, o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, o maior equipamento científico já construído no Brasil, o CNPEM desenvolve o Projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos.

Carlos Giacomeli
14 de agosto de 2024