Estudantes da PUC-Campinas são destaque em hackathon “Amazon Experience”

Grupo de alunos e alunas da Escola de Economia e Negócios da PUC-Campinas participou de evento para idealizar novo produto, desenvolvido com matérias-primas da Amazônia, com foco no impacto socioambiental

Nove estudantes da Escola de Economia e Negócios (ECON), da PUC-Campinas, participaram no último mês de maio do hackathon “Amazon Experience”, uma maratona de idealização e desenvolvimento de empreendimentos de impacto socioambiental, desenvolvida e realizada em parceria entre a PUC-Campinas e o CESUPA – Centro Universitário do Estado do Pará.

O desafio foi idealizar um produto desenvolvido com matérias-primas da Amazônia, com foco no impacto socioambiental e destinado à comercialização no mercado internacional. Ao todo, os estudantes tiveram 15 dias de capacitação e mentoria aos alunos das oito equipes participantes, envolvendo estudantes de 12 universidades brasileiras. Depois, eles passaram por três dias para desenvolvimento, conclusão e apresentação em formato de pitch.

Uma banca composta por docentes da PUC-Campinas e do CESUPA, tinha disponível para cada membro 10.000 “Amazon Coins”, uma moeda hipotética a ser atribuída a cada projeto, simulando assim uma decisão de investidores. Foi vencedor o projeto que recebeu o maior investimento total atribuído pela banca.

A aluna Vitória Beatriz Soares Leandro, do 7º. Semestre do Curso de Relações Internacionais, integrou a equipe vencedora com premiação de R$ 1.000,00. “O Amazon Experience foi, sem dúvidas, uma das experiências mais imersivas que vivi durante a faculdade. Como estamos longe da Amazônia, não é comum esse tipo de iniciativa, e ela se torna cada vez mais necessária com os eventos que temos vivenciado. Acredito que experiências como essa são muito enriquecedoras na vida acadêmica e pessoal. Recomendo fortemente a participação para os próximos alunos”, comentou a estudante.

As alunas Gabriela Requeijo dos Santos e Gabriela Beretta, também do curso de Relações Internacionais, integraram respectivamente as equipes colocadas em segundo e terceiro lugares.

A coordenação do projeto foi do Prof. Caio Fanha, Coordenador do International Office do CESUPA e do Prof. José Antonio Olmos, assessor da Pró-Reitoria de Inovação da PUC-Campinas.

“A dedicação, a criatividade e a capacidade de análise de nossos alunos foram vitais para a excelência dos resultados obtidos pelas equipes. Todos os projetos de todas as 8 equipes, independentemente da posição final, denotaram extrema sensibilidade humana e grande impacto socioambiental”, afirmou o professor Olmos. “Em nome da PUC-Campinas, agradecemos a toda a diretoria do CESUPA pela oportunidade de parceria em tão relevante evento de amplitude nacional”, completou o docente.

“A grande importância do Amazon Experience, que é um projeto inicialmente virtual, é começar a receber alunos de fora de Belém para vivenciar a nossa experiência Amazônia. E o nosso grande diferencial nesse projeto é que queremos trazer uma mentalidade que a preservação da Amazônia precisa também ser pautada em avanços sociais e econômicos da região, porque a ideia de “não encostar” na floresta para preservar, ela é muito válida para quem não habita aqui na região. Mas nós temos 25 milhões de pessoas aqui que precisam ter o que comer, ter acesso a medicamentos, ter acesso a uma qualidade de vida melhor, e através do desenvolvimento dentro da bioeconomia. Estamos combatendo as mudanças climáticas, mas também desenvolvendo a sociedade local”, explica o professor Caio.

O evento teve o patrocínio do ICE – Instituto de Cidadania Empresarial através de seus Programas Coalização pelo Impacto e Universidades +Engajadas, dos quais tanto o CESUPA como a PUC-Campinas são signatários.

Carlos Giacomeli
12 de junho de 2024