Estudantes da PUC-Campinas vencem etapa Sul-Americana do Elite Cesim 2024, com dois times na ponta

Equipes ficaram na primeira e segunda colocações no Torneio Internacional de Simulação de Negócios e agora se preparam para a etapa mundial, que acontece em junho

Estudantes do curso de Ciências Econômicas e Administração da PUC-Campinas fizeram bonito e venceram a primeira etapa do Torneio Internacional de Simulação de Negócios – Elite CESIM 2024, que contou com 99 equipes da América Latina e Países Lusófonos, entre 6 e 10 de maio. O detalhe é que as duas equipes inscritas, que totalizam 10 estudantes, ocuparam a primeira e a segunda colocação. A Universidade agora disputará a fase mundial do torneio, que acontecerá em junho.

Nos dois últimos anos, a instituição ficou na 1ª colocação nessa fase com uma das equipes inscritas. Assim, o desempenho deste ano, com as duas primeiras colocações, é ainda melhor. Em primeiro, ficou o time PUC-Campinas Economia. E, na sequência, o grupo de Negócios. Ao todo, cinco times avançaram à fase seguinte, que compreende equipes do mundo todo. As equipes da PUC-Campinas receberam, respectivamente, 500 e 350 dólares pelas primeiras colocações.

“Entendemos essa atividade como muito relevante e atrativa para nossos cursos, pois promove a internacionalização dos estudantes, aplica-se os conteúdos discutidos em sala de aula e serve como parâmetro de comparação com outras instituições de ensino superior brasileiras e internacionais, submetendo o aprendizado de nossos estudantes aos dos demais participantes”, explica o Prof. Me. Roberto Brito de Carvalho, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas.

Simultaneamente, a primeira etapa também ocorreu em outros continentes, como Europa e Ásia. Agora, os classificados disputam, juntos, a fase mundial, que revelará o campeão. Diferentemente da primeira fase, quando o trabalho era somente de simulação de negócios, a etapa final compreende também o adicional de análise de casos. “Metade da nota atribuída na competição é pelo desempenho no simulador, atividade que, historicamente, temos nos saído muito bem. A outra metade da nota é atribuída a estudos de caso. E esses estudos de caso são avaliados por professores europeus. E nessa questão ainda temos alguma dificuldade, mas estamos em processo de evolução”, comenta o professor.

Para os estudantes, é uma oportunidade de aprendizagem única. “Eu vejo dois pontos principais muito interessantes. Um deles é termos uma visão para fora da Universidade. Aqui na PUC-Campinas nós podemos ver como que os outros alunos estão trabalhando, como que funcionam as coisas por aqui. E, nessa competição, é interessante ver como que nós nos comparamos com outras faculdades de Economia, Administração e Negócios de outros lugares da América Latina e até do mundo. E também como ferramenta, mesmo pensando no uso interno do Cesim, eu acho muito interessante, porque costumamos ver as disciplinas muito isoladamente e o Cesim força você a montar uma estratégia geral, que engloba decisões sobre produção, custo, marketing, decisões financeiras, tudo condizente entre si”, explica o aluno Marcos Lacombe.

“Foi muito incrível, mesmo a experiência de participar do Cesim. Eu tinha gostado muito do simulador. Trabalhar junto com a equipe e disputar com outras equipes também, de outras universidades da América Latina, foi bem interessante. Com certeza agregou muito, e, também, trabalhando com o grupo, pude absorver toda essa bagagem que eles também tinham”, explicou Matheus Perrone Bazzanelli.

Na próxima etapa, os grandes rivais são os times indianos, chineses e franceses, historicamente. Mas, mais do que se sagrar campeão, a trajetória e a dedicação são transformadoras para o estudante. “É uma experiência de muito aprendizado. Existem condições desiguais, mas existe um nível de qualificação técnica e eles estão preparados para fazer o enfrentamento. Além disso, a competição vai permitir que o aluno compare o que ele tem aqui na Universidade com o que os alunos das outras instituições têm”, explica Roberto Brito.

As duas equipes de estudantes estão empolgadas e ansiosas pelo próximo passo. “Desde o primeiro momento após a classificação para o mundial, é uma ansiedade que é difícil de controlar”, comenta o aluno Pedro Henrique Santana.

“Eu acredito que será uma grande dificuldade o desafio que nós vamos enfrentar e, com certeza, será uma semana muito atípica. Mas, no final das contas, quando acaba e você vê tudo o que você conquistou, vale muito a pena”, reforça Leonardo Simelmann Franco.

Conheça as equipes:

PUC-CAMPINAS – ECONOMIA