Estudantes de Design de Moda apresentam projetos para banca de empresa especializada

Atividade foi parte final do Projeto Integrador do curso, que trabalhou design de roupas inspirados na arquitetura brasileira

Estudantes do curso de Design de Moda realizaram na manhã desta quarta-feira (21) uma atividade de encerramento do “Projeto Integrador: Moda e Estilismo”, realizado em parceria com a empresa Santista Jeanswear. Eles apresentaram modelos de roupas desenvolvidos durante o semestre com inspiração em obras arquitetônicas brasileiras, tendo o denim como matéria prima, e que foram direcionados pela pesquisa de tendências realizada pela pela empresa parceira.  A apresentação aconteceu aos olhos exigentes de Sueli Pereira, responsável pela Comunicação e Pesquisa de Tendência e Moda da Santista Jeanswear, e Andréa Pécora, coordenadora de Moda da empresa. A banca contou também com a coordenadora do curso, Prof. Ma. Roseana Sathler Portes Pereira.

Divididos em grupos, os estudantes criaram diversas peças observando as cores, o desenho e o conceito de cada ambiente arquitetônico escolhido. Entre as inspirações estavam o Instituto Tomie Ohtake, o Museu do Amanhã, a Oficina Francisco Brennand, e outros.

Após cada apresentação, a banca apontava os pontos positivos, trazia para a discussão sugestões para as peças e avaliavam o trabalho. Ao final, muitos elogios para um grupo que está há apenas três semestres na Universidade.

“Eu achei um trabalho consistente. Tem uma uniformidade de coerência com o tema tratado. Você percebe que teve um trabalho elaborado. É um processo, está bem consistente para uma turma de terceiro semestre. A moda nós sempre acabamos seguindo. Você quer encontrar um lugar-comum. Esse é o exercício: encontrar um lugar comum que fale com todos, mas que tenha uma visão particular”, comenta Sueli Pereira.

“Vale muito a pena essa conexão, eles terem a oportunidade de fazer essa interpretação. Acho muito válido porque é um momento acadêmico, mas ao mesmo tempo com um olhar voltado para o profissional. Essa interação entre o profissional e o estudante ajuda muito nos próximos passos dos estudantes”, disse Andréa Pécora.

Entre os alunos, a expectativa foi grande para mostrar os modelos às profissionais. Mas a sensação de ter feito um trabalho de qualidade é o que ficou ao final. “Foi muito legal. É a terceira vez que apresentamos trabalhos com banca. É superinteressante ter essa visão de fora e de pessoas que trabalham com isso. Nós gostamos muito de ter a visão do professor, mas quem está em uma empresa, na área, é muito diferente para nós”, explicou a aluna Marina Barbosa.

Após muito estudo e pesquisa, os estudantes conseguiram entregar propostas bastante coerentes e foram elogiados pela Prof. Ma. Roseana Sathler Portes Pereira. “O saldo foi muito positivo. Estou muito feliz com o resultado. Estamos no terceiro módulo apenas e os alunos trouxeram trabalhos muito acima da média. Esse olhar de fora, por meio dessa parceria, da curricularização da Extensão, faz toda a diferença para o amadurecimento profissional dos estudantes”, completa.

Carlos Giacomeli
21 de junho de 2023