Estudantes de Design de Moda e Arquitetura e Urbanismo se unem para montar e expor vitrinas

Ação contou com a aplicação de conteúdo aprendido nas aulas de Visual Merchandising e Iluminação e Acústica

Estudantes dos cursos de Design de Moda e Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas montaram e expuseram, no último dia 11 de junho, quinze vitrinas, no Foyer do Auditório do Campus I, como resultado de uma atividade em conjunto.

O trabalho, que vinha sendo desenvolvido desde abril, integrou ideias e fundamentos adquiridos em dois componentes curriculares: o de Visual Merchandising (Design de Moda), ministrado pela Profa. Ma. Aline Barbosa; e Iluminação e Acústica (Arquitetura e Urbanismo), ministrada pela Profa. Dra. Claudia Cotrim Pezzuto e pela Profa. Dra. Helena Cristina Padovani Zanlorenzi.

O Foyer do Auditório do Campus I foi o espaço escolhido para abrigar as quinze vitrinas montadas em uma parceria entre os estudantes de Design de Moda e Arquitetura e Urbanismo.

Os projetos de criação das vitrinas foram executados, tanto pelos graduandos de Design de Moda, quanto pelos de Arquitetura e Urbanismo. Estes últimos focaram o seu trabalho na estrutura e iluminação dos mostruários.

Especificamente para os alunos e alunas de Design de Moda, a atividade também possibilitou a aplicação de conhecimentos obtidos através da disciplina de Criação e Gerenciamento de Marcas, ministrada pelo Prof. Me. Maurício Pinheiro, uma vez que marcas fictícias foram criadas pelos estudantes e usadas como ponto de partida para a elaboração das vitrinas.

“Todos os aspectos do projeto foram executados pelos alunos e alunas, que tiveram a oportunidade de verificar os resultados na prática. Essa experiência proporcionou uma vivência muito próxima da realidade profissional, permitindo a eles e elas experimentarem os desafios de se trabalhar em equipes multidisciplinares”, explica a coordenadora do Curso de Design de Moda, Profa. Ma. Roseana Sathler.

A ideia para execução do projeto surgiu no âmbito da coordenação do Curso de Design de Moda e da direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo com o objetivo de integrar as competências dos graduandos em uma situação de aprendizagem próxima às vivências do mercado de trabalho, porém, a concepção de cada uma das vitrinas ficou a cargo dos grupos e foi orientada pelas professoras das disciplinas de cada um dos cursos.

Enquanto os estudantes de Design de Moda elaboraram marcas fictícias que foram usadas como ponto de partida para a elaboração dos mostruários, os graduandos de Arquitetura e Urbanismo focaram o seu trabalho na estrutura e iluminação dos expositores.

Exercícios intercursos
Para a diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Dra. Ana Paula Giardini Pedro Trevisan, exercícios intercursos como esse potencializam as possibilidades de ensino e aprendizagem, seja no campo das soft skills (habilidades socioemocionais), seja no campo das hard skills (habilidades técnicas).

“Esse tipo de atividade oferece ao aluno ou aluna a oportunidade de mobilizar conhecimentos obtidos para a aplicação prática. “No caso do ‘exercício da vitrina’ foi obtido um produto concreto que envolveu, tanto Design de Moda, com técnicas de visual merchandising, quanto Arquitetura e Urbanismo, com a aplicação de um projeto luminotécnico que foi planejado e executado pelos próprios estudantes”, comenta Ana Paula.

Ela diz ainda que “para além disso, esse tipo de ação faz com que um(a) determinado(a) estudante seja levado a desenvolver trabalhos com colegas com os quais está interagindo pela primeira vez e, ao mesmo tempo, entre em contato com conteúdos correlatos, mas de outras áreas do conhecimento que não a sua, fazendo com que ele ou ela busque soluções para demandas que se aproximam de sua futura atuação profissional. Isso é que é o mais importante”, encerra a diretora.

Daniel Bertagnoli
1 de julho de 2024