Estudantes de Jogos Digitais participam de Noite do 3D

Grupo acompanhou palestras e participou de oficinas com auxílio de professores e monitores

Os estudantes do curso de Tecnologia em Jogos Digitais participaram de uma noite especial na PUC-Campinas, voltada para as novas tecnologias relacionadas ao universo tridimensional de modelagem, ferramentas e dispositivos: a Noite do 3D.

Eles puderam acompanhar três palestras e também participaram de oficinas. De início, acompanharam a apresentação da Profa. Dra. Angélica Dayane Sena de Oliveira Lima, empreendedora e pesquisadora da área 3D, sobre o tema de “Escaneamento 3D”. Na atividade, puderam saber mais sobre a pesquisa e o trabalho que a docente realiza na área de 3D: modelagem com óculos VR, uso de inteligência artificial pra gerar modelos tridimensionais e escaneamento 3D. Os alunos baixaram aplicativos, com os quais conseguiram fazer escaneamento 3D de objetos próximos. Parte do processamento acontece na nuvem e, quando pronto, têm-se um modelo 3D que pode ser, em seguida, refinado com software de modelagem 3D para aplicação em jogos digitais e produtos audiovisuais.

Depois, foi a vez de Gustavo José Maróstica Paio, profissional da área de 3D na PUC-Campinas, falar sobre “Modelagem 3D”. Ele falou sobre modelagem 3D, usando o software Blender. O profissional trouxe o básico da modelagem e avançou apresentando técnicas e atalhos para um bom fluxo de trabalho. Ao final, foi apresentado um modelo tridimensional de um crânio, que serviu, em seguida, para que fosse realizada a impressão, na terceira e última oficina da noite, “Impressão 3D”.

Assim, ao final, o aluno e monitor do curso, Emanuel Nicolas dos Santos, falou sobre a “Impressão 3D”, mostrou detalhes da preparação da imagem e do funcionamento da impressora, além dos acessórios e técnicas que viabilizam a execução do processo. Após o processo, a impressão tridimensional ficou pronta e todos puderam ver o resultado, agora materializado.

“O evento contribui para incentivar os alunos a buscarem mais conhecimento a respeito do universo 3D, aplicado ao desenvolvimento de jogos digitais e artefatos relacionados. No Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, da PUC-Campinas, os alunos desenvolvem jogos digitais em 3D e têm disciplinas que solidificam o aprendizado teórico e prático a respeito. Eles criam, a cada semestre, um jogo que se inicia com uma ideia, passa pela produção, testes e consolida-se na publicação”, afirmou o Prof. Dr. Carlos Mingoto, coordenador do curso.

Carlos Giacomeli
12 de junho de 2024