Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Estudantes de Jornalismo da PUC-Campinas conhecem instalações agropecuárias no interior paulista

Ciclo de visitas durou três dias e objetivou mostrar como funciona a cadeia produtiva do setor

Um grupo de 23 alunos e alunas da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas conheceu diversas instalações agropecuárias, entre os dias 10 e 12 de junho, como parte do Ciclo de Visitas e Palestras para a 17ª edição do Prêmio José Hamilton Ribeiro, que recebe esse nome em homenagem ao mais premiado jornalista brasileiro e é promovido pela Associação Brasileira de Agronegócio de Ribeirão Preto (ABAG-RP).

O evento, que acontece pelo segundo ano após a pandemia de Covid-19, teve como objetivo mostrar aos estudantes o funcionamento da cadeia produtiva do setor agropecuário e contou com três dias de experiências imersivas.

No primeiro deles, os estudantes conheceram os trabalhos realizados pela Embrapa Instrumentação e Embrapa Pecuária Sudeste, situadas em São Carlos; no segundo, os alunos e alunas viajaram até Franca e conheceram a Fazenda Experimental Procafé e a Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec); e no terceiro e último dia, eles conheceram a Viralcool, em Pitangueiras, e a unidade de grãos da Cooperativa Agroindustrial (Coplana), em Jaboticabal.

Valéria Ribeiro, assessora de imprensa da ABAG-RP, explica que é por meio desse ciclo que o agronegócio abre as portas para que os estudantes de Jornalismo tenham a oportunidade de conhecer mais sobre as cadeias produtivas do setor.

“É um setor muito importante para a economia e, às vezes, as pessoas não imaginam o quanto ele impacta a nossa vida. Só imaginam o agro como algo bucólico, dentro da porteira de uma fazenda, mas não fazem ideia do quanto a indústria de alimentos, têxtil, médica e muitas outras precisam dele, ou seja, indústrias que fazem parte do nosso dia a dia”, atenta Valéria.

Ela diz ainda “conseguir ver nos olhos dos alunos como a experiência é transformadora. Eles sempre chegam meio desconfiados, mas acabam saindo daqui com um olhar diferente sobre o setor e sobre a possibilidade de, quem sabe, até mesmo, atuar no jornalismo de agronegócio”.

Para a Profa. Dra. Rosemary Bars Mendez, diretora da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, a presença dos estudantes em eventos como o Ciclo de Visitas e Palestras amplia o olhar de cada um deles sobre o setor do agronegócio, gerando novos aprendizados e possibilidades de atuação nesse mercado.

Ela completa explicando que “além disso, permite que os alunos e alunas pensem em novas pautas, pela riqueza que o setor representa, o que nos permite participar do Prêmio de Jornalismo José Hamilton Ribeiro, que, aliás, os graduandos da Faculdade de Jornalismo já trouxeram para a PUC-Campinas nas últimas três edições”.

Experiência enriquecedora
O estudante Daniel Miguel Rosa, que cursa o segundo período do curso, afirma que essa atividade foi uma experiência enriquecedora por oferecer uma oportunidade única de não só estabelecer contato com especialistas, mas também de ser possível observar, na prática, o funcionamento do agronegócio.

Ele comenta ainda que pôde compreender que o jornalismo de agronegócio é muito mais interessante e amplo do que imaginava e acredita que essa imersão pode ter sido “uma porta de entrada para a profissionalização nessa área”.

A aluna do primeiro semestre, Helena Rocha, por sua vez, disse que participar de todas essas visitas representou um passo significativo em sua jornada acadêmica e profissional.

“Além do conhecimento adquirido sobre o setor agropecuário, consegui ter ideias de possíveis pautas que podem ser desenvolvidas, com a ajuda dos professores, na própria faculdade. Além disso, eu até poderia concorrer ao prêmio. Imagine ser finalista no primeiro ano de faculdade?”, vislumbra Helena.

Por fim, Mariana Neves, graduanda do sexto período, conta que a possibilidade de conhecer mais sobre o agro sustentável e constituir networking a motivaram a participar do Ciclo. “Esse evento me mostrou que é preciso estar sempre disposta a desbravar novos caminhos e a abrir nossos horizontes sem pré-estigmas, procurando compreender como uma indústria tão potente no país e no mundo pode funcionar de maneira mais sustentável”.

Sobre o prêmio
Criado em 2008, o Prêmio José Hamilton Ribeiro tem o objetivo de incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos relacionados ao agronegócio regional e nacional. Foi concebido em duas categorias, a “Profissional” e a “Jovem Talento”, voltada para os estudantes de Jornalismo. Para inscrever matérias nessa última categoria, tanto em áudio/vídeo, quanto em texto, é obrigatório participar do Ciclo de Visitas e Palestras. Para os jornalistas profissionais, a participação é opcional.



Daniel Bertagnoli
20 de junho de 2024