Estudantes de Jornalismo produzem vídeos educativos para a Defesa Civil de Campinas

Material traz orientações para pessoas com deficiência (PCDs) em situações de desastres, como incêndios, enchentes e ondas de calor

Os alunos da Faculdade de Jornalismo produziram uma série de vídeos para a Defesa Civil de Campinas com o objetivo de informar e orientar pessoas com deficiência (PCDs), seus familiares e a população em geral sobre como enfrentar situações de desastres, como incêndios, inundações e ondas de calor. Os trabalhos foram realizados no 1º semestre e com a edição concluída em setembro.

Os vídeos foram desenvolvidos pelos alunos do 7° semestre, na disciplina “Projeto Orientador VII”, sob a orientação das professoras Amanda Artioli e Cecília Toledo. Essa foi a primeira atividade realizada para a Defesa Civil de Campinas a partir de uma demanda da própria entidade. As discussões dos temas e abordagens para cada edição foram decididas em fevereiro deste ano, com a participação do coordenador da Defesa Civil, Sidnei Furtado.

As produções estão disponíveis no canal do YouTube da Faculdade de Jornalismo , na PlayList “Defesa Civil”. Já a Defesa Civil deve publicar os vídeos nas redes sociais da entidade para atender o público-alvo, que são às pessoas com deficiência física, mental, auditiva e visual em situações de desastres.

O 7° Grupamento de Bombeiros de Campinas, por indicação da Defesa Civil, também colaborou na produção dos vídeos, fornecendo informações aos estudantes sobre como lidar com pessoas com deficiência em situações de desastres. Os vídeos foram produzidos no primeiro semestre de 2024

A diretora da faculdade, professora Rose Bars, avalia que a participação dos alunos nessa demanda da Defesa Civil reforça a proposta do viés da responsabilidade social do jornalismo em atender e entender a sociedade. “O componente Projeto Integrador permite essa integração mais próxima da comunidade para atender as demandas sociais e nossos alunos realizaram um trabalho de qualidade que pode ser conferido pelo público”.

Para a professora Cecília Toledo, a experiência foi uma rica oportunidade para os estudantes conhecerem a realidade das pessoas com deficiência, discutir sobre sua inclusão no ambiente social e principalmente em como ajudar em situações de desastres. “Além disso, os alunos puderam colocar em prática para a produção dos vídeos todo o conhecimento adquirido ao longo do curso”, afirma. Ela espera que, com os vídeos produzidos, a Defesa Civil amplie a divulgação de seus serviços nas redes sociais.

Já para a professora Amanda Artioli, as produções aproximaram os estudantes a realidade. “Eles puderam conversar com pessoas deficientes e com representantes da Defesa Civil para conhecer as dificuldades enfrentadas por cada grupo em situações de desastre. Esse foi um importante exercício de empatia que vivenciamos. Sabíamos que o desafio seria grande, mas valeu a pena e esperamos, por meio das informações reunidas nos vídeos, que possamos contribuir para um mundo mais acessível e inclusivo”, disse.

Carlos Giacomeli
28 de outubro de 2024