Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Estudantes de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas apresentam projeto no Intercom

O tema foi o plano de divulgação de uma oficina realizada pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Um grupo composto por seis estudantes do 8º período da Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas participou, no último dia 27 de agosto, de modo on-line, do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), evento produzido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que, neste ano, aconteceu em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

O trabalho apresentado pela turma, com o título “A Emergência da Nostalgia como Tendência e Abordagem Estratégica na Comunicação das Marcas”, se deu no chamado Intercom Júnior, um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso), e faz referência a um projeto desenvolvido com o objetivo de divulgar a Oficina de Ladrilhos Hidráulicos do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, localizado em Sousas.

Os autores Felipe Salvador de Souza, Francieli Pioli da Silva, Natália Cristina Dezo, Nicolle Emidio Ferreira, Samira Gabriela Oliveira Géa e Stefany Bianco contaram com a orientação do Prof. Dr. Tarcísio Torres Silva e agora terão o seu trabalho divulgado nos anais do evento, que são de circulação nacional.

De acordo com Samira, uma das alunas integrantes da equipe, a atividade foi desenvolvida durante o primeiro semestre de 2024 e abordou a crescente tendência da nostalgia entre os consumidores nos últimos anos. Durante a pesquisa, pôde se observar que com o avanço tecnológico e, especialmente após a pandemia, as pessoas têm buscado resgatar memórias do passado e incorporá-las ao seu cotidiano, seja na decoração de suas casas, em seus móveis ou em outros elementos diversos.

O trabalho apresentado pela turma, com o título “A Emergência da Nostalgia como Tendência e Abordagem Estratégica na Comunicação das Marcas”, faz referência a um projeto desenvolvido com o objetivo de divulgar a Oficina de Ladrilhos Hidráulicos do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, localizado em Sousas.

“Essa busca por momentos que trazem conforto e acolhimento tem sido uma resposta ao mundo moderno e as suas incertezas. Diante desse cenário, percebemos que as marcas podem se beneficiar ao incorporarem elementos considerados vintage e nostálgicos em suas narrativas e comunicações, criando uma conexão emocional mais forte com o público”, explica a estudante.

Memórias afetivas
O orientador do grupo, Prof. Dr. Tarcísio Torres Silva, explica que o trabalho foi realizado ao longo da disciplina Pesquisa Científica em Comunicação Mercadológica, em que os alunos tiveram de produzir artigos a partir dos clientes reais escolhidos para seus TCCs.

“Quando os alunos estavam buscando formas de melhor divulgar as diversas oficinas oferecidas pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira (de ladrilhos hidráulicos, de buffet, de mosaico, de papel e outras mais), que empregam pessoas que são atendidas pela entidade, procurou-se identificar algum ponto de interesse em torno dos negócios de seu cliente a fim de desenvolverem um trabalho de investigação e a Oficina de Ladrilhos Hidráulicos foi a escolhida”, explica o professor.

“Durante o estudo sobre os ladrilhos hidráulicos, notamos que o produto, com mais de um século de história, desperta memórias afetivas em muitas pessoas e é amplamente considerado um item vintage. Essa constatação nos levou a explorar como a nostalgia pode ser um diferencial para as marcas e as suas estratégias de comunicação, especialmente em um mercado que valoriza cada vez mais a autenticidade e o resgate de tradições”, lembra Samira.

Seleção e participação
Sobre a seleção dos trabalhos, Tarcísio explica que todos os artigos passaram pela avaliação de pareceristas dentro dos grupos de trabalho existentes no Congresso. “A diferença da versão nacional, que foi esta que acabou de acontecer, e da regional, que aconteceu anteriormente, é que na nacional os estudantes precisam apresentar um artigo completo e, na regional, basta que seja um resumo expandido”, esclarece o professor.

Sobre a importância de se participar do Intercom, Tarcísio diz que estar presente em eventos dessa magnitude é bastante relevante, tanto para a Escola de Linguagem e Comunicação (ELC) quanto para a PUC-Campinas como um todo, “pois mostra o incentivo oferecido aos alunos de graduação para a produção de conhecimento. Além disso, eles terão o seu trabalho publicado nos anais do Congresso, que conta com ótima visibilidade na comunidade acadêmica, e poderão trocar experiências com discentes de outras instituições de ensino superior, bem como, inspirar-se para se tornarem também futuros acadêmicos e contribuírem com a pesquisa em Comunicação no país”.

O trabalho apresentado pela turma se deu no chamado Intercom Júnior, que aconteceu dentro do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), cuja edição desse ano aconteceu em Balneário Camboriú (SC)

Esforço reconhecido
A estudante Nicolle Emidio Ferreira, também integrante do grupo, comenta que a expectativa para o Intercom era enorme e que muito tempo e dedicação foi aplicado na elaboração da pesquisa e “ver o nosso esforço reconhecido em um congresso nacional foi motivo de grande orgulho e uma experiência enriquecedora para nós, sendo uma honra poder representar a PUC-Campinas”.

Ela continua dizendo que “esse foi um passo gigante em nossas carreiras e é com imenso orgulho e satisfação que compartilhamos o fruto do nosso trabalho diante de notáveis especialistas. Apesar do nervosismo natural durante a apresentação, conseguimos manter a calma e transmitir a confiança necessária. Os feedbacks que recebemos dos publicitários Diogo Kawano, Mariana Ayres e Maria Cristina Alves foram extremamente positivos e repletos de valiosos ensinamentos. Esse momento foi, sem dúvida, sensacional e inspirador, pois saímos ainda mais motivados e determinados a continuar entregando pesquisas, campanhas e trabalhos com o máximo de qualidade e performance”, celebra Nicolle.

Sobre o Intercom Júnior
O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso). A atividade se dá em dois momentos distintos ao longo de cada ano: no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) e nos congressos regionais da entidade.

Os estudantes podem apresentar pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (TCCs), de discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão, de artigos finais de disciplinas cursadas na graduação e afins.

O objetivo maior do Intercom Júnior é o estímulo à atividade de pesquisa ainda na graduação, para a formação de jovens pesquisadores. Assim, a avaliação dos trabalhos sempre contará com caráter formativo e os pareceres estarão voltados para o aprimoramento das pesquisas.



Daniel Bertagnoli
2 de setembro de 2024