Estudantes do Curso de Design de Moda realizam visita técnica à São Paulo Fashion Week
O convite foi feito pelo Movimento Sou de Algodão, que desfilou a sua coleção durante o evento
Vinte e três estudantes do Curso de Design de Moda da PUC-Campinas realizaram, no último dia 18 de outubro, uma visita técnica à São Paulo Fashion Week, maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina. O convite foi realizado pelo Movimento Sou de Algodão, parceiro pedagógico do Curso e que compartilhou a sua coleção durante o evento.
De acordo com a coordenadora do Curso de Design de Moda, Profa. Ma. Roseana Sathler, a visita permitiu que os alunos e alunas assistissem a desfiles e observassem as práticas de comunicação e apresentação de coleções, bem como “possibilitou o contato com processos relacionados ao planejamento e a execução de eventos de moda, além de favorecer interações entre estudantes e profissionais do setor”.
Ela explica ainda que alguns dos estudantes puderam acessar ao backstage dos desfiles, o que “permitiu a observação de processos e interações com especialistas na área, proporcionando experiências diretamente relacionadas à prática profissional”.
Sobre a São Paulo Fashion Week
A 58ª temporada da São Paulo Fashion Week, considerada a quinta maior Semana de Moda do mundo, depois das de Paris, Milão, Nova York e Londres, aconteceu entre os dias 14 e 21 de outubro.
Neste ano, o evento ocorreu no Parque do Ibirapuera (local que já recebeu diversas edições anteriores do evento) e em outras locações externas da capital paulista. Ao todo, quarenta marcas desfilaram as suas obras.
Sob o tema “As Joias da Rainha”, neste semestre buscou-se destacar o valor da memória como instrumento de futuro para as novas gerações da moda brasileira e realizou uma homenagem a jornalista, editora e diretora criativa Regina Guerreiro, editora e diretora da Vogue durante quatorze anos.
Sobre o Movimento Sou de Algodão
Parceiro do Curso de Design de Moda da PUC-Campinas, o Movimento Sou de Algodão é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) que fomenta a moda responsável e promove o uso do algodão, além de estimular a inovação na área do Design de Moda.
O Movimento, em conjunto com a grife de moda masculina Aramis, também é parceiro na curricularização de extensão do Módulo 6 do Curso de Design de Moda, que está contida na disciplina “Projeto Integrador: Prototipagem”. Nesse componente curricular, os estudantes compreendem os processos metodológicos que envolvem a tecnologia da confecção e o desenvolvimento de protótipos (uma peça física provisória que representa um desenho de roupa, sendo uma etapa fundamental no processo de produção).
A Abrapa, por sua vez, representa produtores de algodão em todo o Brasil. Estes perfazem, no total, 99% de toda a área plantada do produto, 99% de sua produção e 100% de tudo o que é exportado, fazendo de nosso país o maior fornecedor de algodão responsável do mundo.