Estudantes vencem prêmio com trabalho sobre a crise do telejornalismo no pós-pandemia
“3, 2, 1… No Ar: Reflexos da Crise no Jornalismo” ganhou o Expocom, em Balneário Camboriú
Três estudantes da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas venceram a 30ª Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom) na categoria Produção Laboratorial em Telejornalismo, ocorrida durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado, entre os dias 3 e 6 de setembro, pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), no campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú (SC).
Os alunos Beatriz Cezar Fernandes, Luiz Augusto Oliveira de Almeida e Renan Rosa Fiorentini, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto Zanotti, alcançaram o feito com o projeto experimental “3, 2, 1… No Ar: Reflexos da Crise no Jornalismo”, produzido no ano passado, sobre como a crise do telejornalismo no pós-pandemia de Covid-19 acabou por pautar a reportagem audiovisual.
Reflexo do aprendizado
Beatriz explica que “ter o nosso projeto como o melhor do Brasil em telejornalismo é uma grande satisfação. Agradeço a todos os professores que acreditaram em nosso trabalho e nos deram a oportunidade e a coragem de seguirmos com ele”.
Luiz, por sua vez, afirma que a conquista é um reflexo de tudo o que foi aprendido na Faculdade de Jornalismo e um “reconhecimento de nosso esforço e dedicação ao longo de todo o ano de 2023. Este prêmio só reafirma a importância do tema que trouxemos à tona, de que não devemos apenas fazer jornalismo de qualidade, mas também debater o jornalismo, questionando os rumos de nossa profissão”.
Por fim, Renan conta que toda a experiência foi intensa e que é “muito bom ver os ótimos resultados que alcançamos”. Ele completa dizendo que foi uma realização pessoal “poder trabalhar com um tema que eu gosto tanto e voltar de Balneário Camboriú com esse prêmio. Sem dúvida nenhuma, é muito bom”.
Para a diretora da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, Rosemary Bars Mendez, participar do Expocom é sempre uma oportunidade para que os alunos mostrem, não só os seus talentos, mas também tudo o que aprenderam durante a graduação.
Ela ressalta que “ganhar o prêmio de melhor do Brasil é o reconhecimento máximo que um estudante pode receber ao longo de sua trajetória no curso” e que “essa premiação referenda a qualidade do ensino da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, antenada com a demanda pedagógica e as exigências do mercado de trabalho”.
Intercom Sudeste
No Congresso Regional de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste), etapa anterior a nacional, realizada no Campus Professor Bonifácio Andrada, do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (Unipac), em Barbacena (MG), a Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas contou com quatro trabalhos premiados.
Além de “3, 2, 1… No Ar: Reflexos da Crise no Jornalismo”, que já havia conquistado a etapa regional na categoria “Série de Reportagem Audiovisual”, os outros três trabalhos vencedores foram: “Papo de Calçada”, um programa de rádio transmitido pela Rádio Brasil de Campinas com o objetivo de discutir a situação dos idosos na Região Metropolitana de Campinas (RMC), vencedor na categoria “Projetos de Extensão”, produzido pelo aluno Gustavo Tintoti, sob a orientação da Profa. Ma. Cecília Helena Toledo Vieira; “Clube Machadinho – A História do Clube Machadinho: Entre a Memória e o Esquecimento”, na categoria “Audiojornalismo”, concebido pelos alunos Caio Alexandre Santos e Frederico Vieira de Brito Neves, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia de Paiva Jacobini; e “On-line e Desprotegidas: A Invisibilidade da Violência Virtual”, na categoria “Ciberjornalismo”, executado pelas estudantes Monike Vitório da Silva e Rafaela Antonia Alves de Oliveira, também sob a orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia de Paiva Jacobini.