Exposição “Esculturas Africanas – A Essência da Tradição e Criatividade”
Exposição “Esculturas Africanas – A Essência da Tradição e Criatividade”
Começa, a partir de quinta-feira, dia 22 de agosto, a exibição da exposição “Esculturas Africanas – A Essência da Tradição e Criatividade”, no Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro, no Campus I.
A exposição segue até o dia 5 de setembro, com visitação aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 21h.
A mostra, que tem curadoria do Museu Universitário da PUC-Campinas, celebra a rica herança cultural e a extraordinária habilidade artística dos povos africanos em 47 peças. A exposição reúne uma variedade de esculturas que ilustram a diversidade de estilos, técnicas e significados presentes em todo o continente.
Em “Esculturas Africanas – A Essência da Tradição e Criatividade”, o público encontrará uma gama de formas e materiais. Os objetos expostos vão desde figuras humanas e animais até representações abstratas, feitos de materiais como madeira, pedra e bronze.
A diversidade de estilos abrange desde as elegantes figuras alongadas dos povos Dogon até as poderosas formas antropomórficas das culturas Fang e Bakongo.
A exposição está organizada em três eixos temáticos que exploram diferentes aspectos da escultura africana: a “Galeria dos Ancestrais”, onde as esculturas representam figuras de reverência e proteção; “Deuses e Espíritos”, destacando a iconografia religiosa e espiritual; e “A Vida Cotidiana”, que ilustra cenas e figuras do cotidiano africano.
Exposição “Esculturas Africanas – A Essência da Tradição e Criatividade”
Data: de 22 de agosto até 5 de setembro
Dias e horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 21h
Local: Campus I – Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro