Semana de Estudos da Faculdade de Ciências Sociais
Semana de Estudos da Faculdade de Ciências Sociais
Semana de Estudos da Faculdade de Ciências Sociais -2022
A Era dos Extremos acabou? O século XXI no retrovisor da pandemia.
Dia 16/05/2022 – 19h30 às 22h30
Abertura da Semana de Estudos
Mesa 1: A Era dos Extremos acabou? O século XXI no retrovisor da pandemia.
Profº Drº Reginaldo Nasser (PUC-SP)
Professor Associado PUC –SP, mestre em Ciência Política (UNICAMP), Doutor em Ciências Sociais( PUC/SP) livre-docente ( PUC/SP), é professor do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais(Unesp, Unicamp e PUC) desde 2003 e um dos maiores estudiosos brasileiros em Relacoes Internacionais.
Profº Drº Lindener Pareto Jr. (PUC-Campinas)
Historiador, bacharel e licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) da Universidade de São Paulo (2006). Doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAUUSP (2016. Desde 2013 é docente na PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), ministrando as disciplinas de História e Patrimônio Cultural, História Contemporânea, História do Brasil República e Educação em Direitos Humanos e Identidade Cultural. Pesquisa e atua nas áreas de História do Brasil, História da Arquitetura e do Urbanismo, História Urbana, História e Patrimônio Cultural e História Pública. Desde janeiro de 2021 é mediador e apresentador do “Provocação Histórica”, projeto de História Pública para divulgação científica da História e da historiografia a partir de conversas, debates e entrevistas com historiadoras e historiadores do Brasil.
Mediação: Profº Drº Vitor Barleta Machado (PUC-Campinas)
Dia 17/05/2022 – 19h30 às 22h30
Mesa 2: Guerra e migração forçada na geopolítica global.
Profº Drº Luis Renato Vedovato (UNICAMP/PUC-CAMPINAS)
Luís Renato Vedovato é Editor Associado do Journal of Poverty and Social Justice, Membro do Academic Advisory Group for the Global Center for Legal Innovation on Food Environments at O’Neill Institute for National and Global Health Law. Pesquisador FAPESP do projeto de pesquisa “Direito das migrações nos Tribunais – a aplicação Nova Lei de Migração Brasileira diante da mobilidade humana internacional” (Proc. 2018/26843-8), de 2019 a 2021. É professor de Direito Internacional Público e Direito Ambiental na PUC de Campinas. Professor Doutor da UNICAMP. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. É pesquisador do Projeto de Pesquisa Conjunto (UNICAMP e Cardiff University) Examining poverty in a polarised and unequal society: the potential of the Consensual Approach to poverty research in Brazil – UK Global Challenges Research Fund (GCRF). É pesquisador Associado do Observatório das migrações em São Paulo: migrações internas e internacionais contemporâneas no estado de São Paulo (proc.14/04850-1). Graduado (1995), mestre (2002) e doutor (2012) em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor MS-3 da UNICAMP, lecionando na Faculdade de Educação, Faculdade de Ciências Aplicadas e no Instituto de Economia, contratado em Regime de Turno Completo (RTC). É Conselheiro da Aliança de Controle do Tabagismo.
Profª Drª Ana Paula Lage de Oliveira (PUC-Campinas)
Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (IREL-UnB). Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNICAMP, UNESP, PUC-SP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Interesse de pesquisa nas áreas: Arte e Estética na Política Internacional, Diplomacia Cultural e Multilateralismo, Organismos Internacionais e Segurança Internacional. Em 2011, foi assessora para assuntos de paz e segurança internacionais na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas (NY). Em 2014 foi reconhecida pelo Centro Regional das Nações Unidas para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento na América Latina e no Caribe (UNLIREC) como “outstanding women contributing to UNLIRECs Forces of Change II publication and committed to disarmament efforts”. Atualmente é professora na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e coordenadora do Grupo de Estudos em Relações Internacionais (GERI).
Mediação: Profº Drº Glauco Barsalini (PUC-Campinas)
Dia 18/05/2022 – 19h30 às 22h30
Mesa 3: Uberização e o mundo do trabalho feminino.
Profa. Drª Ludmila Costhek Abilio (UNICAMP)
Pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) e Professora colaboradora do Programa de Pós graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Campinas, Atualmente realiza seu terceiro pós-doutorado, com a pesquisa “Uberização: Condições de trabalho e saúde do trabalhador just-in-time”, com financiamento do Ministério Público do Trabalho.É doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP (2011), com pesquisa sobre trajetórias de vida e o trabalho de revendedoras de cosméticos e sua centralidade para a acumulação de uma empresa. Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (2001) e mestrado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (2005). Desde 2017 atua principalmente com a consolidação do tema da Uberização do trabalho no Brasil, definindo-a como uma nova forma de gestão, organização e controle do trabalho. Investiga relações entre exploração do trabalho, financeirização e acumulação capitalista; Estudos do desenvolvimento: exploração do trabalho e acumulação capitalista na periferia; Relações entre trabalho e consumo no capitalismo contemporâneo. Fez seu primeiro Pós-doutorado (FEA-USP) sobre a chamada nova classe média brasileira, tratando da relação entre exploração do trabalho e acumulação capitalista na última década, com estudo empírico sobre o trabalho dos motofretistas na cidade de São Paulo. Acompanha as trajetórias de motoboys e as transformações nas suas condições de trabalho há mais de dez anos. Participa de diferentes pesquisas voltadas para a uberização e o trabalho subordinado por meio de plataformas digitais, investigando condições de trabalho, saúde e as experiências dos trabalhadores e trabalhadoras.
Profª Drª Stela Cristina de Godoi (PUC-Campinas)
Graduada em Ciências Econômicas pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita) em 2003, com mestrado (2007) e doutorado (2012) concluídos no Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). A trajetória de pesquisa desenvolvida por meio da metodologia da história oral e dos estudos de memória privilegiou o emprego das categorias de análise classe social e gênero, versando sobre as temáticas da intensificação do trabalho, do processo de formação sócio-cultural da classe trabalhadora e das questões urbanas ligadas ao desenvolvimento sócio-econômico e da divisão sexual do trabalho. A atividade docente, por sua vez, desenvolveu-se em universidades pública e privada, no campo das Ciências Econômicas e Ciências Sociais, com ênfase à sociologia geral, contemporânea e brasileira. Atualmente é professora e extensionista da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC), com vínculo integral com a instituição. No âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, a docente coordena o Projeto ARTiculadas, um projeto de extensão da PUC Campinas, desenvolvendo ações junto à mulheres usuárias das políticas públicas de Assistência Social na Região Metropolitana de Campinas (RMC), em diálogo com gestores públicos e lideranças comunitárias. Além dessas ações dedicadas à identificação e articulação de saberes e experiências sociais das mulheres em seus territórios, o projeto colabora com o Observatório da PUCC no diagnóstico de vulnerabilidades sociais da RMC.
Mediação: Profª Drª Camilla Marcondes Massaro (PUC-Campinas)
Dia 19/05/2022 -19h30 às 22h30
Mesa 4: Democracia e religião na sociedade brasileira.
(Transmissão professora convidada estará no RJ)
Profª Drª Magali Cunha
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004), Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal Fluminense (1985). Realizou estágio pós-doutoral em Comunicação e Política, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, da Universidade Federal da Bahia (2016). É pesquisadora autônoma, Coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação e Religiões da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e atua como pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER) .Oferece disciplinas, desenvolve estudos e orienta monografias, pesquisas de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado que busquem compreender os processos comunicacionais midiáticos a partir do imaginário social e da cultura e de temáticas decorrentes, tais como identidade, memória, consumo, religião. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Cultura, Comunicação e Imaginário e Comunicação e Religião, com ênfase nos seguintes temas: comunicação, cultura, religião, evangélicos, política, análise do discurso, mídia, ativismo político digital religioso. Tem vários textos publicados entre livro, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados. Integra a Associação Internacional Mídia, Religião e Cultura (International Association Media Religion and Culture), a Associação Mundial de Comunicação Cristã (World Association for Christian Communication, WACC), é colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas, com sede em Genebra/Suíça. É fundadora e editora-geral do Coletivo Bereia – Informação e Checagem de Notícias e articulista da revista CartaCapital no blog Diálogos da Fé.
Profº Drº Pe José Antonio Boareto
Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006). Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Membro do Grupo de Pesquisa Religiões e trajetórias das experiências missionárias em África: arquivos, acervos e pesquisas, da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Humanas, Experiência Religiosa, Ciências Sociais Aplicadas, Turismo Religioso e Ciências da Religião.
Mediação: Profº Drº Breno Martins campos (PUC-Campinas)
Dia 20/05/2022 – 19h30 às 22h30
Mesa 5: Educação Antirracista e Pedagogia Griô
Profª Jéssica Priscila de Souza
Bacharel e Licenciatura em Ciências Sociais da PUC-Campinas, 2013. Pedagogia – UNINTER – 2016. Pós-graduação em Coordenação, supervisão em gestão escolar – UNINTER, 2020. Professora da Educação Básica II – Estado de São Paulo desde 2014. É coordenadora da área na escola Professora Paulina Rosa em Hortolândia. Educadora social desde de 2011. Educadora Antirracista.
Profª Cíntia Birocchi
Professora de artes com formação em artes cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto.
Profª Coordenadora Pedagógica Alexandra Molina
Coordenadora pedagógica com formação em Pedagogia pela UNICAMP e Geografia pela UNESP.
Mediação Profº Drº Cauê Fernandes (PUC-Campinas)