VI JORNADA DAS MULHERES: MULHERES E DEMOCRACIA
O evento “Jornadas das Mulheres” é uma iniciativa que surgiu originalmente no CCHSA/ECHJS (Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais), por iniciativa de um grupo de docentes, e se caracteriza pela abertura do debate sobre os direitos humanos das mulheres, tendo em vista a data do 8 de março que marca o Dia Internacional das Mulheres. O Jornadas está em sua sexta edição e a regularidade com que tem ocorrido evidencia que o evento contempla o desejo da comunidade acadêmica em debater questões concernentes à condição social das mulheres, em conexão aos grandes temas eminentes na contemporaneidade, como a defesa dos direitos e instituições democráticas.
Programação geral do evento (data, horário, atividades, nomes dos palestrantes):
14/03/23 (terça-feira)
19h20 – 19h35 Mesa de Abertura: Direções de Faculdades responsáveis pelo evento (Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Educação) e parceiros (Faculdade de Serviço Social e Faculdade de Biblioteconomia, com abertura para saudação de organizações estudantis e docente (APROPUCC)
19h35 – 20h00 Mesa: Apresentação musical em homenagem às mulheres e lançamento do livro “Esperançar tecendo histórias” (PROGEN) Coordenadora: Prof.ª Maria Virgínia Righeti Fernandes Camilo Convidada: Marcela e equipe Músicos: CCA
20h00 – 21h00 Mesa: Mulheres e Democracia Coordenadora: Profa. Dra. Kátia Mika Nishimura Convidadas: Izalene Tiene, Marina Sampaio e Domingas Ap. Cardoso de Sousa Cunha.
21h00 – 22h00: Debate |
Palestrantes/ Apresentadores:
Izalene Tiene
Possui graduação em Faculdade de Serviço Social pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (1975) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Católica de São Paulo/SP (2000). Atualmente é colaboradora do Centro de Investigação Social e Solidariedade aos Movimentos Populares. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mulheres moradoras de rua, participação popular, violência urbana, relato de um caso e gestão pública.
Marina Cunha Sampaio
Marina Sampaio é Auditora-Fiscal do Trabalho da Subsecretaria da Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia. Tem especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Anhanguera-Uniderp. É formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da PUC-Campinas e em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É co-fundadora do Instituto Trabalho Digno, no qual atua como conselheira. Integra o Programa de Combate ao Trabalho Escravo da Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho em São Paulo e o Grupo de Trabalho “Mundos do Trabalho”, do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho – CESIT/ Instituto de Economia da UNICAMP. É co-fundadora e coordenadora do Coletivo Feminista Sementes e roteirista e apresentadora do Podcast do Coletivo.
Domingas Ap. Cardoso de Sousa Cunha
Domingas Cunha é diretora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Campinas e Região (SINDITD), Coordenadora da gestão 2020-2022 do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) como representante da sociedade civil e membro ativo do Coletivo Mulheres da Periferia.