Exposição Coletiva “Auto-Efígie” é aberta, nesta quinta-feira, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais

Público poderá ver obras das artistas Bárbara Elen, Isa Bertolla, Lauris, Rafaela M.G. e Tete Roncatti

A exposição “Auto-Efígie”, inaugurada nesta quinta-feira (19), apresenta ao público uma seleção de produções artísticas dos Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) de Artes Visuais da PUC-Campinas. Os artistas expositores seguem propostas distintas, explorando as mais diversas materialidades e meios, dentro de seus respectivos processos criativos e na exposição das propostas artísticas.

Mesmo diferentes esteticamente, os trabalhos se relacionam na abordagem da reflexão de autoimagem, identidade, e expressão de emoções.

Bárbara Elen traz a temática através de telas, trabalhando a “Tatuagem Além da Pele”, obras voltadas para experimentações de técnicas, hibridismos e rompimentos de suportes da tatuagem e pintura em tela.

Rafaela M. Glaser, na exposição intitulada “Imagem e Semelhança” ilustra sua percepção de si em meio ao cristianismo e a ciência, trabalhando temáticas relevantes que estes envolvem, e demonstrando como se tornaram parte da cultura influenciadora da arte.

Na exposição “Revivências de Corpo-Carapaça”, Tete Roncatti se utiliza da pintura em tela tradicional juntamente com técnicas de mixed media, explorando seu próprio rosto e corpo em identidades múltiplas que interagem com seu meio, engajando o público no diálogo com a complexidade da experiência humana na contemporaneidade e persistindo nas lutas por autonomia, autenticidade e resistência.

A exposição “Corpos que Tecem o Tempo” de Isa Bertolla convida o espectador a mergulhar em uma poética visual que entrelaça o corpo como suporte, figuras humanas e o tempo. Através de técnicas mistas como o crochê, bordado, água sanitária e tinta a óleo, as obras presentes criam um diálogo entre materialidades e processos, onde o tempo se torna um elemento protagonista, se materializando entre as camadas.

Laura Cressoni traz em sua exposição “A teia que aprisiona sentimentos” a intersecção das poéticas de pintura e instalação, se utilizando de ambas para criar uma obra que debata emoções caóticas e o constante medo de ficar preso a elas novamente, preenchendo o ambiente a sua volta e envolvendo o observador neste emaranhado das linhas.

A visita é gratuita e as exposições seguem até dia 2 de outubro na Galeria da Faculdade de Artes Visuais, que fica no prédio H07, no Campus I.

“A exposição das obras resultantes dos Trabalhos de Conclusão de Curso em Artes Visuais faz parte do processo avaliativo dos estudantes. Neste sentido, representa uma etapa fundamental no processo de formação de artistas profissionais e de arte educadores. Para além disso, a exposição também é um convite a toda comunidade acadêmica da PUC-Campinas, bem como ao público externo, para tomarem contato com as artes visuais em suas diferentes linguagens e poéticas”, disse o Prof. Dr. Victor Kraide Corte Real, diretor da Faculdade de Artes Visuais.

Serviço:

Exposição Coletiva “Auto-Efígie”

Abertura: 19/09/2024 às 20h50

Período de visitação: de 20/09 a 02/10

Horário para visitação: Período noturno.

Local: PUC- Campinas, campus1- H 07, Galeria da Faculdade de Artes Visuais.

Carlos Giacomeli
19 de setembro de 2024