Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Serão mais de 500 atletas disputando 8 modalidades esportivas

Acontece na próxima segunda-feira, 29 de agosto, às 10h, a abertura da sexta edição dos Jogos Escolares Municipais Adaptados (JEMA) realizados nas quadras da Faculdade de Educação Física (FAEFI) da PUC-Campinas – Campus I (Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades, Campinas/SP).

A confraternização terá desfile dos alunos com deficiência e alunos parceiros da Rede Municipal de Ensino de Campinas e apresentação da Pira Olímpica por um estudante que representará a Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas e um estudante com deficiência de uma escola da Rede Municipal de Campinas.

Os Jogos Escolares Municipais Adaptados serão disputados nos dias 30 e 31 de agosto e representam, além do espírito de solidariedade, inclusão e trabalho de equipe, uma relação direta com a paz e confraternização entre os esportistas. As competições, que são realizadas através da filosofia Special Olympics Internacional, trazem um conceito de inclusão de participação de alunos com e sem deficiência (parceiros) promovendo a inclusão para além do campo esportivo, ou seja, para a vida toda.

Estão envolvidos 900 alunos –  maior número de todas as edições desde sua criação – do Ensino Fundamental (450 atletas com algum tipo de deficiência intelectual ou física), e 40 professores de 32 escolas da Rede Municipal de Ensino.

Os alunos/atletas irão competir em sete modalidades esportivas individuais e coletivas: natação (101 inscritos), atletismo (421 inscritos), ginástica artística e ginástica rítmica (320 inscritos), voleibol sentado, handebol e basquetebol unificado (557 inscritos).

A Universidade oferece o espaço, 14 professores e 300 alunos da Faculdade de Educação Física, para organizar e arbitrar todas as competições e atividades, aperfeiçoando e ampliando a formação profissional e trocas de experiências com professores das Escolas Municipais.

Os jogos escolares são uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a PUC-Campinas, por meio do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) e da Faculdade de Educação Física.

 



Eduardo Vella
25 de agosto de 2016