Faculdade de Jornalismo tem 10 trabalhos finalistas no Expocom Sudeste

Portal Digitais é considerado um dos três melhores produtos de Jornalismo da região

Os alunos de Jornalismo da PUC-Campinas são finalistas no Prêmio Expocom Sudeste 2024, com 10 trabalhos indicados ao prêmio, em 10 categorias. Os trabalhos serão apresentados no dia 30 de maio, no campus Professor Bonifácio Andrada, do Unipac, em Barbacena (MG).

Entre os finalistas está o Portal Digitais (digitais.net.br), considerado uma das três melhores agências/escola de jornalismo da região Sudeste. O portal Digitais, da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, é o espaço para a prática da cobertura dos fatos que envolvem a Região Metropolitana de Campinas, com cerca de 6 mil seguidores.

O Expocom Sudeste indica três melhores trabalhos da região em 63 categorias da comunicação, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio e Televisão e Multimídia. Os trabalhos foram produzidos por alunos que desenvolveram os Projetos Experimentais em Jornalismo em 2023 e se formaram em dezembro do mesmo ano.

Para a diretora da Faculdade de Jornalismo, Rosemary Bars, ter 10 trabalhos como finalistas é uma das referências da qualidade de ensino na PUC-Campinas. “Mérito do empenho e dedicação dos professores, atentos aos temas contemporâneos que envolvem a sociedade. O Expocom é a principal premiação para os estudantes de graduação no país”, reforça.

Trabalhos

Na categoria ciberjornalismo está o trabalho Online e Desprotegidas: A invisibilidade da violência virtual, dos alunos Monike Vitório da Silva e Rafaela Antonia Alves de Oliveira, orientado pela professora Maria Lucia Jacobini. Clique aqui para conferir.

A crise do telejornalismo, pós pandemia da Covid-19, pautou a reportagem audiovisual 3, 2, 1… No ar: Reflexos da crise no jornalismo , dos alunos Luiz Augusto Oliveira de Almeida, Renan Rosa Fiorentini e Beatriz Cezar Fernandes, orientados pelo professor Carlos Zanotti. Clique aqui para conferir.

A situação vivenciada pelos jovens venezuelanos foi o olhar dos alunos Allane Moraes Pinto e Gabriela Tiburcio Rodrigues de Souza, orientadas pela professora Juliana Doretto na produção de um livro-reportagem. Depois da fronteira: jovens venezuelanos e a educação em São Paulo. Clique aqui para acessar o trabalho.

A história do Clube Machadinho: Entre a memória e o esquecimento, produzido pelos Caio Alexandre Santos e Frederico Vieira de Brito Neves e teve a orientação da professora Maria Lucia Jacobini. Para acessar, clique aqui.

O documentário Três décadas de pista: o movimento Hip-Hop em Campinas, dos alunos Rafael Lazzari Smaira; Rafael Ribeiro dos Santos; Fernando Almeida Cardoso e Silva, foi orientado pela professora Juliana Sangion e pode ser assistido no canal, clicando aqui.

A reportagem longform Próxima Parada: Estação Sarau, dos alunos Alanis de Pádua Ferreira Mancin, Luca Ribeiro Guerra e Vinicius de Souza Braga, também teve a orientação da professora Maria Lucia Jacobini e pode ser visto clicando aqui.

Que babado!, produzido pelos alunos Julia Facca e Oscar Oscar Bertoldi Nucci, com orientação da professora Juliana Doretto, é o trabalho que concorre na categoria website. Clique aqui para ver.

Os problemas dos moradores de Campinas, como alagamentos, pode ser conferido no link do Spotify, clicando aqui, no podcast Raio-X Campinas, dos alunos Fernanda Afonso Alves e Guilherme Volpon, orientado por Edson Rossi.

O programa de rádio Papo de calçada, transmitido pela Rádio Brasil de Campinas, é finalista na categoria Projetos de extensão, produzido pelo aluno Gustavo Tintoti com orientação da professora Ciça Toledo.

Serviço:

A programação do Prémio Expocom Sudeste 2024 pode ser conferida neste link.

Carlos Giacomeli
22 de maio de 2024