Faculdade de Letras realiza 10ª edição de Concurso Literário

Envio de textos poderá ser feito até o dia 30 de junho para estudantes matriculados na Graduação e na Pós-Graduação da PUC-Campinas

A Faculdade de Letras, da PUC-Campinas, está com inscrições abertas, até o dia 30 de junho, para o 10º Concurso Literário. A programação é voltada para todos os estudantes da PUC-Campinas, ou seja, da Graduação e da Pós-Graduação, além do Vitalità e demais cursos de Atualização, contemplando trabalhos de língua portuguesa e inglesa. O início das inscrições foi escolhido para o dia 21 de maio em homenagem ao profissional de Letras, que tem sua importância celebrada nesta data.

Para os trabalhos feitos em português, serão consideradas as categorias: conto, poema e crônica. Já para a língua inglesa, serão recebidos trabalhos nas categorias: poema e miniconto. A inscrição é consolidada após o envio do texto no prazo determinado.

“Este ano ampliamos a participação dos estudantes da PUC-Campinas. Assim, além dos matriculados da Graduação, também poderão inscrever seus trabalhos os alunos dos demais programas e cursos da PUC-Campinas. Acredito que teremos um número bem maior de inscrições este ano. E, para nós, o lançamento do concurso no dia do Profissional de Letras (21/05) é muito significativo. Que venham muitos trabalhos!”, comentou o diretor da Faculdade de Letras e Coordenador do Departamento de Relações Externas (DRE) da PUC-Campinas , Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto.

Como funciona?

Cada estudante poderá enviar um texto por categoria, com temática livre. Para garantir uma avaliação justa e anônima, os textos não devem ter sido publicados anteriormente em qualquer formato, seja impresso ou digital.

Os textos devem ser enviados para o e-mail elc.letras.sec@puc-campinas.edu.br, com o assunto: “Concurso Literário 2024 – Inscrição – Curso (nome) – RA (número)”. No corpo do e-mail, o participante deve incluir nome completo, curso, número do RA e a categoria do texto.

Para participar, é preciso também ficar atento à formatação dos textos, que deve seguir a seguinte padronização:

• Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, margens de 3 cm, em formato .doc ou .docx, sem dados de identificação no arquivo. A orientação é que o texto tenha quatro páginas para Contos em português e duas páginas para os demais textos. O prazo final para enviar o material é o dia 30 de junho, às 23h59.

Como será a avaliação?

A avaliação será realizada por uma comissão de docentes da PUC-Campinas, cujas decisões são finais e inapeláveis. Serão premiados os três melhores textos em cada categoria, além de menções honrosas.

Os vencedores terão seus textos publicados nas páginas dos Cursos de Letras no portal da PUC-Campinas. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Semana de Estudos da Faculdade de Letras da PUC-Campinas, em setembro próximo, em data e horário a serem divulgados oportunamente.

Clique aqui para acessar o regulamento

Clique aqui para enviar seu texto

Carlos Giacomeli
21 de maio de 2024