Faculdade de Turismo celebra 50 anos com semana de estudos

Programação contou com ações, palestras, oficinas e painéis para os estudantes

A Faculdade de Turismo da PUC-Campinas celebrou os 50 anos de atividades com a Semana do Turismo, em alusão ao Dia Mundial do Turismo, celebrado na sexta-feira, 27 de setembro. Os estudantes puderam participar de palestras, oficinas e painéis durante toda a semana, com nomes importantes do mercado.

A edição de 50 anos do curso reuniu egressos, empresários do trade, players do turismo da cidade de Campinas, bem como o poder público.

“Esse meio século de existência reforça a nossa tradição ligada à reputação da PUC-Campinas e é quando nos é possível olhar para trás e perceber o quanto caminhamos, quantos profissionais formamos, e como ainda seguimos construindo uma história baseada em nossa tradição, sem deixarmos de olhar para o novo e nos adaptar. A quantidade e a qualidade de profissionais que formamos compõem hoje o amplo mercado de turismo (eventos, hotelaria, agências, marketing, entretenimento, poder público, gestão de negócios, profissionais que também estão na docência e na pesquisa) e refletem o compromisso que tivemos e ainda temos com o ensino desde a concepção do curso”, comenta a diretora da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas, Profa. Dra. Ana Maria Vieira Fernandes.

A agenda foi uma oportunidade para divulgação da área, bem como das atividades e projetos que vêm sendo desenvolvidos no âmbito da Faculdade por docentes e alunos. Na abertura, por exemplo, os estudantes puderam saber mais sobre Alexandre Haim, que se formou na PUC-Campinas e hoje é Senior Sales Manager, Travel Industry Marketing na Walt Disney Company. Também puderam participar da oficina sobre o turismo como ferramenta de comunicação do patrimônio, entretenimento, cultura, empregabilidade e gastronomia. Ao final, a programação de 50 anos foi finalizada com uma missa na capela do Campus I.

“A importância da Semana do Turismo para os estudantes é inspirar a carreira de todos eles, fazer com que eles possam visualizar profissionais de sucesso que se formaram em Turismo pela PUC-Campinas e que hoje são importantes referências no mundo do trabalho. Nessa edição especial de comemoração dos 50 anos, a Semana se faz ainda mais relevante, pois a programação foi composta por convidados e convidadas egressas, então os estudantes também puderam saber mais sobre a história e a memória do curso, valorizando ainda mais a universidade e a sua formação”, acrescenta a diretora do curso.

A professora Ana Maria Vieira Fernandes também abordou a evolução da profissão. “A tecnologia, sem dúvida, provocou e ainda provoca, cada vez mais várias mudanças e está moldando o turismo de várias maneiras. Já temos novas posições e áreas de atuação no mercado, como Marketing Digital e Informação; e Análise de dados em Turismo, áreas que proporcionam o monitoramento de tendências de consumo para a formatação de produtos e serviços turísticos inovadores, mais competitivos e cada vez mais personalizados”, completa a docente.

Veja aqui toda a programação realizada.

Turismo na PUC-Campinas

Um dos mais tradicionais Cursos de Turismo do país tem por vocação habilitar profissionais atualizados no contexto das novas tecnologias e sobre as áreas de atuação do turismo, das mais tradicionais até as mais modernas (setores de transporte, hospitalidade, agenciamento, eventos e megaeventos, festas, lazer e entretenimento dos mais diversos). Venha conhecer tudo que a PUC-Campinas oferecer e conheça histórias de sucesso, clicando aqui.

Faça sua inscrição no Vestibular 2025

Carlos Giacomeli