Feijão, carne bovina, leite e óleo de soja contribuem para a alta da cesta básica em Campinas, é o que revela a pesquisa Cesta Básica da PUC-Campinas

No mês de dezembro a cesta básica de Campinas apresentou um custo médio de R$ 196,45. Em novembro o custo médio havia ficado em R$ 180,63. Portanto, no último mês do ano houve forte alta no custo da cesta básica. Na variação anual, o custo médio da cesta básica de Campinas aumentou 16,64%. Por conseguinte, o aumento no custo da cesta básica foi superior ao aumento de 8,57% no salário mínimo que ocorreu em abril. Esses dados foram levantados pelo professor da PUC-Campinas, Cândido Ferreira da Silva Filho, coordenador da pesquisa Cesta Básica, que integra o Boletim Econômico PUC-Campinas. A íntegra da pesquisa pode ser conferida no Portal PUC-Campinas – www.puc-campinas.edu.br/imprensa/boletim_economico/. De acordo com a pesquisa, o feijão teve uma alta de 207,78% em 2007. A alta é justificada pelo fator climático. A forte seca nos meses de julho e agosto implicou na perda da safra. Além disso, a estiagem que se prolongou até outubro adiou o plantio. Reduzindo assim, a oferta do produto e por conseqüência, a alta de preços. (Tabela 4)

A carne bovina, com aumento de 15,38%, também onerou de forma expressiva o custo da cesta básica. O aumento no preço da carne bovina se explica, entre outras coisas, pela seca, que se prolongou até outubro, e pela demanda internacional elevada. Além disso, as festas de fim de ano contribuíram para manter a demanda interna elevada. Por conseqüência, o trabalhador campineiro foi obrigado a pagar preços mais elevados pelo produto.

O leite registrou aumento de 12% em 2007, a manteiga, por sua vez, aumentou 10,92% no ano passado. A variação nos preços destes produtos se explica pelos períodos de safra e entressafra. Os preços destes itens passaram a aumentar a partir de meados do ano, por conta da seca. Com período das chuvas a produção a aumenta e os preços começam a cair.

Outro item da cesta básica com aumento significativo nos preços foi o óleo de soja (21,46%). Isto é resultado do aumento do preço da soja no mercado internacional. A farinha de trigo, com variação anual de 15,83%, e o pão francês, com aumento de 5,39% também, ajudaram a elevar o custo da cesta básica em Campinas. Os preços destes itens aumentaram em razão do crescimento dos custos de produção decorrentes da quebra da safra de trigo brasileira e do aumento nas importações. O café com variação anual nos preços de 0,75% apresentou muitas oscilações de preços em 2007.

A batata (96,70%) foi outro item com expressivo aumento no preço em 2007, muito embora, no mês de dezembro o preço deste item tenha recuado em Campinas Esta variação nos preços decorre da crise pela qual passou o setor em fins de 2006 e início de 2007, período em que houve expressivo aumento na oferta e, por consequência, os preços naquela ocasião diminuíram de forma expressiva.

Em relação aos itens que apresentaram redução nos preços em 2007, destaque para o tomate (-32.01%). Este item está sujeito a grandes oscilações preços durante o ano por conta, principalmente, das mudanças climáticas. O mesmo ocorre com a banana com redução de 21,47% nos preços. O preço do arroz em Campinas apresentou tendência de queda em 2007, semelhante ao que ocorreu em outras regiões do Brasil.

Dos produtos para os quais foi verificado predomínio de queda o destaque foi o açúcar (-20,66%). A produção de açúcar cresceu de forma expressiva nos últimos meses de 2007. Verificamos, então, um excesso na oferta e, por conseqüência, os preços diminuíram.

Em relação à forte elevação nos preços dos alimentos em 2007, foi uma tendência observada nas principais capitais da região Sudeste (Tabela 1).

Tabela 1. Custo da cesta básica em dezembro (em R$) e variação anual (em %), 2007.
Municípios Campinas1 São Paulo2 Belo Horizonte2 Rio de Janeiro2 Vitória2 Goiânia2 Brasília2
Valor em R$ 196,45 214,63 204,80 194,46 189,51 189,34 1

23 de janeiro de 2008