Feira de Estágio 2024 recebe mais de cinco mil pessoas no Campus I da Universidade
Mais de três mil vagas foram oferecidas aos visitantes, incluindo efetivas e trainees
A edição 2024 da Feira de Estágio da PUC-Campinas, ocorrida no último dia 23 de outubro, durante todo o dia, no Campus I da Universidade, ofereceu mais de três mil vagas, não somente para estágios, mas também efetivas e trainees, para as mais de cinco mil pessoas que prestigiaram o evento.
A Feira, realizada desde 2016, tem como objetivo favorecer a empregabilidade dos alunos e estreitar a parceria com empresas e instituições, possibilitando aos graduandos oportunidades para a realização de estágios em grandes companhias da região.
De acordo com a supervisora do Departamento de Estágios, Larissa Cristina Veríssimo de Cillo, “atividades como a Feira garantem que a PUC-Campinas tenha um dos maiores percentuais de estágios remunerados entre as instituições de ensino superior do Brasil, o que também resulta na alta empregabilidade de seus formandos”.
Durante o evento, as empresas participantes foram informadas da mudança de nome do Escritório de Talentos e Carreiras, organizador da atividade, para Se Liga no Trabalho.
Empresas participantes
A edição deste ano contou com a participação de mais de trinta empresas, dentre as quais, Agibank, Ambev, Amlabs, CIEE, Consulcamp, Cultural Care au Pair, EMS (Grupo NC), Ernst & Young, Finocchio e Ustra Advogados (FIUS), General Electric, Greenbrier Maxion, Grupo Mars, Hand GC, Lima Jr., MB Labs, Netglobe, Nube, Sibelco, Thomson Reuters, Tozzini Freire, Valeo, XP Investimentos e Universia Brasil S.A.
Larissa explica que “a data foi bastante aguardada pelos estudantes, pelas empresas e por nós do Se Liga no Trabalho. Cada detalhe foi pensado para proporcionar um evento produtivo, cujo objetivo era criar conexões e promover networking, pois é gratificante poder estreitar o relacionamento entre as grandes empresas de Campinas e Região e os estudantes e egressos da PUC-Campinas”.
Se Liga no Trabalho
O Se Liga no Trabalho, cujo novo nome foi implantado em definitivo a partir da Feira, tem como propósito impulsionar a carreira dos estudantes, ao conectar e promover o seu ingresso no mundo do trabalho através de programas de estágio. A ideia é estimular a empregabilidade dos alunos e ampliar o seu conhecimento a respeito das possibilidades de atuação nas várias áreas do conhecimento.
Além disso, o programa visa estabelecer parcerias com empresas e fornecer estrutura para o atendimento aos graduandos e docentes que nele podem encontrar um vasto banco de vagas, orientação de carreira e a afamada Feira de Estágio.
Larissa ressalta que o antigo Escritório de Talentos e Carreiras, atual Se Liga no Trabalho, surgiu para atender à crescente demanda por estágios curriculares obrigatórios e não-obrigatórios, atividade antes realizada pelo Departamento de Contas a Receber da Universidade.
Mudança de atribuições
Essa mudança de nomenclatura vem acompanhada também de uma mudança de atribuições. A fim de acompanhar a rápida evolução tecnológica e complexidade do mercado de trabalho, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) fundou o Se Liga no Trabalho com o intuito de desenvolver competências comportamentais, empatia e habilidades interpessoais, contribuindo para a formação humana integral dos estudantes.
“Além de beneficiar os alunos, o programa oferece às empresas e instituições parceiras uma oportunidade valiosa de contar com pessoal altamente qualificado. Os participantes são preparados para atender às demandas do mercado de forma crítica e contextualizada, proporcionando às organizações acesso a talentos capacitados e alinhados com as exigências atuais”, encerra Larissa.
Todos os estágios realizados por estudantes da PUC-Campinas, obrigatórios ou não, devem ser formalizados através do Se Liga no Trabalho. Para saber mais sobre o programa, basta ligar para o número (19) 3343-7201 ou enviar um e-mail para seliganotrabalho@puc-campinas.edu.br. O site do programa pode ser acessado clicando aqui.