“Férias na PUC-Campinas” apresenta inúmeras ações recreativas no clima dos Jogos Olímpicos

Evento voltado para filhos(as) de funcionários com idades entre 6 e 11 anos acontece até esta sexta, dia 12

Julho chegou e a Universidade promove mais um “Férias na PUC-Campinas”. O evento, cujo tema desta edição são os “Jogos Olímpicos”, conta com uma série de atividades recreativas, tanto esportivas, quanto educacionais. A escolha do tema se deu em virtude de 2024 ser um ano de realização das Olimpíadas. A capital francesa, Paris, a partir de 26 de julho, será a sede.

Voltadas aos filhos e filhas de funcionários e docentes da PUC-Campinas, do Colégio Pio XII e do Hospital PUC-Campinas, com idades entre 6 e 11 anos, inscritos previamente, as brincadeiras tiveram início nesta quarta, dia 10, e seguem até a próxima sexta, dia 12, em instalações da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS), localizada no Campus I da Universidade.

Para os filhos de funcionários que atuam no Campus II, no Hospital PUC-Campinas e no Pio XII, houve a disponibilização de transporte. Para esse ano, especificamente, foi firmada uma parceria com uma empresa de ônibus para a concessão de um veículo de 46 lugares para que todas as crianças cujos pais trabalham no Campus II e no Hospital pudessem participar.

Sobre o “Férias na PUC-Campinas”
O “Férias na PUC-Campinas” é uma iniciativa da Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna (CACI), órgão que tem como objetivo planejar, supervisionar, promover, executar e avaliar atividades e projetos de atenção aos corpos discente, docente e técnico-administrativo da Universidade.

De acordo com a educadora da CACI e uma das organizadoras do evento, Renata Figueiredo, o programa é parte da política institucional de apoio à comunidade interna e visa promover a interação e melhoria da qualidade de vida dos filhos de funcionários e docentes através de atividades educacionais, físicas, desportivas, culturais e de lazer durante as férias escolares. Segundo ela, “este projeto fortalece o sentimento de pertencimento dos funcionários e docentes à Universidade, que valoriza seus membros e suas famílias”.

Sobre a proposta das atividades, Renata explica que, além de elas estarem relacionadas a vivência de esportes olímpicos como o atletismo, o vôlei, o basquete, o futebol, a ginástica, entre outras modalidades do gênero, existe também uma busca em “proporcionar ações referentes aos esportes paralímpico e adaptado, como o basquete com cadeira de rodas, a corrida para pessoas com deficiência visual e o vôlei adaptado, buscando trabalhar o respeito com os parceiros, com seus adversários e regras, trabalho em equipe, diversidade, inclusão e diversão”.

Primeiro dia
Neste primeiro dia, 69 crianças foram recepcionadas no Salão Ambiental para a entrega dos coletes e apresentação dos monitores, todos eles estudantes da PUC-Campinas. A acolhida foi com música, dança e brincadeiras e, logo depois, as crianças foram encaminhadas ao refeitório para o café da manhã.

Ainda no Salão Ambiental, as crianças participaram de uma dinâmica de apresentação e elaboraram o quadro de pontos. Posteriormente, elas participaram de uma série de brincadeiras, entre as quais, batata quente, jogo da velha e festa na floresta. Além disso, três dos monitores falaram às crianças sobre os Jogos Olímpicos, tema dessa edição, e trataram ainda de cooperatividade, diversidade, respeito, regras e diversão.

Após o almoço, os pequenos e pequenas fizeram as bandeiras e os gritos de guerra de suas equipes e foram direcionados à quadra da Faculdade de Educação Física, onde praticaram vôlei (bola no arco), atletismo (revezamento – estafeta), basquete (drible e arremesso) e futebol (chute ao alvo e condução de bola – cone), e, ao final, desfrutaram de mais um lanche antes de partirem. Nesta quinta, dia 11, novas atividades irão ocorrer e as brincadeiras serão retomadas.

Daniel Bertagnoli
10 de julho de 2024