Festival PUC Jazz promove workshop e shows de 20 a 23 de maio

Eventos nos campi serão gratuitos e abertos a todos os interessados

O Festival PUC Jazz, evento promovido desde 2015 na Universidade, com a participação de talentos da música, será realizado de 20 a 23 de maio, com apresentações e workshop gratuitos e abertos a todos os interessados. Os shows serão na praça de alimentação do Campus I e no palco junto ao prédio administrativo do Campus II.

O evento comemora, nesta edição de 2024, os 10 anos de atividade do Grupo de Música Popular do CCA (Centro de Cultura e Arte), trazendo instrumentistas, cantores e compositores atuantes no cenário musical de Campinas e região. Já se apresentaram nas edições anteriores nomes como Nenê Silva Project, Albano Sales Trio, Helder Samara Quinteto, Alexandre Cunha e grupo, Seo Manouche, Alexis Bittencourt, saxofonista Roberto Sion, Josimar Prince e banda e Beto Kobayaschi quarteto, entre outros.

O workshop com Daniel Gohn será realizado dia 20, às 17h, no Campus I, Bloco C, sala 5. Os shows dos dias 21, com Evandro Gracelli, e 22, com Gabi Castellani, serão às 18h30, na Praça de Alimentação do Campus I. No dia 23, às 12h, no Prédio Administrativo do Campus II, haverá nova apresentação de Gabi Castellani.

O baterista Daniel Gohn, que fará o workshop voltado para músicos, é professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre e doutor pela ECA/USP e bacharel em Música Popular pela Unicamp. Nos últimos oito anos, foi coordenador da Licenciatura em Educação Musical UAB/UFSCar.

É autor dos livros “Caderno de Percussão Yamaha” (Ricordi), “Educação Musical a Distância: Abordagens e Experiências” (Cortez), “Tecnologias Digitais para Educação Musical” (EdUFSCar), “Autoaprendizagem Musical: Alternativas Tecnológicas” (Annablume) e coautor do livro “No Mundo da Bateria: conceitos, ideias e composições” (Editora Som). É autor também de capítulos em diversos livros, incluindo um capítulo sobre bateria brasileira no “Cambridge Companion to the Drum Kit” (Cambridge University Press) e outro sobre EaD e música no livro “Educação a Distância: o Estado da Arte” (Pearson), que foi o 3º colocado no Prêmio Jabuti de 2009.

Gabi Castellani, que fará shows nos dois campi, é uma jovem cantora brasileira que mescla influências do jazz e pop, inspirada por grandes nomes como Sarah Vaugan, Amy Winehouse, Leny Andrade e Norah Jones. Formada em comunicação digital, sempre transitou pelo universo musical e artístico e atualmente estreia com o novo projeto Gabi Castellani Quartet.

Evandro Gracelli é um compositor capixaba e multi-instrumentista radicado em São Paulo desde 1990. Ele canta e toca guitarra, violão, banjo, bandolim e cavaco. Bacharel em Música Popular pela Unicamp, foi selecionado pelo Projeto Rumos, do Itaú Cultural 2004, com duas canções do seu disco autoral “Urucum”.

Compôs a trilha do filme “Apnéia”, de Maurício Eça, juntamente com Álvaro Fernando da VU Studio. Compôs os temas com vários ritmos brasileiros para o livro “Flute Effects”, da Berklee Press de Ueli Dorig. Lançou, em 2016, o CD com canções infantis do livro/cd “Insetos no Céu, em parceria com o poeta Álvaro Fealeiros.

20/5, 17h, workshop – com Daniel Gohn – Campus I, Bloco C, sala 5

21/5, 18h30 – show Evandro Gracelli – Praça de alimentação do Campus I